#competição #meio ambiente #comunidade #educação #cultura #surf 
Laguna - Santa Catarina - Brasil por Swell Eventos

24º Criança Farol Surf agitou litoral lagunense

Foi realizado neste Dia das Crianças a 24º edição do evento filantrópico de surfe competitivo para as crianças residentes no Cabo de Santa Marta, região da Ilha do município de Laguna/SC.

“O objetivo aqui não é formar Atletas, e sim cidadãos do bem! Estamos prestando um serviço para a comunidade, servindo a comunidade, gratuitamente, sem nenhuma intenção além da solidariedade e da paixão! Não é trabalho, é diversão!” exclama Edinho, conhecido como Vovô do Surfe entre as crianças da comunidade.

24º CRIANÇA FAROL SURF

A ação foi realizada na Prainha do Farol de Santa Marta que, mesmo com vento maral, proporcionou boas ondas para a competição, em um lindo dia de sol.

São realizadas três categorias, mistas, isto é, neste evento meninos e meninas disputam a bateria juntos, igualmente. Confira os resultados.

Categoria Gota de Surf (Sub 10 Local):

1° Derek

2º Dhiana

3° Caio

4° Cristian

Categoria Mirim (Sub 16 Local):

1° Kauê

2° Davi

3° Kauan

4° Jorge Luís

Categoria Convidados (Sub 12 Aberto):

1° Pedro

2° Thel

3° Andrei

4° João Ricardo

Destaque do evento:

João Luís

DE ATLETAS PARA ÁRBITROS VOLUNTÁRIOS

Fomentando a filantropia nos surfistas da comunidade, o quadro de Árbitros foi composto por cinco ex-atletas do evento, que tiveram a idade limite da competição ultrapassada. Atualmente eles doam o seu tempo e o seu trabalho para disponibilizar para os mais novos o que eles já tiveram na infância deles, praticando o voluntariado e filantropia, naturalmente, desde cedo.

“DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO, CULTURAL E FILOSÓFICO”

Estas foram as palavras do Vovô do Surfe Edinho, ao descrever alguns dos benefícios da ação na locução do evento. Desenvolvimento artístico, pelas artes do cartaz, troféus, etc, que sempre é feito por Artesões da comunidade, e desta vez contou com o trabalho do Chico da comunidade da Cigana. Cultural, por manter a cultura do surfe na comunidade e, desta vez incorporando a música de Xandi Silva no final do evento. Filosófico, pela parceria que a ACABO possui com a Escola Santa Marta, incentivando o conhecimento e a assiduidade escolar.

“ACABO é cultura, lazer e entretenimento, junto com esporte radical! Incentive o seu filho a praticar esportes radicais!”, sugere Edinho na locução do evento.

Durante a ação as crianças adotaram e revitalizaram, com o apoio da empresa Casa Verde Jardinagem, um canteiro no Calçadão da Prainha, fazendo um paisagismo no espaço público comunitário.

TROFÉU GRATIDÃO

A ACABO instituiu a partir desta edição o Troféu Gratidão, que será destinado a um dos apoiadores mais antigos da ação, que seguem acreditando, apoiando e comparecendo nos eventos desde as primeiras edições.

Nesta primeira edição do Troféu Gratidão, ele foi entregue ao Alberto Santiago, do Restaurante Maré Mansa, que além de apoiar a ação desde a sua primeira edição, ainda realizou voluntariamente uma cobertura fotográfica e a edição de um vídeo oficial, que ficará pronto em breve.

Alberto Santiago é um grande surfista competidor, nativo da comunidade, que estimula muito a sua filha Dhiana a participar dos eventos da ACABO. Dhiana ficou em 2º Lugar na categoria Gota de Surf, superando muitos meninos.

“É muito legal participar. Todos os anos acontecem estes eventos e eu fico feliz com isso. A minha filha também participa. É um evento bom pra comunidade, pois todos os anos as crianças podem ter um ‘algo a mais’ para fazer, uma dedicação no surfe”, diz Alberto. “É legal ver a criançada se dedicando no surfe e a gente podendo ajudar. Na minha época era tudo muito difícil, e hoje com a ajuda da ACABO está ficando mais fácil”, finaliza o detentor do Troféu Gratidão da 24ª etapa.

AULÃO DE SURFE

Devido à imprevistos, a ação do Aulão de Surfe com a limpeza de praia foi adiada para o próximo sábado, dia 19 de outubro. A ação está sendo oferecida pelo Campo de Surf da Cigana.

GRUPO DE VOLUNTÁRIOS - ACABO

A ACABO (Ação no Cabo de Santa Marta) é um grupo de voluntários que realiza campeonatos de surfe filantrópicos e totalmente gratuitos para as crianças residentes no Cabo de Santa Marta, município de Laguna/SC.

Os eventos são independentes de qualquer tipo de apoio da Gestão Pública (políticos), por filosofia do Fundador, sendo realizado apenas com o voluntariado do grupo e com o apoio do comércio regional, que abraçou o evento.

Este foi o 24° evento, que acontece sempre no Dia das Crianças (12 de Outubro) e no feriado de Páscoa. São mais de 12 anos organizando o evento, junto à comunidade do Farol de Santa Marta, que é carente em termos de apoio público à cultura e aos esportes. É sempre um grande acontecimento na comunidade, e envolve as crianças, pais, mães, amigos e também os turistas que estão de passagem.

A UNIÃO FAZ A FORÇA PARA O BEM DA COMUNIDADE!

Patrocinam o evento: Session Store; Opulence; Lojas Recanto; By Chelo Surf Skate; Santa Marta Surf Skate Shop; Rise Up Wax; Mercado Cardosão; Supermercado Belo Horizonte; Panificadora Eva; Baiuka Pousada e Restaurante; Pousada Vento & Cia; Cardoso Surf Camping e Pousada; Eskimó Sorvetes; Cadorin Empreendimentos; Influx English School; Grud Comunicação Visual; Pousada Swell Bangalôs; Casa no Farol.

Apoiam o evento: RLJ Soluções Ambientais; Swell Eventos; Lanchonete Santa Marta; Pousada Vida Farol; Megatron Monitoramento 24hs; Farmácia Santa Marta; Nandi Materiais de Construção; Restaurante Nativos; Campo de Surf da Cigana; Restaurante Maré Mansa; Floricultura João Patinhas; Farol Virtual; Tribo Bar.

Realização: ACABO, em parceria com a Escola E. E. B. Santa Marta.

Fotos: Alberto Santiago, Allander Silva e Reinaldo Jaeger

Comentários

Galerias | Mais Galerias