#meio ambiente #comunidade #educação #saúde #picos #negócios #cultura 
Pernambuco - Brasil por Redação Surfguru

S.O.S Litoral Nordeste

Entre o Paiva e Enseada dos Corais, voluntários pediram luvas e trator em mensagem na areia, na segunda (21). Em cinco dias, 257 toneladas foram recolhidas no estado. Voluntários pedem ajuda, abaixo saiba como ajudar.

Há dois meses, um óleo de petróleo cru de origem misteriosa se espalha por centenas de praias do Nordeste, contaminando diversos biomas de preservação ambiental e causando a morte de dezenas de animais marinhos. Hoje (21), em duas praias do Recife, mensagens de ‘S.O.S’ e pedidos de ajuda foram feitos por voluntários que, desesperados, observam a cada dia novos pontos contaminados.

Até agora, não há explicações do governo de onde o material se origina. Estão mobilizados na operação de localização diversas instituições governamentais brasileiras, ONG’s e empresas norte-americanas. Mesmo com toda a a ajuda, ninguém apontou com certeza o que causa o vazamento do material.

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência na cidade de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta quarta-feira (23). A determinação ocorreu devido à chegada de óleo nas praias do município, que ocorreu na quinta-feira (17). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Este é o primeiro município pernambucano que teve reconhecimento de situação de emergência após a reincidência do óleo nas praias do litoral pernambucano. Além de São José, as cidades de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista também tiveram praias invadidas pelo produto.

As manchas de óleo, que vinham reaparecendo apenas no Litoral Sul, atingiram a Praia do Janga, em Paulista, no Grande Recife, nesta quarta-feira (23). A prefeitura da cidade identificou a substância por volta das 11h. Peixes apareceram boiando, mortos, próximos à mancha. A cidade é a nona do estado a registrar o reaparecimento das manchas, mas a primeira do Litoral Norte desde a quinta (17).

A Prefeitura de Paulista informou que não tinha como relacionar a morte dos peixes ao óleo. Foram recolhidas 489 toneladas de resíduos no litoral pernambucano desde o retorno da substância, segundo balanço divulgado na noite da terça-feira (22).

Ações em Pernambuco

Militares do Exército começaram a atuar na remoção do óleo das praias na terça-feira (22), após determinação do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). O trabalho teve início na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho. 

Também na terça (22), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, veio a Pernambuco para articular ações emergenciais em resposta aos danos causados pela substância. Além de Canuto, também estiveram em Pernambuco os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.

Nesta quarta (23), o governo de Pernambuco anunciou o lançamento de um edital com verba estadual de R$ 2,5 milhões para estudar os impactos do material na vida marinha, na saúde e na economia. A previsão é de que o documento seja lançado até a sexta (25) e que, até o fim de outubro, os projetos selecionados recebam encaminhamento.

Caminho do óleo

As manchas de óleo começaram a ser registradas no final de agosto e no começo de setembro em Pernambuco e na Paraíba. As praias pernambucanas estavam limpas desde o dia 25 de setembro, quando voltaram a ser atingidas pela substância no dia 17 de outubro. Na sexta-feira (18), o óleo chegou até praias de Tamandaré, como a paradisíaca Praia dos Carneiros, de Sirinhaém e Barreiros. No sábado (19), praias de Ipojuca, vizinhas a Porto de Galinhas, foram atingidas.

No domingo (20), o óleo chegou às praias de Suape, Calhetas, Itapuama, Xaréu e à Ilha de Tatuoca, no Cabo de Santo Agostinho. Voluntários e equipes se uniram para retirar o material da água, da areia e do mangue. Outras praias do município foram atingidas na segunda (21), mesmo dia em que voluntários escreveram pedidos de socorro na areia e de luvas e trator. Foi também na segunda que o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), anunciou que o Exército ia passar a atuar na limpeza do litoral nordestino.

Na terça (22), a limpeza continuou nas praias do Cabo de Santo Agostinho. Desde a quinta (17) até a terça (22), foram recolhidas 489 toneladas de resíduo das praias do litoral do estado. Nesta quarta (23), foram atingidas pelo óleo praias em Jaboatão dos Guararapes e Paulista, no Grande Recife.

