#competição #surf 
São Francisco do Sul - Santa Catarina - Brasil por Swell Eventos

Show de surfe e bom exemplo na 1ª etapa do Circuito ADS 2019

Com a previsão de forte tempestade para o domingo, a organização optou por adiantar o início do evento para as 07:00 e realizá-lo somente no sábado, visando garantir a segurança dos atletas e o sucesso do evento.

Com ondas de meio metro e séries maiores, pouco vento e ausência de chuva, a categoria de base brasileira integrada com a local mostrou mais uma vez um surfe de qualidade, oferecendo um show para as pessoas que estavam curtindo o final de semana na Praia da Saudade (Prainha).

O Circuito idealizado pelo Campeão Mundial Adriano de Souza (o Mineirinho) e realizado pela Swell Eventos, reuniu grandes atletas em um ótimo público na praia. Conforme Fred Leite, da Swell Eventos, “este Circuito é inspirador, instiga a competição e uma vontade de vencer muito grande nos atletas, creio que movido pelo envolvimento com o ídolo Adriano de Souza, que é um exemplo de superação e vitória”.

Mais uma vez a associação local de surfe representou muito bem, reforçando a tradição de São Francisco do Sul no surfe competitivo. Conforme o Presidente da ASP (Associação de Surf da Prainha) Leonardo Furmann, “Este evento é de suma importância para as crianças de São Chico e de Santa Catarina como um todo, pois serve de incentivo ao surf de base, principalmente porque o Circuito ADS tem como idealizador um dos maiores ícones do surf mundial (Adriano de Souza), que é uma inspiração para todas elas. Vale ressaltar também o incentivo que vem do poder público, já que a Prefeitura de São Francisco do Sul é uma das Prefeituras de SC que mais apoia o esporte em todas as suas categorias, pois ela vem investindo forte no surf competição, Amador e Profissional”.

Partindo pra ação dentro d`água, a primeira final da competição foi a categoria Local, inserida na competição para valorizar o surfe no município, além fortalecer o trabalho da ASP. Nas quatro primeiras colocações ficaram: Caua Gomes, Emanoel Santos, Patrick Fritz e Tiago Biro. Conforme o Campeão Mundial Adriano de Souza, “essa iniciativa de fazer uma categoria só para locais está incentivando a criançada daqui mesmo à praticar e competir, e o intuito desse campeonato é esse, trazer essa raiz e esse espírito competidor do povo local”.

Voltando para as categorias de base do Circuito, TODOS os Campeões do Circuito ADS de 2018 garantiram as suas vagas nas finais da primeira etapa do Circuito de 2019, confirmando assim o favoritismo pré-estabelecido.

Os primeiros atletas a entrarem na água foram os da categoria Masculina Sub10, onde o paranaense Anuar Chiah (Campeão 2018) se manteve na liderança do Ranking ADS em 2019 também, ao conquistar o 1° lugar, fazer as duas maiores somatórias (18,60 e 15,15 pontos) e fazer as duas maiores notas do evento (9,60 e 9,00). Completando o pódio, os paulistas Kailani Renno e Kalani Robles ficaram com o 2° e 3° lugares, respectivamente, deixando o atleta do sul da Ilha de Florianópolis Yuri Gabriel no 4° lugar.

Na categoria Feminina Sub12 a disputa das primeiras colocações ficou entre duas paranaenses: Luara Mandeli (Campeã 2018) e Gabriely Vasque. Luara não confirmou o favoritismo e perdeu a liderança do ranking para Gabriely, que ficou em 1° lugar. A paulista Natalia Gerena ficou em 3° lugar e a atleta de Garopaba/SC Alexia Leal Monteiro em 4°.

Noah Machado (Campeão 2018) garantiu a liderança no ranking 2019 ao ganhar a categoria Masculina Sub14, deixando o atleta do Rio Grande do Norte Samuel Joquinha com o 2° lugar. O atleta de Balneário Camboriú Antônio Vitorino ficou em 3° e o paranaense Ryan Coelho ficou em 4°.

Na principal categoria Feminina (Sub16) a paulista residente na Guarda do Embaú Pamela Mel (Campeã 2018) também garantiu a manutenção da liderança do ranking ao ganhar a bateria. Na 2° colocação ficou a paulista Kemily Sampaio. Com o 3° lugar ficou a atleta local de São Francisco do Sul Ana Luiza Romão, que fez uma interferência durante a bateria, perdendo a metade da sua segunda nota no somatório final. Em 4° lugar ficou a atleta de Florianópolis Laura Maciel Raupp.

