#aulas #feminino 

Águas de Gaia volta à Bahia com vivências de surf feminino

WGO Comunicacao

Serra Grande, onde nasceu o projeto, recebe os encontros, que promovem inclusão social, saúde integrada e conscientização ambiental

Abril, 2024 – O projeto Águas de Gaia retorna à praia de Serra Grande, distrito de Uruçuca, no litoral sul da Bahia, onde o projeto teve início, para novas vivências a partir deste domingo, 14 de abril. Esta é a primeira vivência gratuita de surf e práticas corporais oceânicas para as mulheres das comunidades locais, que acontecerão até maio. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram do projeto (@aguas.de.gaia).

Ao todo, serão realizadas 12 vivências em Serra Grande, sempre aos domingos, possibilitando às jovens aprenderem a surfar. As datas podem ser alteradas devido às condições climáticas. O projeto é realizado pelo Instituto Incentivar e viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

História do projeto

As vivências do projeto Águas de Gaia acontecem desde 2021 e já passaram por nove cidades, de quatro estados diferentes, oferecendo mais de 160 vivências para mais de 800 mulheres. Os encontros transformam a ligação das mulheres com o mar, criando memórias e boas histórias de superação. “A ideia é colaborar para a valorização do feminino, trazer força e conexão entre as mulheres”, afirma Cristiane Brosso, idealizadora do projeto e um exemplo de transformação. “Saí da depressão pós-parto devido ao surf e vi muitas mulheres atingirem a saúde mental e até mesmo deixarem relacionamentos abusivos devido à prática do esporte. Ele nos traz força”, conta.

O projeto foi pensado, criado e costurado para permitir que as mulheres possam se reencontrar, aprender o esporte proposto e superar traumas ligados à água. “O Águas de Gaia me deu a possibilidade de ser quem sou em essência. É uma rede de acolhimento onde cada mulher descobre a sua potência. Um espaço que a sociedade precisa para evoluir, onde o feminino é valorizado e legitimado. Sou grata por fazer parte dessa experiência e poder servir para o propósito de sororidade e empoderamento de mulheres, meninas e crianças”, contou Gabriella Cammarano, participante da primeira edição do projeto em Serra Grande.

A iniciativa cria um ambiente acolhedor nas areias da praia, permitindo que as mulheres se conectem consigo mesmas e com a natureza. “Fazemos o possível para facilitar a participação de todas as mulheres. Oferecemos alimentação, transporte, cuidadoras para que as mães possam ter com quem deixar seus filhos e participar”, explica Cristiane.

Com um método próprio que funde o yoga a outros saberes ancestrais e o conhecimento do mar, o projeto favorece o lazer com inclusão social, saúde integrada e conscientização ambiental. Mais do que ser destinado às mulheres, o projeto é integralmente realizado por elas. A equipe é toda formada por mulheres locais: instrutoras de surf e consciência corporal e cuidadoras. “Em cada cidade, a comunidade local é envolvida no desenvolvimento das oficinas. As mulheres que surfam e conhecem o mar passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia para ensinar o esporte e ao final do projeto, podem continuar com as aulas gerando renda comunitária", finaliza Cristiane.

Destinos do projeto:

Águas de Gaia – Praia de Serra Grande, Uruçuca - Bahia

Quando: domingo a partir de 14 de abril

Horário: das 8h às 13h

Sobre o Águas de Gaia

Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de surf e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante, para as mulheres atendidas, transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem o sonho de aprender a surfar.

Galerias | Mais Galerias