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou que as praias de Itapuama, Reserva do Paiva e Pedra do Xaréu ainda não foram completamente limpas. A área mais crítica é num trecho próximo à Pedra do Xáreu, uma vez que o óleo impregnou nas pedras deixando o acesso e o trabalho mais complicado, precisando de mais voluntariados.

Militares do Exército atuaram, nesta terça-feira (22), na limpeza de praias do litoral pernambucano atingidas por óleo, entre elas a de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, onde voluntários escreveram pedido de socorro e de luvas e trator para fazer a limpeza. O reforço foi anunciado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), na segunda (21).

Também nesta terça (22), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou a Pernambuco e, durante a manhã, vistoria as praias do Cabo de Santo Agostinho. "Estamos vendo aqui hoje um efetivo expressivo. Todas as medidas foram tomadas, estamos aqui num esforço conjunto, todos aqueles dispostos efetivamente a trabalhar para retirar esse óleo. Estão todos engajados e de parabéns", disse.

Essa é a primeira vez que o Exército atua na limpeza. Além de Itapuama, os militares atuam também na limpeza das outras duas praias atingidas na cidade. Desde a quinta (17), os voluntários atuam na remoção do material da água, da areia e dos mangues.

"O trabalho principal que estamos tentando desenvolver é a aquisição de mais EPIs e orientação dos técnicos da CPRH para que o voluntariado só trabalhe integrado ao comando da Defesa Civil, com no mínimo uma luva e uma máscara. Se o voluntario já puder chegar com luva e máscara, ótimo. Caso contrário, estamos providenciando tudo a medida do possível", diz o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti.

As manchas de óleo voltaram a surgir em Pernambuco na quinta-feira (17), em São José da Coroa Grande, primeira cidade após a divisa com Alagoas. Desde então, foram recolhidas 257 toneladas o volume de óleo recolhido nas praias do estado.

Desde a quinta (17), foram atingidos, além de São José da Coroa Grande, os municípios de Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do estado.

Voluntários

Os voluntários que trabalham na remoção do óleo que atinge praias de Pernambuco são força fundamental para diminuir o impacto do desastre ambiental. O governo estadual informou que, entre a quinta-feira (17) e o domingo (20), foram recolhidas mais de 71 toneladas das praias. Saiba como doar utensílios para remover a substância e como se voluntariar para atuar na operação.

Entre os materiais recebidos estão equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas grossas, botas, máscaras e protetor solar, além de pás, sacos de ráfia - que tem fibra resistente - água mineral, alimentos não perecíveis e óleo de cozinha, usado para remover os resíduos da pele dos voluntários. Os pontos de entrega incluem prefeituras e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Onde doar

Recife

Porto Digital: Avenida Cais do Apolo, 222, Bairro do Recife

SoftexRecife: Rua da Guia, 142, Bairro do Recife

Cesar: Rua Bione, 220, Bairro do Recife

Cesar: Cais do Apolo, 77, Bairro do Recife

Cesar: Cais do Apolo, 463, Bairro do Recife

Cesar: Av. Rio Branco, 50, Bairro do Recife

ONG Salve Maracaípe: Rua Visconde de Jequitinhonha, 279, sala 505, Boa Viagem

ONG Salve Maracaípe: Estrada do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus, 785, Casa 1, Cordeiro

ONG Novo Jeito: Rua Sant'Anna, 213, Santana, no Colégio Cognitivo

ONG Novo Jeito: Rua José Moreira Leal, 214, Boa Viagem, na Igreja Mosaico

ONG Novo Jeito: Avenida Cais do Apolo, 594, Bairro do Recife, na Igreja A Ponte

OAB Pernambuco: Rua do Imperador Pedro II, 346, Santo Amaro

Adufepe: Avenida dos Economistas, s/n, Cidade Universitária

Ipojuca

Comitê de crise: Vila de Todos os Santos, Pontal de Maracaípe

ONG Ecoassociados: Rua Caraúna, s/n, Praça 4, Porto de Galinhas

Cabo de Santo Agostinho

Base do Samu: Praia de Itapuama

Base de Suape: Dentro do Hotel Vila Galé Eco Resort, Avenida Beira Mar, 750, Vila Suape

Base Gaibu: Praia de Gaibu, perto das pedras

Base Paiva: Associação Geral da Reserva do Paiva, Alameda das Mangabas, S/N, Reserva do Paiva

Como ser voluntário

Recife: É preciso se inscrever no portal Transforma Recife. A prefeitura montou um posto no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Ambiental, no 2º Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul, para distribuir luvas, máscaras e calçados para quem quiser atuar na remoção do óleo.

