#competição #surf 
Imbituba - Santa Catarina - Brasil por Reinaldo Langer Jaeger

Definidos os campeões do Circuito Surf Talentos Oceano

Mesmo com vento sul (maral) forte, a praia da Vila apresentou condições de surfe regulares para finalizar as categorias que restaram do sábado. As categorias com maior nível de surfe do Circuito deram um show!

A principal categoria do Circuito (Junior) já possuía um Campeão antecipado: o paranaense Edson de Pra, que mesmo não fazendo final nesta etapa, levou a viagem para as Ilhas Mentawais (Indonésia), patrocinadas pelo Açaí Paradise e pela Sibon Charters. Na etapa o pódio foi constituído por: 1° Artur Romão; 2° Tayrom da Silva; 3° Leo Casal; 4° Leonardo Barcelos.

A categoria Mirim foi muito disputada durante todo o Circuito, mas quem levou o troféu foi o catarinense Artur Romão, de São Francisco do Sul, ao vencer esta última etapa, deixando o anterior líder do ranking (Luiz Mendes) em segundo lugar (na etapa e no ranking). Completaram o pódio: Leo Casal e Heitor Muller, em 3° e 4° lugar, respectivamente.

Leo Casal (Florianópolis) foi o grande destaque do dia, participando de três finais e vencendo a categoria Iniciantes, porém, quem foi o campeão desta categoria do Circuito foi o surfista de São Francisco do Sul Heitor Muller, que terminou a etapa em segundo lugar. Em 3° e 4° lugar ficaram os atletas Gustavo Ramalho e Caetano Silveira, respectivamente.

Como o evento somou pontos para o Circuito SCTOUR da FECASURF (Federação Catarinense de Surf), foi realizada a categoria Open, que teve o seguinte resultado: 1° Tayrom da Silva; 2° Derek Adriano; 3° Thales Marx; 4° Jose Muniz.

Campeões catarinenses de 2018

Petiz Rayan Martins (Santinho)

Infantil Antônio Vitorino (Balneário Camboriú)

Feminino Sub 12 Maria Amélia Autuori (Guarda do Embaú)

Feminino Sub 16 Kiany Hyakutake (Joaquina)

Feminino Open Manu Pacheco (Santinho)

Master Álvaro Bacana (Santinho)

Iniciantes Leo Casal (Florianópolis)

Mirim Luís Mendes (Barra do Sul)

Júnior Tayrom da Silva (Garopaba)

Open Marlon Klein (Florianópolis)

Foi realizado pelo Projeto Keep The Ocean Blue o Quiz das Redes Sociais da Oceano Surfwear, proporcionando a conscientização ambiental do público. Além disso, foram plantadas 16 mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica na ZAP (Zona de Proteção Ambiental) do morro do Canto da Vila, com o objetivo de neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa gerados pelo evento.

Na terceira etapa deste Circuito, realizada em Balneário Camboriú, o evento aderiu ao Programa CarbonOk, que é um programa de neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa, composto por uma equipe multidisciplinar especializada em mecanismos de desenvolvimento limpo e Mudanças Climáticas. Foram levantadas uma série de informações técnicas para a realização do Inventário de Emissões, que tem por objetivo quantificar todas as emissões de gases produzidos e que vão para a atmosfera. Na ocasião foram emitidas 1,464 tCO2e (tonelada de CO2 equivalente), gases esses que contribuem para o problema do Aquecimento Global. A partir deste valor calcularam-se quantas árvores são necessárias plantar para neutralizar este impacto negativo. O resultado apresentado no Relatório indicou a necessidade de plantio de 8 árvores nativas, do grupo das tardias.

Para garantir de fato a neutralização dos gases da etapa, a organização do evento optou por efetuar o plantio do dobro da quantidade calculada na etapa anterior, assim, mesmo que não vinguem algumas das mudas, a neutralização será realizada. Plantar em uma ZAP ainda nos dá a garantia de que futuramente estas árvores não poderão ser cortadas, devido à proteção legal que elas terão.

O Estúdio De Bona mostrou que não tem medo do vento e seguiu oferecendo as suas atividades, que encantaram o público, conquistando uma grande adesão e participação.

O evento contou com o Sistema de Gestão Ambiental, executado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que instituiu um Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, contemplando a coleta seletiva dos resíduos gerados pelo evento. Estes resíduos serão encaminhados para a COOPERZIMBA, uma Cooperativa de Reciclagem do município, que tem se esforçado para realizar um trabalho socioambiental eficaz em Imbituba, desta maneira, além da contribuição ambiental, também é gerada uma contribuição social.

Já o apresentador do Circuito, a rede Mini Kalzone, deu um show na beira da praia, sorteando muitos brindes, inclusive uma prancha autografada pelo Campeão Mundial Adriano de Souza (Mineirinho). O grande vencedor do sorteio foi o atleta competidor Hedieferson Junior, que ficou muito feliz com a prancha.

O Circuito Surf Talentos Oceano é realizado pela empresa Swell Eventos, em parceria com a FECASURF. Nesta etapa conta com o apoio da ASI (Associação de Surf de Imbituba). Patrocinam a etapa a marca Oceano Surfwear, a rede Mini Kalzone, o Barco Sibon Charters, a Mormaii, a Dragon, a Silverbay e a Pro-Ilha Surfboards. Como Copatrocínio o evento conta com a Prefeitura Municipal de Imbituba e a Rota da Baleia Franca. Apoios: Silvestre Praia Hotel; Pousada Henrique Lage; Pousada do Paraíso; Açaí Paradise; Kabral Autocenter; Phone Box; Corpo de Bombeiros de Imbituba. As ações socioambientais e esportivas ficarão com o Projeto Keep The Ocean Blue, Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro, Instituto  Ecosurf, Escola do Bananinha e Estúdio De Bona.

Comentários

Galerias | Mais Galerias