#competição #surf #longboard #stand-up 
Guarujá - São Paulo - Brasil por Fábio Maradei

Decisão do Guarujá Open de Surf 2019 começa no Tombo

A 2ª e decisiva etapa que definirá os campeões do Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019 começa nesta sexta-feira (13), na Praia do Tombo, reunindo mais de 160 atletas, divididos em 12 categorias.

Previsão Surfguru de águas rasas para a Praia do Tombo - SP

A competição foi aberta às 8 horas, com a disputa da pro-am, que garante um prêmio de R$ 800,00 ao vencedor, oferecido pela Fu Wax. Também entram no mar nesse primeiro dia a júnior (sub18), mirim (sub16) e iniciante (sub14).

Na mirim e na iniciante, os finalistas já serão definidos na sexta-feira, enquanto que na pro-am e na júnior, as semifinais serão realizadas no sábado logo cedo. O segundo dia contará com a longboard, a estreante (sub12), a feminina, a petit (sub10), a sub8, a master (35+), o SUP surf e a atração Surf Trip Air Show, uma bateria sem regras, valendo o melhor aéreo, com R$ 200,00 oferecidos pela Surf Trip ao autor da melhor manobra.

Já no domingo, o evento recomeça com a legends (45+), às 8h, e as finais serão realizadas das 11 às 15h. Na sequência, será a vez dos novos campeões municipais da pro-am, júnior, mirim, master, legends e longboard entrarem no mar para a definição do supercampeão, uma tradição do Circuito, realizada desde 2002. “Esse é um título extra, para valorizar ainda mais o melhor atleta da temporada. Com certeza, será uma disputa acirrada, pelo nível técnico”, afirma o presidente da Associação de Surf de Guarujá, Ademir Silva.

Surfistas experientes estão confirmados na competição, como Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro e ex-integrante do CT, Amaro Matos, Marcelinho do Tombo, Rodrigo Mulinha, todos com títulos nos pranchões. A nova geração também está confirmada e tem Gabriel André, Luan Hanada, Luiz Juquinha, Pedro Pupo, Samuel Alves e Ryan Araújo como principais representantes da Cidade. Outros destaques são Júnior Siqueira e Giovane Pontes.

FORA DO MAR – Além do show de surf nas ondas, o Rip Curl Guarujá Open terá importantes ações socioambientais na areia. Estão programadas brincadeiras para os atletas, a conscientização do Setembro Amarelo, campanha de conscientização de prevenção ao suicídio, com palestra sobre depressão no sábado, às 16h, com Ezequiel José de Lima, junto ao palanque, e também limpeza da praia. “São iniciativas para que todos estejam engajados e acreditamos que temos de colaborar divulgando e promovendo esses trabalhos no Circuito”, destaca Ademir Silva.

Outro momento especial será a homenagem ao pioneiro Udo Fraz Sander Júnior, pela sua trajetória no desenvolvimento da modalidade. O reconhecimento será feito durante a premiação, no domingo. “Teremos três dias de muito surf, conscientização, defesa do meio ambiente e integração. Já quero agradecer a Rip Curl, pela parceria de 11 anos no Circuito, e o apoio da Prefeitura, com o prefeito Válter Sulman, e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, através do secretário Renato Pietrapaolo e do secretário adjunto de Esporte e Lazer, José Roberto Galvão, que sempre apoiaram o surf”, ressalta o presidente da ASG.

“Guarujá é uma cidade que tem o surf como destaque, hoje com três atletas no CT, o Adriano de Souza, o Jessé Mendes e o Caio Ibelli, o Rodrigo Koxa, recordista da maior onda já surfada no Mundo, e o Luiz Diniz, o Bolinha, bicampeão mundial de SUP Surf e que acaba de vencer etapa do Mundial em Nova Iorque”, finaliza Ademir.

O Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019 é uma realização da Associação de Surf de Guarujá (ASG), em parceria com a Federação Paulista de Surf e Prefeitura de Guarujá, por meio da Sedel (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer). Apoios de Surf Trip, Ciasurf Surf Club, Rip Wave Surfboards, C-Four Shaper Supply, Secretaria Municipal de Turismo, Parakolo Pousada Canto do Forte, Gellate, CT Lugar ao Sol, Tidbit Alimentos Liofilizados, Fuwax, Hardcore, Colégio Don Domênico, Redfever Cross Fit, Hortifruti e Pastelaria Guarujá, Águas Cristal Litoral e FMA Notícias.

 

Comentários

Galerias | Mais Galerias