#competição #comunidade #picos #cultura #kitesurf 
San Juan - Argentina

Kite Fest Argentina - O Woodstock do Kitesurf

Gustavo Foerster

O Brasil é conhecido no mundo inteiro pelas suas excelentes condições para o Kitesurf. Mas o que muita gente não sabe é que nossos Hermanos da Argentina possuem um dos picos mais intensos para o Kite.

Com ventos que facilmente passam a barreira dos 40 kt, esse lugar existe e se chama Cuesta Del Viento, próximo a cidade de San Juan, no interior da Argentina.

Para chegar a melhor opção é pousar em Mendonza, alugar um carro e dirigir até San Juan. De lá são mais 2 horas de carro no meio da Cordilheira dos Andes, próximo a fronteira com o Chile. Ao chegar na cidade de Rodeo, o lago da Cuesta Del Viento aparece ao fundo, em um cenário desértico, montanhoso e com todo o mistério que a região dos Andes possui.

Em meio a essa cena de filme, surge então uma mega estrutura no meio do nada, com Arquibancada, área de atletas, Food Trucks, Stand de marcas, e uma grande arena de show com música. Era a estrutura do Kite Fest, nosso destino de 2020 em nossa primeira Kitetrip do ano, começando pela Argentina.

Já tínhamos ido a Argentina duas vezes, mas para praticar Snowkite. Aquela seria a primeira vez no mar, que na verdade era um lago, formado por águas glaciais e posicionado a 1700 metros de altura. Ar rarefeito, vento rajado variando de 15 a 45 knots e a força da Cordilheira dos Andes ao fundo. Seja bem vindo ao Kite Fest Argentina!

Foram 4 dias intensos. Muito velejo, sempre over, por mais que diminuíssemos o tamanho dos kites, nada parecia segurar aquelas rajadas. Aos poucos você se acostuma, e começa a curtir os vôos muitos altos que o lugar proporciona. Uma condição para conhecer seus limites e tentar supera-los. Meu parceiro era nada mais nada menos que Fernando Ferndades, então a equipe não podia ser melhor. Durante 4 dias enfrentamos o desafio de manobrar, velejar e voar naquela condição extrema que Cuesta del Viento oferece.

O KiteFest Argentina após 10 anos de existência se tornou agora o maior Festival de Kite da américa do Sul. Brasileiros, Chilenos, Argentinos e diversos Pro Riders internacionais estavam presentes nesse ano. Um grande público vai para conferir o Kite, a Música e a Gastronomia. Um verdadeiro Festival em prol do esporte. Uma Kite Trip pra ficar na história.

Além de nós, os Brasileiros Erik Lima, Otávio Frasca, Renan Martins e Érico Camargo estavam na área curtindo e competindo no evento. O Érico, mais conhecido como Thelo, foi o Brasileiro destaque ficando em sétimo lugar.

No ano que vem estaremos com um grupo especial viajando do Brasil para o Kite Fest, com hospedagem no local do evento. Se você tem interesse em participar, me procura no instagram @gustavofoerster. Gostaríamos de agradecer também aos parceiros que tornaram possível essa cobertura, especialmente a Gol Linhas Aéreas e a Volkswagen Brasil. Aloha e até a próxima!

Gustavo Foerster

Fotos por Gisa de Paula (@gisadepaulaphoto)

Comentários

Galerias | Mais Galerias