#comunidade #educação #cultura #surf 
Vila dos Remedios - Fernando de Noronha - Brasil por Fábio Maradei

Oi Hang Loose Pro Contest tem lado social em Fernando de Noronha

Sinônimo de um dos principais e mais disputados campeonatos de surf do País, o Oi Hang Loose Pro Contest também tem seu lado social em Fernando de Noronha.

A etapa do QS 6000 está sendo realizada na Praia da Cacimba do Padre e, após o terceiro dia de disputas, foi atração no Centro da llha, com uma ação de integração, envolvendo os alunos da Escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha, a única da localidade.

O empresário Álfio Lagnado, diretor da Hang Loose e quem criou o emblemático campeonato, o ídolo Fábio Gouveia, seu filho Ian Gouveia e o surfista pernambucano Bernardo Pigmeu, todos patrocinados pela marca, visitaram o colégio para compartilhar com os estudantes um pouco do que é o espírito surf. No encontro, a diretoria da Associação de Surf de Fernando de Noronha, o secretário de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco, Fred Amâncio, e os mais interessados, os alunos, muitos deles que aprendem a surfar no projeto Alma Solar, em parceria com a escola.

“Noronha tem identidade com o surf. É um dos poucos lugares no Brasil que uma escola de ensino médio tem projeto de escolinha de surf. Faz parte do dia a dia aqui da ilha. Então, o retorno do Oi Hang Loose Pro Contest é muito importante para dar visibilidade para o Estado, para a Ilha e, principalmente para fortalecer a visão do surf”, falou o secretário, referindo-se ao retorno do evento para Fernando de Noronha, depois de sete anos.

Ele lembrou a colaboração do Governo de Pernambuco, via Secretaria de Educação e Esportes, pela Lei de Incentivo ao Esporte, que viabilizou o patrocínio da Oi na competição. “O Estado deu um passo muito importante. Contribuiu com o retorno da etapa para Noronha. Já estávamos sentindo saudade. Na realidade, a casa desse evento é Noronha mesmo. O campeonato está voltando para a casa, de onde nunca deveria ter saído. Estamos muito felizes”, destacou Fred.

Álfio lembrou que o Oi Hang Loose Pro Contest colabora diretamente com a comunidade e deu como exemplos a atual diretoria da associação de surf local. “Eles começaram a se desenvolver com o Hang Loose, quando novos, e hoje estão fazendo uma gestão muito boa e deixando um legado”, elogiou, citando o presidente e vice da entidade, Dudu Souza e Marlos Amarante.

Outro momento importante e emocionante foi a presença de Thor, filho do experiente surfista Geraldo Cabeça e que tem síndrome de Down. Ele está trabalhando no evento como beach marshall, o responsável por entregar as lycras de competição, tendo contato direto com todos os surfistas, entre eles o bicampeão mundial Gabriel Medina.

“É sua primeira função remunerada e está sendo um destaque por seu comprometimento. É mais uma ação social que promovemos”, elogiou o empresário. “A Hang Loose sempre teve o lado social. Estamos sempre envolvidos com essa molecada que trabalhou e hoje assumiu a associação. Agora tem o Thor, mais um grande exemplo e viemos na escola nessa integração. Tenho orgulho de ter participado de tudo isso”, complementou.

Dudu e Marlos também falaram com a garotada sobre a importância do evento, o que gera para a sociedade e, depois, o momento de maior festa, com o sorteio de uma prancha de Fábio Gouveia e duas lycras oficiais do evento, autografadas pelos competidores. Vale destacar que cerca de 50 alunos participam do projeto Alma Solar, em parceria com a escola, com aulas de surf na Praia da Conceição, desde que apresentem boas notas.

Com US$ 130 mil em premiação, sendo US$ 25 mil ao vencedor, o Oi Hang Loose Pro Contest está sendo disputado na Praia da Cacimba do Padre até domingo. As baterias podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, pelo link http://www.worldsurfleague.com/events/2019/mqs/2945/oi-hang-loose-pro-contest.

O Oi Hang Loose Pro Contest é uma realização da World Surf League (WSL) com patrocínio naming rights da Oi, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco. Copatrocínio da 51 Ice.

Comentários

Galerias | Mais Galerias