Oahu Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos por Surfline

Tyler Newton vence o Da Hui Backdoor Shootout 2019

Tyler Newton e o Team Weed Maps somaram as melhores ondas durante 4 dias de surf épico em Pipeline.

Como de costume, o Da Hui Backdoor Shootout fumaçou, esse ano com Tyler Newton, de Kauai, levando para casa um cheque de $ 40.000 depois de quatro dias de Pipeline épico. Suas pontuações mais altas - 9.33, 11.5, 10.5, 9.83, 9.33, 8.5 - ajudaram o time Weed Maps a ficar em primeiro lugar no geral.

O torneio sem lycra foi marcado com algumas das melhores condições da temporada até agora, com várias ondas sendo entradas do Wave of the Winter. O segundo Reef de Pipe estava quebrando durante a maior parte do evento, enquanto swells de noroeste chegavam consistentes fazendo Pipe e o Backdoor funcionarem.

​O formato de equipes do Shootout é único, já que os surfistas da DaHui Wax, Volcom, Weed Maps, RVCA, Quiksilver e Team Japan remaram juntos para representar suas respectivas equipes. Um marco no North Shore de Oahu, o evento convida os melhores surfistas de Pipe a mostrarem para o que eles são feitos. E quando Eddie Rothman dá a luz verde para remar, você vai - e é melhor você dar tudo de si.

Não há bateria final. Nem lycra. Nenhum livro de regras da WSL. Não há escala de 10 pontos - na verdade, os juízes podem dar até 12. A melhor palavra para descrever o Backdoor Shootout provavelmente seria crua. Os comentaristas enlouquecem e mostram como é, gritando e gritando, sempre que a oportunidade surge enquanto mantêm vivo o espírito aloha. Os fãs tendem a favorecer a transmissão, tão divertida de assistir, a energia é alta e bem... quando Pipeline está bombando, é de tirar o fôlego assistir. Surfar neste evento é o sonho de todos os competidores.

Team Weedmaps’ Nathan Fletcher. Photo: gOnzo

“É um dos meus maiores sonhos ganhar um evento em Pipe. Tem sido algo que eu queria fazer desde que era muito jovem. É uma honra. Isso é loucura!” Exclamou Tyler Newton depois de uma chuva de champagne dos garotos. “Você precisa conseguir mais do que apenas uma boa onda. Os caras neste evento são os melhores dos melhores. Jamie O'Brien, Koa Rothman, Eli Olson... todos esses caras são loucos. Meu objetivo era conseguir uma boa onda a cada bateria, e deu certo”. Finalizou Tyler

Em segundo lugar ficou Jamie O'Brien, do North Shore, que disse que o Shootout marcou alguns dos melhores dias de Pipe em anos. "Este é sempre um evento incrível, graças ao tio Eddie, DaHui, Mahina, toda a segurança, patrulha de água", disse O'Brien. “É para as pessoas. Eles estavam nos pedindo para os surfistas fazerem a chamada quando quizessemos surfar, o que é legal. O que torna o Backdoor Shootout tão especial é que os caras mais undergrounds podem entrar no evento e são totalmente capazes de pegar a Onda do Inverno. Foi incrível ver Kala Grace ter uma ótima performance, e Makana Pang - surfistas que você nem sempre vê lá fora, mas quando dada a oportunidade, darão um show incrível ”.

A única onda 12 pontos foi surfada por Keito Matsuoka, do Team Japan, que também marcou 11 no evento do ano passado.

"Esta onda está em andamento para o Wave of the Winter, com certeza", disse o juiz Shawn Briley. “Parece que isso pode ser único! É disso que se trata Pipeline.”

Quem também deu Show foi Koa Rothman com 10.67, Shota Nakamura com 10.5, Jamie O'Brien com 10.17 e Kalani Chapman com 10 pontos.

Koa Rothman. Photo: Christa Funk

Não foi sem custo, no entanto. O músico e surfista Landon McNamara torceu o tornozelo em uma vaca num drop com alto grau de comprometimento em uma bomba do tamanho de um prédio de três andares. Ele fez isso e saiu limpo - até mesmo surfou um tubo antes de encerrar o dia. As condições foram pesadas. Confira todos os resultados.

Phil Rajzman e Lucas Medeiros foram os representantes do Brasil na disputa e não conseguiram chegar às finais das suas categorias, Longboard e SUP.

A vitória ficou com o havaiano Duane DeSoto na Longboard.

No SUP, quem chegou ao lugar mais alto do pódio foi Mo Freitas, havaiano filho do big rider brasileiro Tony Freitas

Resultado final:

1 – Tyler Newton

2 – Jamie O’Brien

3 – Shota Nakamura

4 – Keito Matsuoka

5 – Bruce Irons

Resultados por equipes:

1 – Weed Maps

2 – North Shore Surf Shop

3 – Quiksilver

4 – DaHui Wax

5 – Volcom

6 – Team Japan

7 – CBD MD

8 – Hui O He’e Nalu

Comentários

Notícias | Mais Notícias