#competição #surf 
Paranaguá - Paraná - Brasil por ASPAR

Péricles Dimitri vence no Eco Ilha Pro Surf 2019

Mais uma vez a Ilha do Mel, no litoral paranaense, foi palco de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Surf Profissional, o Abrasp Tour 2019 e outra vez um surfista paranaense levou o caneco.

Péricles Dimitri não deu chances para seus adversários e faturou o Eco Ilha Pro Surf apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos. Esta foi a segunda etapa do Abrasp Tour 2019 realizada pela Associação de Surf de Paranaguá, Aspar Surf.

O campeonato aconteceu no último fim de semana com altas ondas e um ótimo público que pode acompanhar a elite do surf brasileiro dando um show nas ondas da praia de Fora. O Eco Ilha Pro Surf 2019 evento com status 4A, reuniu atletas de nove estados e distribuiu R$ 30.000 em premiação.

A primeira fase do evento foi muito disputadas e os competidores tiveram que mostrar suas melhores manobras para passarem suas baterias. O Paulista Felipe Oliveira fez a melhor a melhor onda do primeiro dia de competição ao surfar uma direita com boas manobras e arrancar 7,70 dos juízes e o Potiguar Israel Junior fez a melhor média do sábado com 14,04.

O segundo dia do campeonato começou com o Mutirão de Limpeza que envolveu todos que estavam na praia. A limpeza foi organizada pelos funcionários da Cattalini Terminas Marítimos que contaram com os voluntários das ONG’S Route, Parceiros do Mar e Amigos das Patas. Após o mutirão os voluntários participaram de uma aula de yoga para relaxar.

Já na água, o bicho pegou com as quartas de final, na primeira bateria o paranaense João Marcos não deu chances para seus adversários e somou 14.37 pontos. O líder do circuito brasileiro, Igor Moraes garantiu a sua vaga na semifinal, na última onda de sua bateria. Com a onda salvadora o paulista eliminou o local da Ilha do Mel, Kainan Meira. Na terceira bateria Péricles Dimitri fez uma bateria eletrizante virando nos últimos minutos em cima de José Eduardo (RJ).

A semifinal começou pegando fogo, com o líder do circuito Igor Moraes e Péricles Dimitri passando para a final e na segunda bateria da semifinal o paraense e ex top mundial Jihad Khodr e Dunga Neto deram um show também se garantiram na final.

A última bateria do Eco Ilha Surf Pro 2019 apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos, começou com o paranaense, Péricles Dimitri dominou o pico e conquistou as melhores notas para ficar com o título, Jihad Khodr ficou em segundo, seguido do líder do Abrasp Tour 2019, Igor Moraes e em quarto Dunga Neto. 

“Tivemos uma estrutura muito boa para o público e para os atletas. A ação de limpeza da praia também foi essencial, porque mostra nossa preocupação com o meio ambiente. Fiquei muito feliz com o resultado alcançado”, disse Péricles Dimitri.

O representante da Abrasp, Pedro Falcão destacou que o Paraná se destaca no cenário nacional do surf, graças ao apoio que o esporte recebe no estado. “As pessoas estão confiando nos eventos realizados no litoral do Paraná e os atletas sabem que aqui vão encontrar boas ondas, com ótimo receptivo. Acredito ser muito importante essa parceria que ASPAR fechou com a empresa Cattalini Terminais Marítimos, porque é uma empresa que entende que o nosso conceito vai além do esporte e agrega valores sociais e ambientais aos jovens. E acredito que o ano que vem estejamos novamente aqui”, declarou Falcão.

O campeonato foi promovido pela Associação de Surf de Paranaguá (Aspar), teve a supervisão da Federação Paranaense de Surf – FPS, e também contou com a supervisão da Associação de Brasileira de Surf Profissional – Abrasp, com patrocínio da Cattalini Terminais Marítimos, Prefeitura de Paranaguá, Paraná Turismo e Governo do Paraná.

“O sucesso do evento aconteceu graças à união de todos: poder público, iniciativa privada e os surfistas. Agradecemos a Aspar e à Prefeitura porque, juntos, conseguimos realizar esse campeonato e, ao mesmo tempo, incentivar o esporte e a conscientização ambiental”, destacou o gerente da Cattalini, Fábio Martins Jorge.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, frisou a importância de eventos, realizados fora da temporada de verão. “Acreditamos que iniciativas como essa são importantes para fomentar o turismo e o comércio local e incentivamos que novas parcerias sejam feitas para valorizarmos ainda mais o nosso litoral”, salientou.

Estrutura e Desenvolvimento

O presidente da Aspar e Vice Presidente da FPS Federação Paranaense de Surf, Osmar Soares afirmou que desde o início desse ano, a associação trabalha no desenvolvimento do calendário dos eventos. “Começamos em maio com o Eco Surf Treino junto com ação de meio ambiente, na praia do Mar de Fora, de Encantadas, que não recebia eventos a mais de 18 anos”, lembrou Soares.

"Em julho realizamos o Ilha do Mel Open Amador de Surf, primeira etapa do Circuito Paranaense. Agora tivemos a oportunidade de realizar mais uma etapa do Abrasp Tour 2019, que só veio para consolidar nosso trabalho”. ressaltou Soares que ainda falou da importância da empresa Cattalini Terminais Marítimos nos campeonatos e nas ações ambientais e também os parceiros da ASPAR como a Woodcutter que fez os troféus do eventos com madeiras de demolição. Foi um show ver muita alegria em todos presentes nessa etapa.

O Diretor Executivo ASPAR, o Sr. Alessandro do Rosário agradece o Sr. Fabio Martins Jorge diretor da Cattalini pela credibilidade nas ações e eventos da ASPAR, o Prefeito Marcelo Roque e também ao Governador do Estado do Paraná Ratinho Junior. E já nos informou que virão novidades para 2020 para o Surf do Paraná.

Comentários

Galerias | Mais Galerias