A categoria Masculina Sub16 teve uma final alucinante, muito competitiva, principalmente entre os dois atletas locais Artur Romão (Campeão 2018) e Heitor Muller. Artur Romão confirmou o favoritismo de ser Campeão em 2018 e garantiu o título desta primeira etapa de 2019. Heitor Muller foi o vice-campeão. Em 3° lugar ficou o atleta baiano Kayke Araújo e em 4° ficou o atleta da Barra do Sul Luiz Mendes.

O Circuito é composto por três etapas, espalhadas pelo litoral catarinense. A segunda etapa será realizada no dia 08 e 09 de junho no sul do Estado, e a última etapa nos dias 26 e 27 de outubro em Florianópolis.

Adriano de Souza falou para o público durante a premiação, agradecendo “a cidade e a Prefeitura por receberem os atletas que vieram de tão longe, de diversos estados, para participar do campeonato, agradecendo também à todas as famílias que vieram prestigiar o campeonato e aos atletas locais que permitiram as crianças treinarem”. Mineirinho ainda disse que: “esse campeonato foi feito para vocês, para as crianças, porque a 20 anos atrás eu estava aqui competindo, eu estava aqui subindo nesse pódio, estava aqui em busca de um sonho de me tornar um campeão, de me tornar um surfista profissional, então, graças à deus, à Swell Eventos e à todos os patrocinadores essa conquista e esse campeonato a gente conseguiu colocar de pé”.

O Prefeito Renato Gama Lobo falou na sequência, dizendo que para todos, o Mineirinho é um incentivador do esporte, e que “é um grande prazer receber um atleta de ponta aqui, incentivando a galera, um cara que vem de baixo. (...) Pra mim é uma satisfação muito grande mesmo poder proporcionar isso pra essa galerinha, permitir esse espelho, de ser gente com dignidade e de ser um atleta de ponta”. Renato finalizou dizendo que: “meu muito obrigado às pessoas que gostam da natureza, que respeitam a natureza e amam o surfe!”.

Josenir Breis Pereira (mais conhecido como Ni), proprietário da Pro Ilha Surfboards, um dos patrocinadores do evento, relatou que “nesse mês a Pro Ilha está fazendo 35 anos, é uma batalha que começou em um barracão de madeira e hoje está ai”. Ni agradeceu a todos e falou que, no que depender dele, fará de tudo para seguir patrocinando os eventos.

Além da competição, o evento contou com diversas ações socioambientais. As atividades foram angariadas pelo Núcleo de Meio Ambiente da ASP com o intuito de apresentar para o público as atividades socioambientais desenvolvidas na Ilha de SFS e para a Ilha de SFS. As entidades convidadas foram todas locais: Projeto Toninhas; Projeto Monitoramento das Praias; Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul; Movimento Sumidouro Free; Alesblau Marcenaria Ecológica; Protetora Animal Independente Ceila; campanha municipal de vacinação contra a Febre Amarela. Estas instituições ofereceram exposições, doação de mudas, jogos/brincadeiras, informações, educação ambiental, etc.

O evento ainda contou com um eficiente gerenciamento de resíduos sólidos, com coleta seletiva, bituqueiras e redução de uso de descaráveis por meio de uma parceria da Swell Eventos com a empresa MEU COPO ECO, possibilitando o empréstimo de copos reutilizáveis e ecologicamente adequado para o público. “Aconselho que todos os tipos de eventos utilizem estes copos da empresa MEU COPO ECO e o sistema de gerenciamento sugerido por eles, reduzindo assim o uso de descartáveis e a poluição das nossas praias”, diz o Gestor Ambiental da Swell Eventos, o Biólogo Reinaldo Langer Jaeger.

O evento é Apresentado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, com Patrocínio da HD Hawaiian Dreams; Brazinco; Banana Wax; Pró Ilha Surfboards; Lord Of The Sea. A realização é da Swell Eventos, com supervisão da FECASURF e da ASP (Associação de Surf da Prainha).

Apoiam o evento: Barão Supermercados; Dunas House; Kanto da Pizza; Escola SurfeBem; Deck 66; Pastelaria Enseada; Bar Ta na Onda; Pousada da Ilha; Kbral Centro Automotivo; Restaurante Rei do Frango; Bar do Banana; Navegador Bar; Studio DoZero; Prainha Crew; Pousada Sombrero Verde; Take It Easy.

Texto: Assessoria de Imprensa da Swell Eventos.

Fotos: Marcio David.

Comentários

Galerias | Mais Galerias