#competição #meio ambiente #comunidade #cultura #surf 
Imbituba - Santa Catarina - Brasil

Circuito Surf Talentos mira responsabilidade socioambiental

Swell Eventos

No próximo final de semana (07 e 08 de dezembro) será realizada a última etapa do Circuito Mini Kalzone Surf Talentos Oceano 2019 na praia da Vila, em Imbituba.

Previsão Surfguru de águas rasas para a Praia da Vila - SC

Este Circuito trabalha com a nova geração do surfe brasileiro e faz questão de contribuir com a formação cidadã destes atletas e de todos os surfistas.

NÓS CUIDAMOS DE IMBITUBA!

Durante o planejamento do evento, a Swell Eventos entrou em contato com a ASI (Associação de Surf de Imbituba) para alinhar as ações socioambientais do evento, porém, a ASI é uma associação muito atuante na pauta socioambiental e já estava engajada na realização da ação NÓS CUIDAMOS DE IMBITUBA, junto à outras organizações do município.

Desta maneira, o Circuito Surf Talentos e os projetos socioambientais que o acompanha durante todo o ano, como o Keep the Ocean Blue, a Eco Local Brasil, o Selo CarbonOk e a empresa Meu Copo Eco, decidiram participar e somar à esta grande iniciativa do pessoal Imbituba.

IMBITUBA: CAPITAL NACIONAL DA BALEIA FRANCA

Foi convidada para participar desta etapa do Circuito Surf Talentos a coordenação da Rota da Baleia Franca (RBF), que topou na hora. A Rota da Baleia Franca é um destino turístico que integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, onde você encontra lindas praias, trilhas, muita história, cultura e paisagens deslumbrantes, além de muito surfe. Entre os meses de julho e novembro a RBF recebe a visita das majestosas baleias francas e se torna o local ideal para realizar observação de baleias. Saiba mais: http://rotabaleiafranca.com.br/ .

Imbituba é a Capital Nacional da Baleia Franca e faz parte do destino turístico Rota da Baleia Franca, assim, a RBF produziu uma parede da lona do Centro Técnico para doação à ASI, com uma imagem cedida pelo Instituto Australis. A imagem ilustra a cauda de um filhote de baleia franca no litoral da Rota. A imagem foi produzida para a baleia ser impressa no tamanho real, onde as pessoas poderão conhecer o tamanho correto do filhote de baleia e fazer fotografias com a proporção real. Um filhote mede aproximadamente 5 metros de comprimento.

A RBF também cederá um artista local para fazer pinturas de baleias nas pranchas da premiação durante o evento. Rafael Haesbaert é nativo da comunidade do Farol de Santa Marta, Pescador, Artista e Surfista local, pinta pranchas para Shappers e surfistas locais da região, pinta quadros, telas e faz arte em paredes, principalmente voltados a temas como surfe, paisagens e baleia. Com a criação da RBF e a atuação do SEBRAE/SC na região, viu a oportunidade de se formalizar e aproveitar essa valorização da cultura e qualificação do turismo local.

“Quem não quer viver do que mais ama?! A Rota da Baleia Franca está vindo pra acrescentar bastante no nosso cotidiano, até na preservação das nossas praias! Está abrindo novas oportunidades, até para as pessoas das comunidades, pessoas que querem se envolver no turismo, mas não sabem como fazer algo diferenciado. Muita coisa boa acontecendo, em muito pouco tempo”, diz Rafael.

AÇÕES DO DIA 08!

No dia 08 de dezembro, simultaneamente à competição do Surf Talentos, será realizada a ação NÓS CUIDAMOS DE IMBITUBA. Esta iniciativa é coletiva e planejada por diversos grupos e associações, que visam a união por uma cidade mais limpa e sustentável. Será realizada uma mega operação de proteção e recuperação dos ambientes naturais de Imbituba, demonstrando amor e respeito pela cidade.

A organização pede para as pessoas irem preparadas para ajudar no plantio e doação de mudas nativas, limpeza e diagnóstico do lixo na praia, colocação de placas educativas, proteção de dunas e restingas, pinturas em pranchas, e muito mais!