Pernambuco: Há a possibilidade de se inscrever na plataforma Transforma Brasil. A partir daí, equipes são distribuídas, montadas e orientadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para os pontos que precisam da limpeza.

Para quem quiser atuar como voluntário na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, a concessionária Rota dos Coqueiros faz a isenção do pedágio. É preciso informar placa do veículo à Associação Geral da Reserva do Paiva, no telefone (81) 9 9944.4312.

Voluntariado

A luta para conter as manchas de óleo que atingiram o litoral pernambucano mobilizou voluntários de várias idades, cidades e profissões. Homens e mulheres deixaram trabalho e estudo de lado para tentar contribuir com a limpeza do mar, areia e manguezais.

O agente comunitário de saúde Joab Santana, de 47 anos, afirmou que decidiu se candidatar ao trabalho voluntário de limpeza ao atender a um chamado. “Por morar em Tamandaré, no Litoral Sul, há mais de 30 anos, não consegui ficar de fora de uma ação contra esse problema. É um dos maiores desastres ambientais do mundo”, declarou.

Joab lamentou o fato de o ecossistema ter sido contaminado pelas manchas de óleo. “Eu vi os estuários dos rios afetados. E, infelizmente, essa recuperação é muito lenta. Acho que vou morrer e não vou ver meio ambiente livre desse óleo”, afirmou.

Estudante e ativista ambiental, Laíse Araújo atuou em várias praias do Grande Recife e do Litoral Sul. O grupo dela, “Xô Plástico”, reuniu voluntários e levou ônibus com cerca de 40 pessoas para as praias de Muro Alto e Maracaípe, em Ipojuca, e Paiva, no cabo de Santo Agostinho.

Ela disse que resolveu agir a partir de uma “convocação”. “Eu ouvi as vozes dos mares, oceanos e dos animais. Quando vi a situação, tive que fazer isso. Se tiver mais praias, a gente vai”, disse. “Eu vi muita união das pessoas para combater o desastre ambiental. Vi também o poder público agir pouquíssimo para resolver o problema. E vi o engajamento da população e muita doação”, declarou.

Apelo

Na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, um grupo escreveu na areia "SOS" ao lado de uma mancha, nesta segunda-feira (21). Posteriormente, o grupo que também escreveu o pedido de socorro estendeu a mensagem, pedindo por luvas e tratores para auxiliar na retirada do óleo da areia da praia.

Além de Itapuama, o óleo chegou às praias de Enseada dos Corais e da Reserva do Paiva, próximo ao limite com Jaboatão dos Guararapes, nesta segunda. O município também registrou óleo nas praias de Suape, Calhetas, Gaibu e Pedra do Xaréu. O governo de Pernambuco notificou a presença da substância também em Sirinháem, no Litoral Sul.

Balanço

De 2 de setembro até o domingo (20), foram recolhidas mais de 600 toneladas de resíduos das praias do litoral nordestino, ao longo dos 2.250 quilômetros afetados pelo óleo, segundo o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA). No mesmo período, o Ibama fez o registro de 67 animais com manchas de óleo.

O GAA é formado por representantes da Marinha, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Ibama.

Óleo em Pernambuco

Entre a quinta (17) e o domingo (20), Pernambuco recolheu 71 toneladas de óleo das praias do estado. Na quinta, a substância chegou a São José da Coroa Grande. Na sexta-feira (18), o óleo chegou até praias de Tamandaré, como a Praia dos Carneiros, de Sirinhaém e Barreiros. No sábado, praias de Ipojuca, vizinhas a Porto de Galinhas, foram atingidas. No domingo (20), o óleo chegou às praias de Suape, Calhetas, Itapuama, Xaréu e à Ilha de Tatuoca, no Cabo de Santo Agostinho. Voluntários e equipes se uniram para retirar o material da água, da areia e do mangue.

O trabalho de retirar o óleo das praias pernambucanas vem contando com a presença de inúmeros voluntários. Entre eles, está Laís Araújo, que integra a iniciativa "Xô, Plástico".

