#eventos #surf #praia #atletas #ação ambiental 

CIRCUITO SURF TALENTOS OCEANO PAGOU O SEU INGRESSO NO MATADEIRO!

Prime.Press07 Assessoria & Comunicação

O Circuito Surf Talentos Oceano passou pela praia do Matadeiro com o objetivo de deixar alguma contribuição socioambiental para uma das mais belas praias de Santa Catarina, localizada na costa sul de Florianópolis(SC).

O Circuito Surf Talentos Oceano sempre planta ou doa 15 mudas de árvores nativas nas suas etapas, com o objetivo de compensar os gases de efeito estufa emitidos de forma direta e indireta pelo evento.

Estas ações começaram em 2018, quando o Circuito inventariou as suas emissões com o Programa CarbonOk®, que é um Programa de Neutralização de Gases de Efeito Estufa aplicado por uma das mais renomadas empresas de consultoria ambiental de Santa Catarina.

Este inventário apontou que seria necessário o plantio de oito mudas de árvores para que estas emissões do evento fossem neutralizadas ao longo de seu crescimento por 20 anos. Para aumentar as chances de sucesso, o evento trabalha com 15 mudas por evento.

Como na terceira etapa de 2022 em Laguna não foi possível realizar o plantio devido à chuva, a organização optou por realizar o plantio das duas etapas no Matadeiro. Para isso, a organização do evento levou 50 mudas de árvores nativas, sendo que 25 mudas foram plantadas em áreas indicadas e em parceria com a Associação de Surf do Matadeiro (ASM) e 25 foram doadas para membros da associação e comerciantes locais. “Daqui alguns anos, teremos araçá e pitanga para comer na nossa trilha”, comentaram alguns surfistas locais durante o plantio.

MUTIRÃO LIMPEZA

A ONG Eco Local Brasil, em parceria com o Projeto Keep The Ocean Blue participou do evento, auxiliando a deixar a praia mais limpa do que encontrada ao executar um mutirão de limpeza no sábado. “A praia do Matadeiro está de parabéns, achamos muito pouco lixo nas suas areias. Coletamos apenas microplásticos, alguns trazidos pela maré, e alguns provenientes do consumo de alimentos e bebidas, como canudos e copos plásticos. Como curiosidade, foi achada uma garrafa de água da China”, disse Jan, membro da ONG Eco Local Brasil e idealizador do Projeto ‘Remar, Limpar e Ensinar’.

ESPAÇO CONSCIÊNCIA

Foi ativado também no sábado o ‘Espaço Consciência’, com a participação da R3 Animal, instituição responsável por executar o Projeto de Monitoramento de Praia (PMP) em Florianópolis.

Foi instalado um pequeno museu no local com um exemplar de um pinguim taxidermizado, a barbatana de uma baleia, alimento de baleia (krill), alguns exemplares de animais feitos de pelúcia e/ou de plástico, resíduos plásticos retirados de trados intestinais de animais e materiais didáticos.

As crianças adoraram a experiência e acompanharam com curiosidade a exposição, tirando muitas dúvidas com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da R3 Animal.

QUIZ OCEANO SURFWEAR

Foi realizado no domingo o tradicional Quiz Oceano, direcionadas ao público presente (abaixo de 18 anos). Os primeiros que respondessem as perguntas elaboradas pela organização, ganharam um kit da Oceano Surfwear.

Nesta etapa o Quiz contou com um diferencial: a participação de personalidades do surf nacional, como Marina Wernek e Álvaro Bacana, além dos surfistas locais e dos apresentadores do Circuito, a Surfland Brasil.

PLANO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

O Circuito Surf Talentos Oceano possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desde 2017, que minimiza/compensa os impactos negativos e potencializa/fortalece os impactos positivos por meio de um Plano de Gestão Ambiental (PGA) elaborado de forma personalizada para cada etapa.

Todo este trabalho é desenvolvido por um profissional tecnicamente e legalmente habilitado. O evento ainda disponibiliza brinquedos para uma maior integração entre as crianças, que acabam fazendo grandes amigos durante o campeonato.