#competição #comunidade #picos #surf 
Aracruz - Espírito Santo - Brasil por Jhony Santos

Sucesso no 3º Campeonato Local De Surf do Xangão

A realização do campeonato Local de Surfe do Xangão, em Aracruz - ES, surgiu da ideia de promover o esporte no município de Aracruz.

Agindo em prol da união dos vários atletas amadores do município, que como amantes incondicionais do surfe, adotaram a prática do surf como estilo de vida, com a visão da saúde que este esporte proporciona.

Decidimos realizar um evento que valorizasse este cidadão aracruzense, proporcionando uma oportunidade de competição a estes atletas que se dividem entre o trabalho, o sustento da família e a prática do esporte, em plenas madrugadas, em nome dessa paixão que é o surfe.

Este fomento do esporte deu-se também especialmente em prol das novas gerações. Uma vez que apesar da excelente qualidade das ondas do município, as nossas bancadas de surfe não propiciam as condições mais favoráveis para a motivação dos atletas iniciantes e do público feminino. Tendo em vista que nossas ondas quebram em bancadas de coral que distam de pelo menos 1.200 metros da areia. Ou seja, uma remada de longa distância, que somente os já apaixonados pelo esporte, se aventuram em realizá-la. Isto independente de frio, sol, chuva ou até mesmo antes do sol nascer.

Prova disso, que já prevíamos a participação de apenas 8 atletas da categoria Junior contra mais de 24 da categoria master para maiores de 35 anos. Ao todo nosso evento contou com 64 atletas inscritos, divididos nas categorias:

Local Barra do Sahy, Local Sede (somente atletas da sede do município que fica a 27 km da praia), Local Master, Local Regional, Local Júnior e Local Feminino (esta como apresentação).

Outro ponto fundamental observado pela comissão organizadora, ainda em virtude dessa dificuldade de logística, é que há 28 anos não se realizava um campeonato amador em nossa região. Sendo o último realizado em 1991 em praia dos padres.

A logística do pico do xangão exige uma estrutura mínima de custo bastante elevado para a realização de um campeonato de surf. Compreendendo em uma embarcação de grande porte para posicionamento dos juízes próximo as ondas, em uma embarcação veloz para translado dos atletas, em um sistema de filmagem e transmissão de vídeo ao vivo na praia, etc...

Custos estes que não são comuns em outras praias de ondas próximas da areia. E foi toda essa dificuldade, que nos fez empenharmos numa grande dedicação em busca de um projeto bem planejado, que se viabilizasse financeiramente com o apoio das indústrias da região.

Após alguns “não” e outros “talvez”, decidimos apostar nossas fichas nos comerciantes locais, na Lip Surf shop e nas empresas SA ambiental, Bioenv e Peroá Offshore. Sendo que estas, e os comerciantes locais em peso, abraçaram a ideia depositaram confiança no nosso trabalho.

Como conclusão, alcançamos o sucesso do evento, o nosso Campeonato Local de Surf do Xangao, que está em sua 3ª ediçao, movimentou a comunidade da Barra do Sahy e adjacências e contou com adesão do público que superou nossas expectativas. O publico presente na praia pôde desfrutar de um entretenimento saudável e muito alegre.

Um campeonato de surf com rica premiação, raramente visto em eventos amadores, composta de 5 pranchas de surfe Renato Larica e vários outros brindes. Enfim, missão cumprida, de uma equipe de surfistas locais, que se reuniu numa comissão organizadora com o objetivo comum de nos doarmos em prol do esporte que amamos e quem sabe fazer historia numa nova fase do surfe aracruzense.

Comentários

Galerias | Mais Galerias