"Dependendo do tamanho do óleo, fica muito pesado. Ontem [segunda, 21], a gente tava pegando direto da água com redes então é muito desgaste físico. Cola muito na mão, por isso a gente perde muita luva e pedimos que enviem mais", recordou.

Como ajudar

Diante do problema, entidades da sociedade civil e prefeituras montaram postos para arrecadar e distribuir equipamentos de proteção usados pelos voluntários que estão atuando na remoção do óleo. Também é solicitada ajuda, com a doação de água e alimentos.

"Todo o bairro do Recife está mobilizado em prol dessa causa. A gente tem pontos de coleta, sendo três no Softex, um no Porto Digital, e no Cesar. A gente está recolhendo e pedindo que a população traga sacos de ráfia, luvas de cano longo resistentes e grossas, máscaras e galochas, porque é muito importante que os voluntários tenham todo equipamento de proteção", diz a superintendente de Negócios e Inovação do Porto Digital, Mariana Pincovsky.

Nordeste

Pelo menos 900 toneladas de resíduos já foram recolhidas das praias afetadas pelas manchas de óleo no Nordeste, segundo balanço divulgado pela Marinha na segunda-feira (21). As manchas de petróleo surgiram em 30 de agosto e já afetaram 200 locais em 9 estados, segundo o último relatório do Ibama.

No mesmo dia, o vice-presidente informou que o Exército decidiu disponibilizar a 10º Brigada de Infantaria Motorizada, sediada no Recife, como “reforço” para as ações de vigilância e limpeza das praias com manchas de óleo. Segundo Mourão, são pelo menos 4 mil homens que podem atuar.

A medida foi tomada após a Justiça Federal determinar o cumprimento de ações para retirada do óleo das praias de Pernambuco à União e ao Ibama. A liminar foi concedida no domingo (20), após cobranças do governo estadual. Entre as medidas estão a distribuição de boias de contenção e Equipamentos de Proteção Individual, inclusive para voluntários.

Caminho do óleo em Pernambuco

Entre a quinta (17) e a segunda (21), Pernambuco recolheu 257 toneladas de óleo das praias do estado. Todo o material foi enviado ao Centro de Tratamento de Resíduos, na Zona Rural de Igarassu, no Grande Recife, para ser encaminhado a empresas da indústria cimenteira.

Na quinta, a substância chegou a São José da Coroa Grande. Na sexta-feira (18), o óleo chegou até praias de Tamandaré, como a Praia dos Carneiros, de Sirinhaém e Barreiros. No sábado (19), praias de Ipojuca, vizinhas a Porto de Galinhas, foram atingidas.

No domingo (20), o óleo chegou às praias de Suape, Calhetas, Itapuama, Xaréu e à Ilha de Tatuoca, no Cabo de Santo Agostinho. Voluntários e equipes se uniram para retirar o material da água, da areia e do mangue.

Além de Itapuama, o óleo chegou às praias de Enseada dos Corais e da Reserva do Paiva, próximo ao limite com Jaboatão dos Guararapes, na segunda (21). Voluntários fizeram um apelo, escrevendo pedido de socorro na areia.

Os pesquisadores da Nooa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) soltaram o primeiro relatório de seu programa de boias e coleta de dados. O resultado indicou que o óleo está vindo de uma área a aproximadamente 600 km de Alagoas, mas os resultados ainda são imprecisos.

O governo de Pernambuco informou, em balanço divulgado nessa segunda (21), que implantou barreiras de contenção nos estuários dos seguintes rios:

Persinunga, em São José da Coroa Grande

Una, em Barreiros

Mamucabas, em Tamandaré

Maracaípe, em Ipojuca.

Um quadro atualizado em 21/10 pelo Ibama anota agora 200 praias atingidas pelo óleo. Confira:

Localidades afetadas pelo óleo (por ordem cronológica)