Todas as ações acontecerão simultaneamente, a partir das 10h da manhã, e durarão até o final de tarde. Estão participando da ação:

·         Associação de Surf de Imbituba

·         Instituto Ecosurf – Santa Catarina

·         Keep The Ocean Blue

·         Instituto Australis

·         Instituto Monitoramento Mirim Costeiro

·         ONG Eco Local Brasil

·         Projeto PLANTE

·         Projeto de Monitoramento de Praias – PMP/ UDESC Laguna

·         Lets Go Surfinggirls

·         Surfe Feminino em Movimento

·         Ser Humano Surf

·         Conselho Comunitário da Ibiraquera

·         Movimento Rosamor

·         Rota da Baleia Franca

·         Swell Eventos

·         Açaizeiro

·         Movimento Fora Cattalini.

E NO SÁBADO?

No sábado o evento estará com o estande do Projeto Keep The Ocean Blue, que oferece equipamentos para as pessoas que quiserem “pagar o seu ingresso”.

“Pague Seu Ingresso” é um lema instituído pelo Projeto Keep The Ocean Blue, que cativa às pessoas que utilizam gratuitamente as praias à “pagarem o seu ingresso” recolhendo um pouco do lixo da praia, contribuindo para ela ficar mais limpa.

Haverá também a doação de 50 mudas de árvores nativas na região neste estande, para manter Imbituba mais verde.

FESTA OFICIAL - DAZARANHA

A banda Dazaranha comandará a Festa Oficial da final do Circuito Mini Kalzone Surf Talentos Oceano 2019, que será realizada na noite do dia 07, no Imbituba Atlético Clube. A festa também marcará a abertura oficial do verão no município.

COMPETIÇÃO: INSCRIÇÕES e CATEGORIAS!

A Swell Eventos entrou no clima de Black Friday e está baixando o valor das inscrições para este evento, inovando no surfe competitivo, em busca de facilidades para a nova geração de Surfistas brasileiros.

As inscrições são limitadas e deverão ser realizadas junto à FECASURF (Federação Catarinense de Surf), a preço promocional de Black Friday! Maiores informações por meio do telefone (48) 30251880 ou do e-mail fecasurf@fecasurf.com.br.

As categorias do Circuito Surf Talentos em disputa são: Feminino (Sub12, Sub16 e Open); Masculino (Sub10, Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18). Em parceria com a ASI (Associação de Surf de Imbituba), serão oferecidas também as categorias Masculinas Open e Master.

TRANSMISSÃO AO VIVO

O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube da Swell Eventos: https://www.youtube.com/channel/UCTiUL9vUfMaKf9hsTKpbWFw/featured?view_as=subscriber .

O Circuito é apresentado pela rede Mini Kalzone e patrocinado pela marca Oceano Surfwear. Copatrocinam o Circuito: Sibon Charters; Banana wax; Kabral Centro Automotivo. Apoio: Meu Copo Eco; Studio DoZero; Keep The Ocean Blue; Eco Local Brasil.

Nesta etapa o Circuito conta também com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Imbituba e o apoio local de: JR Surfboards; Hotel Henrique Lage; Churrascaria Boio Preto; Sicred; Corpo de Bombeiros Militares de Imbituba; Rota da Baleia Franca.

Realização: Swell Eventos e ASI (Associação de Surf de Imbituba), sob supervisão da FECASURF (Federação Catarinense de Surf).

CERTIFICAÇÕES

O Circuito conta com o Selo CarbonOk, que atesta pela neutralização das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Também conta com o Selo Consciência Circular, que atesta pela boa gestão dos resíduos sólidos dos eventos, que contam com coleta seletiva. A empresa MEU COPO ECO nos disponibiliza os seus copos reutilizáveis para eliminar o uso de descartáveis. Os troféus serão feitos com resíduo de limpezas de praia e restos de produção da marca Oceano Surfwear.

Comentários

Galerias | Mais Galerias