#competição 
Pernambuco - Brasil

Campeonato De Surf On-line em Noronha

Veronica (Projeto Golfinho Rotador)

O 1º Campeonato on-line de Surf Golfinho Rotador é destinado aos surfistas que vivem em Fernando de Noronha, e foi idealizado com 4 rounds, tendo seu início no dia 8 de julho

Todos os anos, o Projeto Golfinho Rotador realiza durante a temporada de ondas, entre janeiro e março, um campeonato de surf em Fernando de Noronha, onde atua desde 1990. Mesmo depois de março as ondas vez ou outra aparecem. Mas neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, o surf não foi permitido por muito tempo na ilha. E a galera ficou com aquele sentimento de “quero mais”. Estimulado por este sentimento e para relembrar as boas ondas e movimentar os surfistas locais de Noronha, o Projeto Golfinho Rotador teve a ideia de uma competição on-line.

O 1º Campeonato on-line de Surf Golfinho Rotador é destinado aos surfistas que vivem em Fernando de Noronha, e foi idealizado com 4 rounds, tendo seu início no dia 8 de julho e a final, no 30 de julho. As inscrições foram realizadas nos dias 2 e 3 de julho na sede do Projeto Golfinho Rotador, de forma presencial pelo próprio participante ou também por um representante. Ao todo, 24 surfistas se inscreveram.

Para participar foi preciso ter cinco imagens (vídeo ou foto) diferentes surfando em Fernando de Noronha, uma imagem para cada round. A imagem escolhida foi enviada ao Projeto Golfinho Rotador via WhatsApp, de acordo com o calendário do evento que foi divulgado no dia 6 de julho no Instagram @golfinhorotador.

A votação será através da ferramenta de “teste” e seguirão no campeonato os dois surfistas mais votados na bateria em cada round até chegar à final.

Todos os quatro finalistas ganharão kits com brindes do Projeto Golfinho Rotador, incluindo prancha para os três primeiros colocados.

Os fotógrafos das três imagens campeãs também serão premiados com kits de brindes do Projeto Golfinho Rotador. A competição é promovida pelo Projeto Golfinho Rotador, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem apoio da Associação de Surf de Fernando de Noronha e da escola de surf Alma Solar Noronha.

Surf na Ilha

De novembro a abril, Fernando de Noronha é considerado o Havaí brasileiro. Os primeiros “swells” (tipo de onda forte) vão retirando a areia do fundo, até que em fevereiro e março as ondas começam a quebrar de uma forma propícia ao surf.

Entre as praias da ilha, a da Cacimba do Padre possui a maior sessão tubular do Brasil. Trata-se de ondas que quebram para a esquerda, com uma crista espessa, totalmente oca e que podem atingir até 12 pés (o equivalente a 3,6 metros).

O Circuito Golfinho Rotador de Surf, que em 2019 teve sua nona edição, e o 1º Campeonato on-line de Surf integram as ações na área de envolvimento comunitário desenvolvidas pelo Projeto Golfinho Rotador em Fernando de Noronha.

Para a pesquisadora do Projeto Golfinho Rotador e idealizadora desse campeonato on-line, Mariana Martins, a competição virtual é uma forma de fazer chegar aos surfistas e aos seguidores das mídias sociais do Projeto a mensagem da conservação dos golfinhos, do meio ambiente e a importância do envolvimento comunitário. “O mundo virtual se tornou nosso principal canal de comunicação durante a pandemia. Com o campeonato estamos também envolvendo a comunidade de Noronha nas nossas ações durante este período”, afirma Mariana.

Rede Biomar

O Projeto Golfinho Rotador integra a Rede Biomar, formada por seis projetos voltados à conservação da biodiversidade marinha que atuam em rede com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os outros são Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar.

As ações integradas têm contribuído para potencializar os resultados dos conhecimentos científicos em torno da biodiversidade marinha, além de compartilhar experiências de educação ambiental e relacionamento com as comunidades. Acompanhe os projetos da Rede Biomar nas redes sociais para conhecer mais sobre esse trabalho: @golfinhorotador, @projetoalbatroz, @projetobaleiajubarte, @projetocoralvivo, @merosdobrasil, @projeto_tamar_oficial.

Mais informações: (81) 3619-1295 e (81) 99103-3929

Comentários

Galerias | Mais Galerias