#competição #comunidade #surf 
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil por Swell Eventos

Circuitos de Base e sua importância

Matheus Navarro, Greg Cordeiro e Álvaro Bacana sabem disso, e nos contam o que representou os Circuitos de Base na carreira deles, assim como a importância de patrocinadores para atuarem profissionalmente no esporte.

Previsão Surfguru de águas rasas para a Praia Mole - SC

Neste próximo final de semana, dias 05 e 06 de outubro, será realizada na praia Mole (Florianópolis/SC) a terceira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2019, um dos maiores Circuitos de Base do Brasil, que somará pontos também para o Circuito SC TOUR da FECASURF (primeira etapa). O evento terá transmissão ao vivo pelo site da Surfpro (www.surfpro.com.br) e pelo site da Rádio Rebeldia FM (www.rebeldiafm.com.br).

A quarta e última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano está agendada para os dias 7 e 8 de dezembro, no litoral sul catarinense. Neste evento será definido o Campeão da Categoria Júnior Masculina, que ganhará umas férias no barco da Sibon Charters, na Indonésia (Ilhas Mentawais).

Qual é a importância dos Circuitos Amadores de Base?

Para Greg Cordeiro, “a Categoria de Base é essencial para os Atletas Amadores, pois nesses momentos já inicia o aprendizado, não só técnico, mas principalmente emocional. Estes eventos proporcionam ao Atleta um envolvimento com o mundo do surfe, e isso faz com que haja evolução. O Circuito Surf Talentos Oceano é importante para formar não só Atletas, mas pessoas envolvidas e comprometidas com a natureza e com o surfe”.

Matheus Navarro concorda com o Greg, ao enxergar a função de desenvolvimento e preparação nos Circuitos de Base, ao falar que “o Circuito de Base é fundamental para o desenvolvimento do Atleta, para pegar um ritmo de competição e se preparar para o que vem pela frente, para quem quiser seguir nesta carreira. Para seguir a carreira Profissional, é importante ter esta base do Circuito Amador”.

Álvaro Bacana já é um Atleta Master, com muita vivência e experiência no mundo do surfe Profissional: “Acompanho o trabalho do Surf Talentos há todos estes anos e vejo uma evolução muito grande no Circuito. Molecada vindo com 8, 9, 10, 11, 12 anos arrebentando já, sabendo o que querem e com muito incentivo dos pais. Então este Circuito é primordial para o crescimento do surfe em Santa Catarina, para eles brilharem e alcançarem o seu espaço no surfe do Brasil e do Mundo”.

“Os Circuitos de Base são muito importantes também para o Atleta ter um patrocínio, para ter uma base e uma segurança para poder viajar tranquilo e focar no que realmente importa, que é surfar, treinar, e não ficar preocupado com outras coisas. É fundamental ter um patrocínio para conseguir viver disso”, finaliza Matheus Navarro, um dos destaques do Circuito Mundial QS em 2019.

O que representa um patrocínio para o atleta?

“A Oceano Surfwear sempre foi fundamental no desenvolvimento do meu surfe e da minha carreira. Desde pequeno eu participo dos eventos patrocinados por eles. Hoje, sou Surfista Profissional, patrocinado pela Oceano. Depois de eu ter passado por todo este processo de base, fechamos um patrocínio e agora eu estou viajando pelo WQS, o mundo inteiro competindo”, conta Matheus Navarro.

Greg Cordeiro está na Equipe da Oceano Surfwear a mais de 20 anos, e complementa dizendo que “o meu Patrocinador foi a minha base, é a estrutura da minha carreira, pois incentiva e valoriza não só o Atleta, mas o ser humano. São mais de 20 anos de parceria. Tenho orgulho de representar a Oceano Surfwear. Só tenho a agradecer”.

Greg tem mais de 30 anos de idade, e vem representado a Oceano Surfwear também no mundo do Surfe de Ondas Grandes, uma modalidade relativamente nova no Brasil. Sobre isso, ele confessa que: “me considero um Big Rider, mas ainda não sou um Atleta Big Rider, tenho muito a aprender nessa categoria, que vai além de técnicas”. Desta maneira, fica nítido que com um bom Patrocinador, a carreira de um bom Atleta pode se prolongar por muitos anos dentro do surfe competitivo e no freesurf.

Inscrições e Categorias

A competição somará pontos para a primeira etapa do Circuito SC TOUR 2019, da FECASURF, então, somadas às tradicionais categorias de base do Circuito Surf Talentos terão as categorias Open e Master. Álvaro Bacana trabalha junto à Swell Eventos no Circuito Surf Talentos, e achou muito boa esta oportunidade para os Atletas das Categorias de Base.

“Muito legal a inserção das categorias Master e Open nesta etapa do Circuito Surf Talentos, fazendo parte do SC TOUR da FECASURF, porque para esta molecada os atletas mais velhos são um espelho para eles, principalmente a categoria Master. Como tem muita gente que já correu o Circuito Mundial, o Circuito Brasileiro, já foi Atleta Profissional e já viveu esta vida, é legal para eles esta troca de experiência, da nova geração com a geração que já passou. Então é muito importante estar junto em um evento deste, só engrandece”, ensina Bacana.

Para saberem mais sobre como se inscrever na competição, contatar diretamente a FECASURF, por meio do email fecasurf@fecasurf.com.br ou pelo telefone (48) 3025-1880. No site da FECASURF já existem algumas informações: https://www.fecasurf.com.br/.

Patrocínio: Oceano Surfwear; Sibon Charters; Skull Surfboards; Banana Wax; Kbral Autocenter. Apresentadores: Mini Kalzone; Prefeitura de Florianópolis. Apoios: Mormaii; Selina Floripa; Studio DoZero; Pousada Vento Forte; Barraco da Mole; Barra Holiday. Realização: Swell Eventos e ASPM (Associação de Surf da Praia Mole). Supervisão: FECASURF.

Comentários

Galerias | Mais Galerias