#competição #comunidade #picos #cultura #surf 
Oahu Costa Oeste - Hawaii - Estados Unidos por Luciana Figueiredo

Phil vence o Buffalo Big Board Surfing

O bicampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, conquistou o título da categoria internacional no Buffalo Big Board Surfing Classic, um dos eventos mais tradicionais do mundo que acontece em Makaha, na ilha de Oahu.

O bicampeão mundial de Longboard, Phil Rajzman, conquistou o título da categoria internacional no Buffalo Big Board Surfing Classic, um dos eventos mais tradicionais do mundo que acontece em Makaha, na ilha de Oahu, Hawaii, e reúne famílias de todo o arquipélago. Criado pelo local Buffalo Keaulana, o festival está em sua 43° edição, e apresenta modalidades que remetem às origens do surfe.

Buffalo Keaulana é um dos surfistas mais conceituados do Hawaii e já perpetuou sua história no esporte, através dos filhos Rusty Keaulana, tricampeão mundial de Longboard, e Brian Keaulana, conceituado salva-vidas que inventou o resgate com Tow in na ilha. Além dos Kealana, a família Desoto também é uma das guardiãs das origens havaianas do surfe e a amizade entre eles e o brasileiro foi a porta de entrada no evento.

“Sempre participo como convidado da família Desoto. É um campeonato restrito e me sinto muito honrado em estar ali entre os caras que originaram toda essa história que vivemos hoje”, comentou Phil.

Entre as diversas categorias do festival, Phil competiu na Tandem, Supsquatch, Bully Board, Alaia, Stand UP em Dupla, Canoa Havaiana, Pipo Board (Bodyboard de madeira usado no início do esporte), Longboard e Internacional, única categoria que permite competidores estrangeiros, da qual foi campeão pela segunda vez.

No Longboard, as regras são diferentes. Valem pontos os movimentos que remetem às antigas manobras que os uncles (tios em português, como são chamados os veteranos de Makaha) faziam. 

O resultado das demais categorias serão disputados no próximo final de semana, já que o campeonato foi adiado devido às condições do mar. Apesar de ter sido finalista em outras modalidades, Phil não conseguirá competir. O brasileiro embarca para a Austrália nesta quinta-feira, para a primeira etapa do Mundial.

Comentários

Galerias | Mais Galerias