#competição #comunidade #surf 
Nazaré - Leiria - Portugal por Fábio Maradei

Koxa forma dupla com Scooby no Nazaré Tow Surfing Challenge

Dono do recorde da maior onda já surfada no Mundo, Rodrigo Koxa forma dupla com Pedro Scooby no 'Nazaré Tow Surfing Challenge'.

Previsão Surfguru de águas rasas para o Canhão de Nazaré - Portugal 

Dono do recorde da maior onda já surfada no Mundo, o brasileiro Rodrigo Koxa terá um novo desafio pela frente. Ele é um dos 20 convidados pela World Surf League (WSL) para o inédito ‘Nazaré Tow Surfing Challenge’, campeonato em duplas nas poderosas ondas de Nazaré, organizado por Bill Sharp, que também comanda o Big Wave Tour. Na disputa ele formará a única dupla 100% brasileira, competindo com Pedro Scooby, outro especialista em ondas grandes, para formar o Time Brasil.

O evento será disputado com período de espera pelas ondas gigantes na Praia do Norte, em Nazaré, de 1º de novembro a 31 de março de 2020. Além de Koxa e Scooby, o Brasil teve mais dois convidados, Maya Gabeira, que competirá com o alemão Sebastian Steudtner e Lucas Chianca, o Chumbo, ao lado do havaiano Kai Lenny, formando duas duplas muito fortes.

Koxa e Scooby chegam com chances de fazer bonito pela grande experiência que têm na mundialmente conhecida onda portuguesa. “Receber esse convite da WSL para representar o Time Brasil é uma honra muito grande”, ressalta o surfista de Guarujá, que surfou a maior onda do Mundo no dia 8 de novembro de 2017 em Nazaré, com impressionantes 80 pés (cerca de 24,4 metros).

O feito foi declarado novo recorde mundial, garantiu o prêmio Big Wave Awards, da WSL e legitimado pelo Guinness World Records. “Adoro todo tipo de surf, mas o tow-in é realmente onda gigante. Esse é o evento que o público vai ter a chance de acompanhar de perto. Vai chega para ficar de vez. Agora é esperar as atualizações da WSL para saber as regras e formato do evento”, diz o surfista.

“Competir em Nazaré será bem diferente. Teremos de ter estratégias diferentes, um trabalho em equipe. Eu, Scooby, o Sergio Cosmo, nosso resgate de apoio e um spotter, que ficará com rádio de fora do mar avisando sobre as ondas”, conta o atleta, que pretende ficar treinando em Nazaré até o final do ano e é patrocinado por KoxaBomb, Perfect Waves, Yuki Brand, Akiwas Surf Boards, Silver Surf, Spo, Bullys, Yamaha, Atlantic Marine, BeneCar, Casa Dom Fuas.

Koxa faz questão de enaltecer o parceiro selecionado pela WSL para o inédito desafio, pela vivência em ondas gigantes, sobretudo em Nazaré e pelas características semelhantes. “Gostei muito dessa escolha do Scooby. É um surfista de alta performance, conhece muito essa onda, já vem surfando aqui em Nazaré, desde o primeiro ano que eu vim. Em 2013 ele também estava aqui”, comenta sobre o surfista carioca, que tem os patrocínios de Red Bull, HStern e Ultimate Ears.

“Então temos uma boa experiência no lugar, conhecemos a onda. Nós dois somos goofys, o que facilita até na troca de prancha. Temos uma puxada muito parecida. Acho que vou conseguir puxar ele da maneira que eu gosto que me puxe e ele também. Tenho certeza que vou fazer o melhor para puxar ele em altas ondas, assim como ele. Esperamos mostrar surf de performance, comprometimento. É o que a gente gosta de fazer e estamos nesse foco de treinar para isso”, acrescenta.

Nesta quarta-feira (30), a WSL realiza uma coletiva de imprensa no Farol de Nazaré, para anunciar oficialmente o evento, o formato, as regras e os participantes.

Comentários

Galerias | Mais Galerias