Estado Localidade Município Data de avistamento
1 PB Praia de Gramame Conde 30/08/2019
2 PB Praia de Tambaba Conde 30/08/2019
3 PB Praia Bela Pitimbu 30/08/2019
4 PB Praia de Jacumã Conde 30/08/2019
5 PB Praia Formosa Cabedelo 01/09/2019
6 PB Praia de Camboinha Cabedelo 01/09/2019
7 PB Praia do Poço Cabedelo 01/09/2019
8 PB Praia de Intermares Cabedelo 01/09/2019
9 PB Praia do Cabo Branco João Pessoa 01/09/2019
10 PB Praia de Tambaú João Pessoa 01/09/2019
11 SE Porto Barra dos Coqueiros 02/09/2019
12 SE Costa Barra dos Coqueiros 02/09/2019
13 SE Atalaia Nova Barra dos Coqueiros 02/09/2019
14 PE Praia de Nossa Senhora do Ó Ipojuca 02/09/2019
15 PE Porto de Galinhas Ipojuca 02/09/2019
16 PE Ilha Cocaia Cabo de Santo Agostinho 02/09/2019
17 PE Pau Amarelo Paulista 02/09/2019
18 PE Praia do Forte Orange Ilha de Itamaracá 02/09/2019
19 PE Conceição Paulista 02/09/2019
20 PE Janga Paulista 02/09/2019
21 PE Maria Farinha Paulista 02/09/2019
22 PE Praia de Dell Chifre Olinda 02/09/2019
23 PE Praia de Gamboa Ipojuca 02/09/2019
24 SE Praia do Saco Itaporanga D’Ajuda 03/09/2019
25 SE Abais Estância 03/09/2019
26 PE Piedade Jaboatão dos Guararapes 03/09/2019
27 PE Candeias Jaboatão dos Guararapes 03/09/2019
28 PE Boa Viagem Recife 03/09/2019
29 PE Carneiros Tamandaré 03/09/2019
30 PE Praia do Paiva Cabo de Santo Agostinho 04/09/2019
31 CE Morro Branco Beberibe 07/09/2019
32 PB Barra do rio Camaratuba Mataraca 07/09/2019
33 PB Oiteiro Rio Tinto 07/09/2019
34 PB Lagoa de Praia Rio Tinto 07/09/2019
35 PB Praia de Campina Rio Tinto 07/09/2019
36 PB Barra do Rio Mamanguape Rio Tinto 07/09/2019
37 AL Praia de Japaratinga Japaratinga 07/09/2019
38 PE Pontas das Pedras Goiana 07/09/2019
39 PE Catuama Goiana 07/09/2019
40 PE Tamandaré Tamandaré 07/09/2019
41 RN Sagi Baía Formosa 07/09/2019
42 RN Baía Formosa Baía Formosa 07/09/2019
43 RN Via Costeira Natal 07/09/2019
44 CE Barra de Sucatinga Beberibe 08/09/2019
45 RN Maracajaú Maxaranguape 10/09/2019
46 CE Praia da Prainha Aquiraz 10/09/2019
47 RN Tibau do Sul Tibau do Sul 10/09/2019
48 RN Barra do Cunhaú Canguaretama 10/09/2019
49 RN Praia do Amor Tibau do Sul 10/09/2019
50 RN Pipa Tibau do Sul 10/09/2019
51 RN Pirambu Tibau do Sul 10/09/2019
52 RN Praia do Giz Tibau do Sul 10/09/2019
53 RN Barreta Nísia Floresta 10/09/2019
54 RN Camurupim Nísia Floresta 10/09/2019
55 RN Barra de Tabatinga – Tartarugas Nísia Floresta 10/09/2019
56 RN Pirambúzios Nísia Floresta 10/09/2019
57 RN Pirambúzios Nísia Floresta 10/09/2019
58 RN Rio Punaú Rio do Fogo 11/09/2019
59 RN Jacumã Ceará-Mirim 11/09/2019
60 RN Perobas Touros 11/09/2019
61 RN Zumbi/Rio do Fogo Rio do Fogo 11/09/2019
62 RN Sibaúma/Das Minas Tibau do Sul 11/09/2019
63 RN Búzios (Rio Doce) Nísia Floresta 11/09/2019
64 RN Foz do Rio Pirangi/Pium Nísia Floresta 11/09/2019
65 RN Pirangi do Sul Nísia Floresta 11/09/2019
66 RN Pirangi do Norte Parnamirim 11/09/2019
67 RN Cotolelo Parnamirim 11/09/2019
