#competição #surf 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil por João José Macedo

Thiago Villar vence em Itacoatiara

A segunda etapa do Circuito ASN 2019, apresentada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foi um show de surf no Costão de Itacoatiara.

No primeiro dia de competição o mar amanheceu com ondas de 1,5m no canto da pedra e foi perdendo força ao longo do dia. De tarde o vento terral entrou forte e deixou as ondas muito bonitas. Neste dia entraram na água apenas as categorias Open, Master e Kahuna.

O domingo foi mais um dia de sol, praia cheia e boas ondas no Costão. O mar perdeu força em relação ao sábado e ficou com ondas bem definidas. De tarde a maré encheu e os competidores preferiram surfar um pouco mais para o meio da praia.

OPEN

A decisão da categoria Open foi muito equilibrada entre todos os quatro finalistas. O niteroiense Thiago Villar fez uma boa escolha de ondas e conseguiu encaixar fortes manobras na vala em frente ao palanque para faturar o título. Ele faturou uma bolsa de um mês de treinamento funcional na Mombak Fit. Pedro Amorim acertou uma boa batida e por pouco não conseguiu a virada. Thomas Smith permaneceu muito ativo durante toda a final, arriscou bastante e terminou em terceiro. Ben Borges encontrou uma esquerda manobrada até a areia, mas ficou precisando de outra onda com mais potencial, terminando em quarto. Floriano Pinheiro parou na semifinal na quinta colocação. Ele manteve a liderança no ranking, soma 1656 pontos e vai para a terceira etapa com vantagem na disputa pelo prêmio de 10 dias de hospedagem no Hidden Bay Resort Mentawai.

MASTER

O carioca Milton Morbeck se mudou recentemente para Saquarema, voltou a competir em um evento da ASN e foi o campeão da Master. Acompanhado de toda sua família, ele se emocionou com a conquista e no pódio dedicou a vitória ao saudoso presidente Renato Mundongo. Bernard Broitman conhece bem as ondas de Itacoatiara e acertou fortes batidas de backside para garantir o segundo lugar. Agora lidera o ranking com 1800 pontos e a corrida pela passagem para o Peru oferecida pela Nusatur e também a sessão de tow-in com a Water Life Resgate. Luiz Menezes ficou em terceiro e Rafael Mignani finalizou em quarto.

KAHUNA

Rafael Mignani é um dos mais consistentes e competitivos surfistas da cidade. Acertou duas batidas no crítico de uma esquerda e garantiu a vitória na Kahuna. O carioca Luiz Menezes também participou da final nas duas categorias que disputou e desta vez ficou em segundo. Com esse resultado Luiz soma 1900 pontos e assumiu o primeiro posto no ranking. Marcelo Bonvini foi o terceiro e Beto Giardino completou a decisão na quarta colocação.

GRAND KAHUNA

A Grand Kahuna é muito mais do que uma competição, é uma grande confraternização e reencontro entre uma geração que já foi referência no esporte dentro e fora da cidade de Niterói. Marco Brandão acertou boas manobras nas ondas para a direita e subiu no lugar mais alto do pódio. Alfredo Simon ficou em segundo e agora está empatado com Brandão no ranking, com ambos somando 1900 pontos. Dudu de Melo é outro que representou Niterói nas competições fora da cidade, também voltou a participar dos eventos da ASN com a criação da Grand Kahuna e ficou em terceiro. André Magrita, que foi campeão do circuito no ano passado, ficou em quarto nesta etapa.

JUNIOR

O carioca Pedro Amorim rasgou com força e encontrou um tubinho em uma esquerda para assumir a liderança até o término da decisão da Junior. Com isso ele ganhou uma prancha e um curso de shape com a BoardLabs. Caio Knappi surfou boas esquerdas e garantiu o segundo lugar. Diego Brígido também se esforçou bastante e mesmo em terceiro podia conseguir a nota da virada a qualquer momento. Vitor Brígido terminou em na quarta colocação, e manteve a liderança no ranking com 1729 pontos.

MIRIM

O local do Recreio dos Bandeirantes, Diego Brígido, começou bem a bateria final da Mirim, mas precisava de uma segunda boa nota, até encontrar uma esquerda da série e acertar duas fortes batidas para conquistar o título da etapa. Com 1900 pontos assumiu a ponta no ranking. Yan Feder surfou com força e fluidez durante toda bateria, e completou a dobradinha carioca na segunda colocação. Caio Knappi e Pedro Henrique Canero terminaram, respectivamente, em terceiro e quarto.

Depois da conclusão de mais um evento com boas ondas e em clima de confraternização entre todos, agora a Associação de Surfe de Niterói se concentrará na realização da segunda etapa do Circuito ASN Puro Suco Nova Geração 2019, que está agendado para os dias 28 ou 29 de setembro no Canal de Itaipu.

​O Circuito ASN 2019 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, Lanchonete Puro Suco, Hidden Bay Resort Mentawai, Pena, Nusatur, Tunel Crew, Mombak Fit, Water Life Resgate, Millennium Foam, Board Labs, André Cebola Shaper, Black Design e Pranchas Bou.

Comentários

Galerias | Mais Galerias