#competição #surf #longboard #stand-up 
São Sebastião - São Paulo - Brasil por Nancy Geringer

Thiago Meneses larga na frente em Maresias

Os paulistanos superaram ondas fortes de até 2 metros, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), para definir os campeões da etapa de abertura da 18ª temporada do circuito Surf Trip SP Contest, evento exclusivo para atletas capital e Grande São Paulo.

O domingo foi marcado por confrontos acirrados, com os competidores revezando-se na primeira posição em praticamente todas as disputas. Principal categoria do circuito, a Open mostrou bem o alto-nível do campeonato. Campeão em 2017, Thiago Meneses garantiu a vitória nos instantes finais ao virar a disputa em cima dos adversários.

Na segunda posição ficou o experiente Pedro Oliveira, com Pedro Regatieri em terceiro e Felipe Pujol na quarta posição. “Consegui achar ondas boas, com bastante tamanho e botar pressão no surf. Sabia que as condições não estavam fáceis e foquei em pegar duas ondas e não cair. O evento vai entrar para história com altas ondas e como uma bela homenagem ao nosso amigo Dadá Nascimento”, diz Meneses.

Entre os masters, Pedro Regatieri superou os concorrentes para garantir a vitória. Em segundo ficou Ricardo Saheli, em terceiro Pedro Oliveira e em quarto Marco Tuba. “O mar estava grande e pesado e minha estratégia foi a de pegar uma onda, fazer uma excelente manobra e voltar o mais rápido possível para o outside. Consegui na Master, foi uma pena que na Open não consegui varar o mar novamente. Faltou o gás. Mas, é isso. Disputo esse circuito há 18 anos e queria muito estar aqui para homenagear o Dada”, ressalta Regatieri.

Na Grand Master, Marco Tuba mostrou disposição e assegurou a primeira colocação para defender o título da categoria. Destaque também para Ricardo Saheli, em sua segunda final com a vice colocação. Na terceira posição ficou Freddy Jacob e em quarto Paulo Meneses. “A cada ano o circuito fica mais difícil, com mais competidores de excelente nível. Então, conseguir uma vitória em condições pesadas é muito recompensador”, diz Tuba.

Na Júnior, Rafael Pierro surpreendeu os adversários, deixando o atual campeão do circuito, Leonardo Romano em segundo. Pedro Simonsen foi o terceiro e Martin Schultz o quarto colocado.

No Longboard, Eduardo Domingues, campeão em 2011, pegou uma onda salvadora nos instantes finais e saiu da água sem saber o resultado da disputa. O clima de mistério tomou conta até serem computadas as notas de todos os participantes, e aí foi anunciado o campeão. Vencedor da temporada 2018, Fabio Amicci ficou em segundo; com Fabio Bacalhau, que quebrou uma prancha na final (a segunda no evento), em terceiro e Glebson Siqueira foi o quarto colocado. “Meu objetivo era homenagear o Dadá com a vitória e eu consegui. O mar está bem difícil e forte, com bastante correnteza. Foi uma bateria muito disputada e consegui virar no finalzinho. Estou muito feliz”, destaca.

Sobrou atitude também para as garotas, que botaram pra baixo sem medo. Com uma nota 6.83, Luna Rebello levou a melhor deixando Nathalia Araujo, autora de um drop insano, em segundo. Vencedora da temporada 2018, Yohanna Sarandini não acertou o posicionamento no mar e acabou em terceiro.

Bruno Rodrigues ficou com o título do SUP. Na Open local a vitória foi para Caio Costa, com Phelippe Neves em segundo, Lucca Cassemiro em terceiro e Lucas Dantas em quarto lugar.

Agito na areia – Além da competição, que reuniu cerca de 100 atletas, diversas atrações movimentaram o público. As marcas apoiadoras do evento HD, O'Neill e Starter sortearam brindes para a galera. O evento contou ainda com massagem para atletas e público e Espaço Kids com atividades gratuitas programadas durante todo fim de semana.

A temporada homenageia Eduardo do Nascimento Santos, criador e fundador da Associação de Surf da Grande São Paulo em 2002, e idealizador do SP Contest. Falecido em fevereiro passado, aos 55 anos, em decorrência de um tumor agressivo, a temporada celebra a memória deste paulistano que fez a diferença no cenário do surf, promovendo mais de 150 provas de surf e skate, homenagens a ícones do esporte e revelando atletas ao atuar também como vice-presidente da Federação Paulista de Surf.A próxima etapa acontece em outubro em Guarujá. 

Com apresentação da HD e O’Neill, a 18ª edição do Circuito SP Contest conta com patrocínio da Surf Trip, KYW e Super Tubes. Apoio: Prefeitura Municipal de São Sebastião. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf.

Open

1 Thiago Meneses

2 Pedro Oliveira

3 Pedro Regatieri

4 Felipe Pujol

Master

1 Pedro Regatieri

2 Ricardo Saheli

3 Pedro Oliveira

4 Marco Tuba

Grand Master

1 Marco Tuba

2 Ricardo Saheli

3 Freddy Jacob

4 Paulo Meneses

Junior

1 Rafael Pierro

2 Leonardo Romano

3 Pedro Simonsen

4 Martin Schultz

Longboard

1 Eduardo Domingues

2 Fabio Amicci

3 Fabio Bacalhau

4 Glebson Siqueira

Feminino

1 Luna Rebello

2 Nathalia Araujo

3 Yohanna Sarandini

Open Local

1 Caio Costa

2 Phelippe Neves

3 Lucca CAssemiro

4 Lucas Dantas

Comentários

Galerias | Mais Galerias