68 RN Barreira do Inferno Parnamirim 11/09/2019
69 BA Caixa Prego Vera Cruz 11/09/2019
70 RN Ponta da Ilha Verde Nísia Floresta 12/09/2019
71 RN Foz do rio Catu Canguaretama 12/09/2019
72 RN Muriú Ceará-Mirim 12/09/2019
73 RN Cabo de São Roque Maxaranguape 14/09/2019
74 RN Ponta Negra Natal 14/09/2019
75 RN Praia de Touros Touros 14/09/2019
76 RN Praia do Calcanhar Touros 14/09/2019
77 AL Pajuçara/Ponta Verde Maceió 15/09/2019
78 RN Caraúbas Maxaranguape 15/09/2019
79 RN Caraúbas Maxaranguape 15/09/2019
80 MA Ilha dos Poldros Araioses 16/09/2019
81 AL Ipioca Maceió 17/09/2019
82 RN Praia do Forte Natal 17/09/2019
83 RN Praia de Areia Preta Natal 17/09/2019
84 RN Maracajaú Maxaranguape 17/09/2019
85 AL Praia do Francês Marechal Deodoro 18/09/2019
86 AL Praia do Carro Quebrado Passo de Camaragibe 18/09/2019
87 AL Barra de São Miguel Barra de São Miguel 19/09/2019
88 MA Ilha dos Poldros Ilha Grande 20/09/2019
89 MA Praia Canto do Atins Barreirinhas 20/09/2019
90 RN Redinha Natal 20/09/2019
91 RN Santa Rita Extremoz 20/09/2019
92 RN Jenipabu Extremoz 20/09/2019
93 RN Barra do Rio Extremoz 20/09/2019
94 AL Lot. Encontro do Mar Marechal Deodoro 21/09/2019
95 MA Praia do Barro Vermelho Paulino Neves 21/09/2019
96 MA Praia de Itatinga Alcântara 22/09/2019
97 AL Paripueira Paripueira 22/09/2019
98 AL Praia do Gunga Roteiro 22/09/2019
99 AL Praia do Gunga Roteiro 22/09/2019
100 MA Praia Canto do Atins Barreirinhas 22/09/2019
101 AL Barra de Santo Antônio Barra de Santo Antônio 22/09/2019
102 CE Praia de Taíba São Gonçalo do Amarante 23/09/2019
103 CE Praia de Taíba São Gonçalo do Amarante 23/09/2019
104 CE Paracuru Paracuru 23/09/2019
105 SE Praia do Pirambu Pirambu 24/09/2019
106 RN Praia de Alagamar Natal 24/09/2019
107 SE Praia de Jatobá Barra dos Coqueiros 24/09/2019
108 SE Barra dos Coqueiros Barra dos Coqueiros 24/09/2019
109 SE Praia de Ponta dos Mangues Pacatuba 24/09/2019
110 PE São José da Coroa Grande São José da Coroa Grande 25/09/2019
111 MA Travosa Santo Amaro do Maranhão 25/09/2019
112 MA Praia da Mamuna Alcântara 25/09/2019
113 MA Santo Amaro do Maranhão Santo Amaro do Maranhão 25/09/2019
114 MA Ilha do Livramento Alcântara 25/09/2019
115 CE Sabiaguaba Fortaleza 26/09/2019
116 MA Av. Litorânea São Luís 26/09/2019
117 CE Malhada Jijoca de Jericoacoara 26/09/2019
118 AL Lagoa do Pau Coruripe 27/09/2019
119 PI Praia do Arrombado Luís Correia 27/09/2019
120 AL Pontal do Coruripe Coruripe 27/09/2019
121 PI Praia da Lama Cajueiro da Praia 28/09/2019
122 CE Pontal de Maceió Fortim 28/09/2019
123 PI Praia Peito de Moça Luís Correia 30/09/2019
124 PI Praia do Coqueiro Luís Correia 30/09/2019
125 PI Atalaia Luis Correia 30/09/2019
126 PI Pedra do Sal Parnaíba 30/09/2019
127 PI Luís Correia Luís Correia 30/09/2019
128 PB Praia do Amor Conde 30/09/2019
129 BA Santo Antônio Mata de São João 01/10/2019
130 AL Piaçabuçu Piaçabuçu 01/10/2019
131 CE Lagoinha Paraipaba 01/10/2019
132 SE Atalaia Aracajú 02/10/2019
