Balneário Rincão - Santa Catarina - Brasil

Gerações em festa no sul de Santa Catarina

João Lopes

Ondas grandes, competição, shows e homenagens escreveram a história do 2º Encontro de Gerações do Surf Sul Catarinense (EGSSC) em Balneário Rincão (SC).

Mal terminou o 2º Encontro de Gerações do Surf Sul Catarinense, edição 2020, e já estão perguntando quando será o próximo. Mais uma vez Balneário Rincão (SC) recebeu o evento que se tornou tradição na região, atraindo muitos participantes e um grande público à cidade litorânea do sul de Santa Catarina.

Jerônimo Zaniboni fez o maior somatório entre todos os participantes e conquistou o bicampeonato no evento festivo do litoral sul.

Stands da Citroen (Grupo Vip Car) e Surfland Club & Resort, patrocinadores do evento, fizeram parte da estrutura do EGSSC 2020 montada ao lado da plataforma Norte, onde centenas de pessoas circularam durante o sábado de sol forte e ondas pesadas. As maiores atingiram 2,5 metros na série, e com a subida da maré, houve momentos que o mar chegou ao palco principal do evento.

A organização foi obrigada a mudar o local das homenagens e dos shows (previstas para acontecerem na praia após o campeonato) para o Let´s Point, localizado na avenida principal próxima a estrutura do EGSSC.

Jeronimo Zaniboni fatura o bicampeonato do EGSSC

Diferente dos campeonatos tradicionais, os participantes entraram na água apenas uma vez durante o dia. O somatório das duas melhores ondas dos competidores na planilha de cada juíz definiu os campeões das categorias Longboard, Surf Masculino, Feminino e o surfista mais jovem abaixo de 10 anos.

O local Jerônimo Zaniboni repetiu o resultado de 2019, e venceu novamente o EGSSC, se tornando bicampeão do evento. Em segundo ficou a lenda de Garopaba (SC) Roni Ronaldo e em terceiro lugar André Amboni.

“É uma honra ser lembrado com carinho pela dedicação que tenho pelo surf e de representar meu estado e minha cidade. A galera do Rincão e o Ricardo Martins (organizador do encontro), estão de parabéns por promoverem essa linda festa”, declarou Roni.

Na categoria Longboard, Gustavo Leme, de Araranguá (SC), levou a melhor e sagrou-se campeão, com Mariah Cardoso vencendo o surf Feminino e Cauã Brunel na Infantil. O surfista mais novo a participar do EGSSC 2020 foi Augusto Pelegrini, de apenas um ano e meio, que foi pra água com o auxílio do pai, Guilherme Fermo, competidor da categoria Longboard.

Os campeões receberam kits recheados com produtos e acessórios, além de belíssimos troféus estilizados pelo artista plástico Bruno Alvarez. Assim como na primeira edição, o vencedor no surf Masculino ganhou o direito de surfar a Laje de Jaguaruna, assessorado pela equipe Atow-Inj e o big rider Thiago Jacaré.

Homenagens no EGSSC 2020

Nomes que fizeram a história do surf na região foram homenageados, e marcaram presença na festa, como os campeões estaduais Roni Ronaldo, de Garopaba e Raphael Becker (Laguna/Florianópolis), Marcelo Chelo, de Laguna e o locutor da WSL International Klaus Kaiser, idealizador desse evento na região norte. “Muito bacana ver que a sementinha plantada lá atrás com o Encontro de Gerações do Litoral Norte, rendeu frutos e inspirou esse evento sensacional aqui na praia do Rincão”, declarou Klaus.

Também subiram ao palco os surfistas veteranos Walter Nuerembergh (Rincão), André Alves (Araranguá) e Gabriel Galdino, atleta profissional formado nas ondas da plataforma e grande expoente da região. Completaram a lista Luiz Fernando Casagrande, Diretor de eventos da Prefeitura de Balneário Rincão(SC) e Edmilson Braz Carlos, Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Balneário Rincão (SC).

Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem “in memoriam” ao surfista local Rodrigo “Zizo”, recebida por sua família (esposa, filhos e irmão de Rodrigo) presentes no evento. Zizo faleceu em abril de 2019 decorrente de um mal súbito, após surfar no Farol de Santa Marta.

Shows encerraram o 2º EGSSC 2020

Fechando a programação em grande estilo, muito rock’n roll e surf music com as bandas Fucking Project, Recoice, de Florianópolis, Rivotrio, Vó Maria e V8. “Foi trabalhoso, mas valeu a pena reunir toda essa galera que faz a diferença num reencontro de amigos do surf, regado a competição, som e diversão. Até o próximo Encontro de Gerações do Surf Sul Catarinense, edição 2021”, revelou Ricardo Martins, promotor e organizador do evento.

O Encontro de Gerações do Litoral Sul Catarinense é apresentado pela Buttons Legend. Patrocínio: Surfland, Classic Longboard, Mormaii Technos e Citroem Grupo Vip Car. Apoio: Gohier, Fátima Esportes, Califórnia Importações, Posto Darolt, Rock City, Go Home, Domus, Session Skate Surf Shop, Admol, Safe Sea, A Essência Farmácia de Manipulação, Salt Water, Ctur Turismo, Moment Surf Shop, Guzatti Ótica e Joalheria, Santa Marta Skate e Shop, Cárdio Express, Rise Up, Coombo, Laje de Jaguá, ASCAS (Associação Sul Catarinense de Surf), Vivi Surf Fotografia, Clinigastro Medicina Integrada e Prefeitura Municipal de Balneário Rincão. Assessoria de Imprensa: Prime.Press07 Assessoria & Comunicação. Promoção e realização: R. Martins e J. Cechinel.

Comentários

Galerias | Mais Galerias