#previsão #ciência #comunidade #educação #saúde #cultura 
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Curso de Florianópolis na Map Técnica foi um sucesso

Mais de cinco horas de muita informação sofre equipamentos, performance, consertos de pranchas e previsão de ondas e ventos.

Assim foi o curso de Previsão de Ondas e Ventos SurfGuru Brasil que aconteceu sábado, no auditório da Map Técnica, em Florianópolis. Último curso realizado na região Sul, agora a caravana do SurfGuru parte para o Sudeste.

O evento começou com o Arthur Philippi, criador da Map Técnica, falar sobre o que pode ser mudado no surf com a aplicação das técnicas corretas. Todos os esportes tem suas teorias e desenvolvimento antes da prática propriamente dita. E no surf não é diferente. “Você não vê um lutador de MMA treinar, sem um técnico que desenvolva suas habilidades e mostre a técnica, e já entrar no ringue para disputar um campeonato”, explicou Arthur.

Na sequência foi a vez do shaper Rodrigo Silva, da SRS Surf Boards e Channel Island Brasil falar sobre equipamentos. Neste momento, os alunos do curso participaram efetivamente fazendo várias perguntas ao shaper. Desde qual bloco é o melhor até se é possível replicar a prancha mágica. O shaper do campeão mundial Adriano de Souza ainda deu várias dicas aos participantes sobre como escolher a sua prancha. “A prancha que não amassa no primeiro surf eu já coloco pra venda imediatamente”, ressaltou Rodrigo. Isto porque a prancha boa, de acordo com Silva tem que ter maleabilidade e não pode ser muito rígida. “A prancha tem que ter flexibilidade”, finalizou.

Depois foi a vez de Rodrigo Quimikall, da Quimikall Surf Reparos, como é fácil e rápido trabalhar com seu produto para arrumar as pranchas. “Em cinco minutos em um dia de sol sua prancha está consertada”, afirmou Rodrigo. O material desenvolvido por Rodrigo é ideal para pequenos reparos e salva muita surf trip. Os kits da Quimikall são específicos para cada tipo de equipamento. Você tem as opções para poliuretano e para epóxi.

Depois de toda a chuva de informações e perguntas sobre o surf chegou a vez de Sandro Guanais falar sobre os oceanos e os ventos. O curso abordou como as ondas se formam em alto mar até chegar a costa, as pistas de vento, período, direção dos ventos. Em uma parte do curso a meteorologista Cátia Braga mostrou como a baixa e alta pressão influenciam na formação das ondas.

O surfista profissional e top do WT, Marco Polo participou do curso e ficou muito empolgado com o que viu. O profissional lembrou das dificuldades que encontrava ao tentar ler os gráficos de previsões. “Com o curso comecei a entender de uma forma mais clara como analisar as previsões”, falou Marco Polo.

Em um segundo momento curso, Sandro explica como fazer a leitura e entender os gráficos do SurfGuru. Todos aprenderam como identificar as ondulações, o que é swell, o que onda de vaga. Como ver as ondulações cruzadas e também a analisar a previsão através do espectro exclusividade do SurfGuru Pro. Parte exclusiva do site que mostra a previsão com até 15 dias de antecedência do seu pico e também lhe manda alertas sobre sua praia favorita. Todos os participantes do curso receberam uma assinatura de três meses do SurfGuru Pro e uma parafina da Magnet Wax.

Comentários

Galerias | Mais Galerias