#competição #surf 
Balneário Gaivota - Santa Catarina - Brasil

Tiago Braga é bicampeão do AGS Open de Surf

Ricardo Macuco

Tiago Braga foi bicampeão do AGS Open de Surf, que terminou na tarde do domingo (2 de fevereiro) em ondas de 3 pés em Balneário Gaivota, extremo sul de Santa Catarina. Mais de 90 surfistas dos três estados do sul do país marcaram presença.

O surfista de Torres (RS), 35 km ao sul, campeão do evento em 2019 e tri-campeão gaúcho, foi o vencedor da 40ª edição do tradicional evento. Somou 14.50 - com notas 7.0 e 7.5 nas duas melhores ondas - mostrando fluidez e jogando muita água de frontside (frente para a onda). Levou R$ 1 mil como prêmio. Com patrocínio recém-fechado com a marca Half Human, parte para temporada na Indonésia.

Em segundo ficou outro surfista de Torres, Gustavo Borges, atual líder do circuito estadual da Liga Riograndense. Em terceiro ficou Manuel Roncalla, peruano radicado em Passo de Torres, município catarinense ao lado de Torres, às margens do rio que separa os dois estados. Em quarto ficou o surfista local Ruan Guimarães, que não conseguiu o desempenho da semi-final, quando venceu Tiago, o campeão.

Na categoria júnior, o campeão foi o surfista local Bruno Antônio, que foi vice-campeão na mirim, vencida pelo também local Filipi Borges.

Na categoria master, para surfistas com mais de 35 anos, Fernando Júnior, da Praia Brava de Itajaí, norte do estado, superou três surfistas locais para levar o evento. Charles Borba foi o vice-campeão, Leonardo Lumertz ficou em terceiro e Alexander Garcia, o Biga, ficou em quarto lugar.

Biga, atualmente com 45 anos e surfista amador vitorioso nos anos 90, voltou a competir depois de anos, fez duas finais e, no dia do aniversário de cinco anos de seu filho Mateus, voltou a vencer: foi o melhor na categoria Local, superando Vanderlei Costa, o Roqueiro, Jori Ramos e Lucas Coelho.

Na Iniciantes o campeão foi Pedro Galvan, com Nicolas Caetano como vice-campeão. Entre as meninas, Eduarda Lemos levou a melhor, com Clara Figueiró em segundo. Clarinha também foi finalista na Iniciantes.

O campeonato é realizado desde o verão de 1980 e foi organizado pela AGS (Associação Gaivota de Surf). A cidade sediou grandes eventos ao longo da história, como a 1ª etapa do Catarinense e Brasileiro ABRASP de 2014, realizada em março daquele ano, do qual os melhores surfistas do país estiveram presentes, com vitória de Jessé Mendes. O atual campeão mundial Ítalo Ferreira, então uma promessa da “Brazilian Storm”, ficou em 50 naquela ocasião.

Resultados

Open

1. Tiago Braga

2. Gustavo Borges

3. Manuel Roncalla

4. Ruan Guimarães

Júnior

1. Bruno Antônio

2. Matheus Ramos

3. Filipi Borges

4. Pedro Galvan

Local

1. Alexander Garcia

2. Vanderlei Costa

3. Jori Ramos

4. Lucas Coelho

Master

1. Fernando Júnior

2. Charles Borba

3. Leonardo Lumertz

4. Alexander Garcia

Mirim

1. Filipe Borges

2. Bruno Antônio

3. Higor Pereira

4. Ryan Vitorino

Iniciantes

1. Pedro Galvan

2. Nicolas Caetano

3. Vitor Noll

4. Clara Figueiró

Feminino

1. Eduarda Lemos

2. Clara Figueiró

3. Fernanda Guimarães

4. Manu Garcia

O 40° AGS Open de Surf foi apresentado por Aee Surf, Bi Marcenaria, e Viva Verão Balneário Gaivota e teve o patrocínio da Half Human, Mattric Sports, Rosa Pitaya,  Lotérica Gaivota, De Luca & Lisboa Advogados e @Livre. O apoio foi da Farmácia Zanatta, Anasol, Maura Vizentim Quiropraxia, Quintal Food House, Tiago Filmes, Gaivota Imóveis, Health Treinamento Integrado, Drogarias Farmagnus, 902 Store, Óticas Mondo, Vidativa Academia, Vidativa Viagens, Via Lateral, Cervejaria Perkins, Dunet, Kamura South Club, Felipe Mainardi Corretor de Imóvies, Gaiva Tattoo, Neon Comunicação, Sicoob Credija, Jornal Correio do Sul e Rádio 93.3FM.

Comentários

Galerias | Mais Galerias