#surfguru #surf #previsão #impacto #biografia #surfguruavisou #ondas perfeitas #educação #local 

PICO DO MÊS: LITORAL NORTE DA BAHIA

Surfguru

O #PicoDoMês de outubro escolhido foi o Litoral Norte da Bahia, de Lauro de Freitas até Mata de São João. São vários fundos e características diferentes, mas uma coisa em comum: Altas ondas!

Litoral Norte da Bahia, Terra onde os Santos Surfam.

Essa pode ser a definição da parte do litoral baiano acima de Salvador. De Lauro de Freitas até Mata de São João, essa região tem beach breaks e ondas de coral que fazem várias ondas gringas sentir muita inveja. Por isso, o nosso #picodomes fica nesse pedaço de terra abençoado! São várias ondas, beach breaks e point breaks, para pranchinhas, bodyboards e longs, que funcionam em nível internacional com a ondulação certa!

Nos dias bons, tem até gente de Aracaju na água…

E aí? Já conhece esse paraíso?

Swell Ideal/ Condições

Assim como todo o litoral da Bahia, a época das ondas é de março até outubro com os swells do hemisfério Sul, mais comuns durante outono e inverno. Porém, não é qualquer ondulação que entra bem no pico, que precisa de alguns fatores importantes para quebrar clássico e mostrar sua verdadeira potência.

A direção de swell ideal é de Sudeste. Assim como a maioria das ondas que funcionam em fundos de pedra ou coral, é bom que a ondulação tenha um período mais alto, a partir dos 11 segundos. Isso ajuda a manter o mar mais liso e ajuda na formação das ondas para entrarem alinhadas com a bancada.

Não precisa estar muito grande, uma ondulação de 9 segundos e 1m de altura já é capaz de gerar #AltasOndas. Mas o mar clássico mesmo dá quando a ondulação tem entre 2m e 2,5m na boia e o período acima de 11 segundos. 

O vento também é um fator importante, já que ele pode ser muito intenso na região e costuma atrapalhar. Então, é essencial que ele esteja vindo entre Norte e Oeste para soprar de terral! Por isso, para pegar tubos, é bom procurar as horas do dia em que ele está mais ameno ou vindo dessas direções. 

E aí, ficou com água na boca?

E você já sabe, se quiser receber um alerta personalizado para o Litoral Norte baiano, só o Surfguru PRO pode te ajudar ;)

Assine e não perca um swell!

Problemas do pico/ Infraestrutura

Assim como vários outros picos do Brasil, as praias do Litoral Norte baiano também sofrem com a poluição e descaso das autoridades competentes. A falta de educação ambiental acaba gerando problemas de saúde e econômicos à população da região.

Hoje, por exemplo, o Polo Petroquímico de Camaçari, é responsável por acelerar e agravar o processo de assoreamento de rios, além de despejar resíduos sólidos sem o tratamento devido, matando parte da flora e fauna locais. 

Nós acreditamos que o Surf é um importante fator para a proteção ambiental, sendo um motor para a união da comunidade e para atrair atenção nacional para a situação do meio ambiente local. Por isso,é muito importante que a galera que está na água ajude na preservação com ações e conscientização!

Temos 2 sedes do @projeto_tamar_oficial na região, em Arempebe e na Praia do Forte, sendo um dos refúgios de reprodução das tartarugas no país. Inclusive, esse projeto tão famoso pelo país é local do Litoral Norte, tendo sua sede oficial e sido fundado na Praia do Forte.

Outro projeto que vale a pena ser mencionado é o @institutoondaverde que desenvolve um trabalho de inclusão irado através do esporte e da yoga! São inúmeras atividades contempladas e o desejo de compartilhar e aumentar o desenvolvimento local.

Por aqui, nós estamos sempre de olho em ajudar as comunidades que precisam do meio ambiente! 

Os Locais

E para fechar a sequência do litoral Norte Baiano, nós trazemos alguns dos surfistas locais do #picodomes e que vem se destacando no cenário local e nacional!

Começamos com o @vieiraelson, o Sombra, surfista de Lauro de Freitas que se destaca nos circuitos estaduais e sempre representa quando o mar sobe.

Temos também o fenômeno das redes sociais @arthuznho! Local do litoral norte, o surfista também compete e tem mostrado um lado diferente do surf nas redes sociais. 

Outro surfista importante que vive na região é o campeão brasileiro @binolopess, responsável por encerrar o jejum de 23 anos da Bahia no Circuito Profissional Brasileiro de Surf. 

@renexavieroliveira, @ian_kayssara, @darlan_almeida.1963 e @isaacpereiraz também são fortes nomes do surf local, botam para baixo quando o mar sobe e ainda participam de projetos voltados para as crianças e o meio ambiente da comunidade!

Fora essa mais velha, temos toda a equipe da Praia do Forte Surf Team que representam o futuro do surf local: @gbguerreiroo, @lazarosurfoficial, @flp_guerreiro, @_andreyvieiraa e @pedro.abguerreiro

Não perca sua oportunidade de conhecer esse pico, com altas ondas, muita história e muita gente boa!