O Surfguru roda o modelo de ondas Wavewatch para calcular a previsão de ondas em todo o mundo em máquinas de alta capacidade de processamento.
Com isso, a previsão resulta em um cálculo mais preciso, além de conseguir uma maior quantidade de dados.
O Wavewatch usado no Surfguru é a terceira versão desse poderoso modelo de ondas, ele foi desenvolvido nos laboratórios do NOAA/NCEP no espírito do modelo WAM.
A primeira versão do modelo Wavewatch foi inicialmente desenvolvida na Universidade de Delft, na Holanda, e a segunda versão do Wavewatch foi desenvolvida pela NASA.
A terceira versão do Wavewatch, difere das suas antecessoras em pontos muitos importantes, como nas equações que governam as ondas, a estrutura do modelo, os métodos numéricos e as parametrizações físicas.
Além disso, o modelo evoluiu de um simples modelo de ondas para se tornar uma estrutura de modelagem de ondas, o que permite o fácil desenvolvimento de abordagens físicas e numéricas adicionais para a modelagem de ondas.
A versão do Wavewatch utilizada pelo Surfguru é última versão (4.18), lançada em 19 de março de 2014.
As equações governantes do Wavewatch III incluem a refração e as forçantes dos campos de onda, devido às variações temporais e espaciais da profundidade média da água e as correntes médias
(correntes de marés, meteorológicas, etc.).
O Wavewatch resolve a equação do balanço espectral aleatório da ação densidade de fase para espectros de número de ondas / direção. O pressuposto implícito dessa equação é que as propriedades do meio (a profundidade da água e as correntes),
bem como o campo de ondas em si variam em escalas de tempo e espaço que são muito maiores do que as escalas de variação de uma única onda. A partir da versão 3.14 algumas opções de termos fonte para de águas extremamente rasas (zona de arrebentação) foram incluídas.
Considerando que a física da zona de surf implementada até agora ainda é bastante rudimentar, ela implica que o modelo de ondas pode agora ser aplicado a águas mais rasas.
A resolução de grade atualmente utilizada na previsão Wavewatch do NOAA é de meio grau global.
O Surfguru também está utilizando uma grade de meio grau global para rodar o modelo Wavewatch, a diferença é que o Surfguru implementou
grades de mais resolução na costa do Brasil e de outros países, como Portugal e Estados Unidos, que dão mais precisão no resultado do modelo,
estas grades possuem 1/4 de grau de resolução, chamada de grade "aninhada" na grade global,
a precisão da previsão para a costa brasileira é ainda melhor porque existe um grupo de grades aninhadas com ainda mais resolução próximo à costa,
estas grades possuem 1/16 graus de resolução, o que permite obter resultados muito mais precisos de previsão para as praias do Brasil.