#competição #comunidade 
Imbituba - Santa Catarina - Brasil por Eduardo Rosa

2ª Remada Volta a Ilha em Imbituba

Uma simples prova de remada ocorrida no verão passado, em primeira edição, que incluiu pranchinhas, SUP's, longboards, gunzeiras, caiaque, natação, e até mesmo, 'bateras', se tornou um evento único no diversificado calendário esportivo de Imbituba.

Previsão de águas rasas para a Praia da Vila, Imbituba - SC

A praia da Vila, em Imbituba, foi o palco de uma experiência única, que reuniu num mesmo dia, quase 80 inscritos, aficionados por longas remadas e aventura. A ideia já acontecia esporadicamente e 'extra-oficialmente', de anos em anos. Nomes como Checo Pacheco, Zé Neto, Gil de Bona, Carlos Santos, Marcelinho, Norton Evald, entre muitos outros locais e big riders, já fomentavam a ideia e disputavam braçada a braçada, remadas até mesmo noturnas, para ver quem sairia-se melhor, saindo do canto da praia da Vila, dando uma volta completa na Ilha Santana de Fora, e voltando ao ponto inicial. 

Cronograma aponta sábado (02) como melhor dia para a remada

O organização do evento, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Imbituba, havia divulgado inicialmente, que a remada aconteceria no domingo (03), mas após verificar condição de tempo e do mar, decidiu realizar as provas no sábado (02), a partir das 10 horas da manhã. Segundo Norton Evald, que idealizou e realizou a prova em 2018, "No domingo as previsões indicam ondas fortes, mas no sábado as condições são favoráveis para a realização desta grande festa da galera do surf e do mar".

As condições favoráveis para o 2º Desafio Remada Volta a Ilha são imprescindíveis para o sucesso do evento e para segurança de todos que participam da prova, segundo Norton. "O cronograma está sujeito a alterações, conforme condições climáticas e do mar, sempre primando pela segurança  da galera", garante Norton. 

A categoria batera é uma das atrações a parte

Assim como ocorreu ano passado, a categoria 'batera' - barcos típicos para travessia com remos em mar - foi mantida neste ano. É uma grande festa ver a galera que atravessa a praia da Vila, em Imbituba, quase todos os dias até as Ilhas Santana de Dentro e Santana de Fora, em busca de sustento e de cuidados com todo o ecossistema que envolve a praia, presentes neste evento. Em 2018, o local da praia da Vila, Baia Nogueira, e seu filho, Diego, foram os vencedores na categoria batera.

Inscrições para a 2ª Remada Volta a Ilha são gratuitas

A competição não tem taxa de inscrição e as pessoas podem garantir a participação comparecendo a Diretoria Municipal de Esportes (DME), que fica anexa ao Ginásio de Esportes Olivar Francisco, no Centro de Imbituba, até sexta feira (1ª), ou pelo telefone (48) 3255-6935. Também será possível o cadastro no local do evento, até às 9 horas da manhã do dia da competição.

A promoção da 2ª Remada Volta a Ilha é da Prefeitura Municipal de Imbituba, da Diretoria Municipal de Esportes (DME) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Imbituba.

Comentários

Galerias | Mais Galerias