#previsão #competição #surf 
Imbituba - Santa Catarina - Brasil por Surf Talentos

Última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano confirmada

Previsão indica condições favoráveis de surfe para a última etapa do Circuito apresentado pela rede Mini Kalzone! Dias 01 e 02 de dezembro, na praia da Vila, em Imbituba!

Previsão de águas rasas para a Praia da Vila - Imbituba - SC

Conforme os gráficos, no final de semana haverá uma ondulação de leste de aproximadamente meio metro e período de aproximadamente 8 segundos. Já em relação ao vento, sábado o vento estará praticamente parado, assim como no domingo pela manha, porém, no domingo a tarde entrará um vento sudoeste forte, que atua como um terral lateralizado, mantendo as condições de surfe propícias. Junto ao vento, o swell dará uma leve reagida.

Em relação ao tempo, a previsão indica tempo parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas e fraca, refrescando um pouco a temperatura quente do verão. O sol aparecerá em alguns momentos, abrilhantando a competição.

A PRAIA DA VILA

A praia da Vila, em Imbituba, é uma das praias mais constantes do Estado e do Brasil, sendo considerada um dos palcos mais tradicionais do surfe competitivo nacional, já tendo sediado etapas do WCT, WQS, Profissionais brasileiros e Catarinenses, além de campeonatos de Ondas Grandes! Além das ondas, Imbituba sempre formou grandes atletas que representaram Santa Catarina e o Brasil no cenário do surfe competitivo! Sem dúvida esse pico possui muita história no surfe!

DISPUTA DE TÍTULOS

Além das disputas dos títulos das categorias do Circuito Surf Talentos Oceano 2018, onde, inclusive o Campeão da Categoria Junior irá ganhar uma viagem completa para Mentawai - Indonésia (para o barco da Sibon Charters, com as passagens pagas pelo Açaí Paradise), haverá também a definição dos Campeões Catarinense 2018 pela FECASURF, já que o evento também será válido como a última etapa do Circuito SCTOUR da Federação Catarinense.

Nada mais justo finalizar o Circuito Catarinense com a última etapa de um dos maiores Circuitos do Brasil, tanto em premiação quanto em nível de surfe. Alguns dos melhores surfistas do Estado e do Brasil estarão focados em uma disputa acirrada durante todo o final de semana.

As Categorias disputadas no Circuito Surf Talentos Oceano são: Junior; Mirim; Iniciantes; Infantil; Petiz; Feminino Open; Feminino Sub12 e Feminino Sub16. Como o evento pontuará também para o Circuito da FECASURF, serão adicionadas também as categorias Open e Master. Será incorporada uma Categoria Local, para animal os surfistas imbitubenses.

As inscrições devem ser realizadas diretamente com a FECASURF.

AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

A pegada socioambiental se manterá forte, encabeçada pelo Projeto Keep The Ocean Blue, almejando contribuir para a formação cidadã da nova geração de atletas no que tange a conscientização e educação ambiental. Haverão as tradicionais atividades, como Gincana Consciente, Quiz das Redes Sociais, Ação na Escola, Exposições, jogos, limpeza de praia, neutralização das emissões de gases de efeito estufa, coleta seletiva, dentre outras. Este é um Circuito com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) próprio, acompanhado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado (Biólogo, Pós Graduado em Gestão Ambiental).

Durante a etapa do Campeonato Mundial ISASurfing em outubro deste ano, em Huntington Beach (Califórnia - USA), a equipe do Projeto Keep The Ocean Blue pôde conhecer uma metodologia de limpeza de praia de país de primeiro mundo, onde eram disponibilizados os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e demais materiais necessários para as pessoas coletarem os resíduos voluntariamente. A ideia é fomentar atitudes exemplares e tentar “importar” esta metodologia para testar no Brasil, dentro da filosofia do “Pague Seu Ingresso”, criada e defendida pelos membros do Keep The Ocean Blue.

Nesta edição, as ações socioambientais terão o reforço da Ecosurf (Núcleo de SC) e do Projeto de Monitoramento Mirim Costeiro, que são sediados na região e executam um maravilhoso trabalho, inclusive recebendo diversas premiações em âmbito nacional. Terão exposições, jogos, museus e uma ação de pesquisa sobre os micro-resíduos da areia da praia.

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) possui um programa que é uma Tecnologia Social pioneira no Brasil de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional de Garopaba (SC). Há seis anos fomenta a aprendizagem participativa através da pesquisa, do aprender-fazendo dentro do contexto sociocultural.

Já o Instituto ECOSURF: é uma organização brasileira da sociedade civil, sem fins lucrativos, dedicado ao empoderamento dos surfistas para a atuação em causas públicas, proteção das praias, ondas, rios e oceanos. Em Imbituba a ECOSURF SC atua desde 2014. A instituição tem atuação em todo o território costeiro do Brasil através da sua rede de parceiros, e tem embaixadores na Europa e na Africa.

AÇÕES SOCIAIS E ESPORTIVAS

Na parte social e esportiva, esta edição contará com dicas preciosas da Escolinha do Bananinha, encabeçada pelo surfista local Leandro Elias, que a anos executa um trabalho social no município envolvendo o surfe, e que nos últimos anos ganhou reconhecimento nacional e até internacional. Bananinha estará presente durante todo o evento, participando em diversas oportunidades.

O evento ainda disponibilizará para os atletas e público em geral atividades físicas orientadas para o esporte surfe durante a competição. O Estúdio De Bona conta com profissionais que atuam com treinamento funcional voltado para o surfe, já tendo trabalhado com atletas como Moa Soares, Caetano Vargas, Alex Ribeiro, Riomar Rodrigues, Fabinho Carvalho, Anderson Júnior, Jonas Fernandes, João Paulo Abreu e Michael Rodrigues. Neste ano, o Estúdio iniciou um projeto de preparação física para iniciantes no surfe, focado principalmente em crianças, e estará oferecendo estas atividades gratuitamente na praia durante o final de semana.

Durante a competição, a rede Mini Kalzone estará distribuindo diversos brindes, inclusive sorteando uma prancha autografada pelo Campeão Mundial Adriano de Souza, o Mineirinho!

REALIZAÇÃO E PATROCINADORES

O Circuito Surf Talentos Oceano é realizado pela empresa Swell Eventos, em parceria com a FECASURF. Nesta etapa conta com o apoio da ASI (Associação de Surf de Imbituba).

Patrocinam a etapa a marca Oceano Surfwear, a rede Mini Kalzone, o Barco Sibon Charters, a Mormaii, a Dragon, a Silverbay e a Pro-Ilha Surfboards. Como Copatrocínio o evento conta com a Prefeitura Municipal de Imbituba e a Rota da Baleia Franca. Apoios: Silvestre Praia Hotel; Pousada Henrique Lage; Pousada do Paraíso; Açaí Paradise; Kabral Autocenter; Phone Box; Corpo de Bombeiros de Imbituba. As ações socioambientais e esportivas ficarão com o Projeto Keep The Ocean Blue, Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro, Instituto Ecosurf, Escola do Bananinha e Estúdio De Bona.

COBERTURA 

O evento contará com a cobertura fotográfica do renomado fotógrafo Marcio David, além de cobertura por vídeo do mestre Dja e transmissão ao vivo pela internet.

Siga as redes sociais do Circuito Surf Talentos Oceano para maiores informações:

Instagram: @surftalentosoceano

Facebook: Surf Talentos Oceano

Comentários

Galerias | Mais Galerias