133 SE Mosqueiro Aracajú 02/10/2019
134 SE Caueira Estância 03/10/2019
135 BA Sítio do Conde Conde 04/10/2019
136 BA Mangue Seco Jandaíra 04/10/2019
137 BA Jandaíra Jandaíra 04/10/2019
138 AL Piaçabuçu Piaçabuçu 05/10/2019
139 BA Itariri Conde 05/10/2019
140 BA Jandaíra Jandaíra 05/10/2019
141 BA Conde Conde 05/10/2019
142 SE Estância Estância 05/10/2019
143 BA Baixio Esplanada 07/10/2019
144 BA Foz do Rio Subauma Esplanada 07/10/2019
145 BA Foz do Rio Inhampube Esplanada 07/10/2019
146 BA Mamucabo Esplanada 07/10/2019
147 BA Praia do Forte Mata de São João 08/10/2019
148 AL Foz do Rio São Francisco Piaçabuçu 09/10/2019
149 SE Foz do Rio São Francisco Brejo Grande 09/10/2019
150 BA Porto de Sauípe Entre Rios 09/10/2019
151 BA Guarajuba Camaçari 09/10/2019
152 BA Guarajuba Camaçari 09/10/2019
153 BA Arembepe Camaçari 10/10/2019
154 BA Imbassaí Mata de São João 10/10/2019
155 MA Ilha Caçacueira – Resex de Cururupu Cururupu 10/10/2019
156 BA Massarandupió Entre Rios 11/10/2019
157 BA Praia do Artistas Salvador 11/10/2019
158 BA Praia do Corsário Salvador 11/10/2019
159 BA Praia Vilas do Atlântico Lauro de Freitas 11/10/2019
160 AL Coruripe Coruripe 12/10/2019
161 SE Mangue Estância 12/10/2019
162 SE Mangue Estância 12/10/2019
163 AL Ilha da Croa Barra do Santo Antonio 13/10/2019
164 AL Barra do Santo Antonio Barra do Santo Antonio 13/10/2019
165 AL Barra do Santo Antonio Barra do Santo Antonio 13/10/2019
166 AL Ponta da Barra Marechal Deodoro 13/10/2019
167 BA Rio Pojuca Mata de São João 13/10/2019
168 CE Quixaba Aracati 14/10/2019
169 CE Caponga Cascavel 14/10/2019
170 AL Barreira do Boqueirão Japaratinga 14/10/2019
171 BA Mangue Seco Jandaíra 14/10/2019
172 SE Praia de Aruanã Aracajú 15/10/2019
173 AL Barra Grande Maragogi 16/10/2019
174 AL Pedra do Sal Salvador 16/10/2019
175 AL Ponta do Mangue Maragogi 16/10/2019
176 AL Ponta do Mangue Maragogi 16/10/2019
177 AL Praia do Antunes Maragogi 16/10/2019
178 SE Mosqueiro Aracajú 16/10/2019
179 BA Pituba Salvador 16/10/2019
180 AL Praia de Japaratinga Japaratinga 16/10/2019
181 SE Coroa do Meio Aracajú 16/10/2019
182 AL Praia de Japaratinga Japaratinga 16/10/2019
183 BA Praia Jardim dos Namorados Salvador 16/10/2019
184 BA Jardim de Alah Salvador 16/10/2019
185 BA Amaralina Salvador 17/10/2019
186 SE Mangue Itaporanga D’ajuda 17/10/2019
187 BA Rio Vermelho Salvador 17/10/2019
188 BA Praia da Paciência Salvador 17/10/2019
189 BA Vera Cruz Vera Cruz 17/10/2019
190 AL Barra Grande Maragogi 17/10/2019
191 AL Peroba Maragogi 18/10/2019
192 PE Ponta das Ilhotas Tamandaré 18/10/2019
193 BA Bom Despacho Itaparica 18/10/2019
194 BA Jauá Camaçari 18/10/2019
195 BA Gameleira-Barra Sirinhaém Sirinhaém 18/10/2019
196 BA Barra Grande Maraú 18/10/2019
197 BA Ondina Salvador 19/10/2019
198 BA Barra Grande Itaparica 19/10/2019
199 BA Itacaré Itacaré 19/10/2019
200 PE Ilha de Santo Aleixo Sirinhaém 19/10/2019

 

FONTES: G1 e HARDCORE.

Comentários

Galerias | Mais Galerias