#competição #surf 
Garopaba - Santa Catarina - Brasil por João Lopes

Circuito Silverbay 2019 define campeões da 1ª etapa na Ferrugem

Praia cheia e boas ondas marcaram a abertura do Circuito Silverbay de Surf 2019 neste último final de semana em Garopaba (SC).

“É só montar um palanque de campeonato na praia da Ferrugem, que as ondas aparecem!”, comentou o “legend” local Otomar Ribeiro (Neném), durante o último dia de disputas da primeira etapa do Circuito Silverbay 2019. Foi um final de semana com altas ondas e baterias eletrizantes na “Capital do Surf Catarinense”, que mais uma vez ratificou o título recebido pela cidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) em 2003.

Com lotação máxima de 158 atletas divididos em 10 categorias, a competição valeu pontos para a 3ª etapa do Circuito Fecasurf SCQS 6.000. Muitos competidores não conseguiram se inscrever, e tiveram que aguardar a abertura de eventuais vagas na lista de “alternates” do campeonato, que chegou a quase 60 nomes. 

Circuito Silverbay Fecasurf SCQS 6.000 ganha projeção nacional.

Transmissão Webcast do 1º dia do evento:

Personalidades do surf brasileiro que fizeram história no esporte como Everaldo “Pato” Teixeira e o ubatubense Zecão, ambos big ridersde fama internacional, além de Amauri “Piu” Pereira e do potiguar Joca Junior, ex-integrantes do Circuito Mundial do WCT nos anos 90, acompanharam seus filhos ou atletas na competição.

Transmissão Webcast do 2º dia do evento:

Para Joca Junior, o circuito Silverbay é referência no Brasil. “Vim do Rio Grande do Norte acompanhando meu filho (Samuel Joquinha), porque sabemos da qualidade técnica dos atletas do sul. Não é a toa que Santa Catarina é bicampeã brasileira de surf amador por equipes. Gostaria de agradecer a Silverbay e a Fecasurf pela ótima recepção que tivemos nesses dias e pretendemos voltar para as próximas etapas”, declarou Joca.

Quatro campeões foram conhecidos no sábado. A categoria Junior abriu as finais do dia reunindo dois catarinenses, um baiano e um paraibano, que ficou com o título da etapa. Felipe Alves conseguiu a onda salvadora no final virando em cima do catarinense Hedieferson Junior(2º), com o baiano Kayki Araújo (3º) e Tayron da Silva (4º) fechando os números da disputa.

Na sequência, a paranaense Andressa Carvalho dominou a decisão da Feminino Open e levantou o troféu. Kayki Araújo foi pra sua segunda final do dia e venceu a Mirim de virada no final da bateria, em cima de Luiz Mendes. O potiguar Samuel Joquinha (3º) e o catarinense João Vitor Guimarães (4º) completaram o confronto.

Quatro catarinenses disputaram o título Open, no último embate de sábado. Vitória de Ramiro Rubim, que além da primeira posição, estabeleceu a maior nota da competição (8.75). Em segundo ficou Luiz Mendes, com Rodrigo Couto em terceiro e José Luiz Melo em quarto.

O domingo decisivo na Ferrugem definiu as seis categorias restantes, com as ondas mantendo a mesma qualidade do dia anterior. O catarinense Caetano Silveira confirmou a excelente fase que atravessa, e repetiu o resultado da segunda etapa realizada no Santinho, em Floripa. Caetano venceu a categoria Iniciantes Sub14.

O campeão da categoria Petiz Sub10 foi Kailani Renno, filho do “legend” Zecão, veterano big rider dos anos 80. “Estou impressionado com o nível dos atletas e a organização do evento. Parabéns para todos que realizaram esse campeonato. Obrigado pela recepção que tivemos da Fecasurf e da Silverbay”, comentou Zecão, enquanto arrumava as malas para a viagem de volta a Ubatuba(SP).

A categoria Feminino Sub16 teve uma batalha acirrada definida nos centésimos a favor de Ana Luiza Romão, de São Francisco do Sul(SC). A loirinha repetiu o resultado de 2018, e venceu sua divisão. 

Adriano Camargo veio de Juqueí (SP) para vencer a Master. Ele superou o catarinense Adriano Lemos, que ficou em segundo lugar e manteve a liderança do ranking da categoria após três etapas. Diretamente de Balneário Camboriú(SC), Antonio Vitorino venceu a Infantil Sub12, em mais um confronto apertado, deixando o paranaense Lukas Camargo com o segundo posto.

A última final do domingo foi a Feminino Sub12. A paranaense Luara Mandeli e a catarinense Isabelle Nalu (filha do big rider Pato) fizeram a mesma pontuação (7.75), e tiveram que ir para o critério de desempate. Melhor para Luara, que reencontrou a vitória e levou o título da categoria para Matinhos (PR).

A próxima parada do Circuito Fecasurf SCQS 6.000 está marcada para o próximo final de semana, dias 20 e 21 de abril, feriado de Páscoa, na praia da Cigana, Farol de Santa Marta, Laguna(SC). O surf competição em Santa Catarina não para!

O Circuito Silverbay de Surf 2019 teve a apresentação da Prefeitura Municipal de Garopaba. Patrocínio: Pena, Mormaii e Pro- Ilha. Co-Patrocínio: Giesta, Sicredi, Coral Biquinis, Pure Sun, Mil Ervas, Guna Made, Supermercados Silveira. Apoio: Restaurantes Zanoni, Bosque Bar, RZ Turismo, Graphite Pizzaria, Pirao da Fruta, Pousadas Mercosurf, Beira Mar, Residencial Nietto e Diego Imóveis, Ritter, ASF (associação de Surf da Ferrugem) e H2O. Parceiros: Quimikall, Pousada Beiramar, e Corpo de Bombeiros de Garopaba. Realização: ASG (Associação de Surf de Garopaba) e Silverbay. Supervisão Técnica: Fecasurf. Divulgação: Waves

Resultados

Open

1º- Ramiro Rubim

2º- Luiz Mendes

3º- Rodrigo Couto

4º- José Luiz Melo

Junior

1º- Felipe Alves

2º- Hedieferson Junior

3º- Kayki Araújo

4º- Tayron da Silva

Mirim

1º- Kayki Araújo

2º- Luiz Mendes

3º- Samuel Joquinha

4º- João Vitor Guimarães

Feminino Open

1ª- Andressa Carvalho

2ª- Natalie Plachi

3ª- Laura Maciel

4ª-  Yasmin Dias

Feminino Sub16

1ª- Ana Luiza Romão

2ª- Kiany Hyakutake

3ª- Rafaela Coelho

4ª- Laura Maciel

Feminino Sub12

1ª- Laura Mandeli

2ª- Isabelle Nalu

3ª- Alexia Monteiro

4ª- Luiza Rosa

Iniciantes Sub14

1º- Caetano Silveira

2º- Samuel Joquinha

3º- Noah Machado

4º- Lukas Camargo

Petiz Sub10

1º- Kailani renno

2º- Anuar Chiah

3º- Keoni Renno

4º- Yuri Gabriel

Infantil Sub12

1º- Antonio Vitorino

2º- Lukas Camargo

3º- Kailani Renno

4º- Anuar Chiah 

Master

1º- Adriano Camargo

2º- Adriano Lemos

3º- Roni Ronaldo

4º- Gustavo Forneck

Confira o ranking atualizado após a 3ª etapa do Circuito Fecasurf SCQS 6.000 no site da Surfpro e da Federação Catarinense de Surf durante a semana.

Comentários

Galerias | Mais Galerias