#comunidade #surf 
Rio de Janeiro - Brasil por Redação Seaway

Conheça a trajetória de Valentin Neves

O atleta carioca da nova geração Seaway, Valentin Neves, 16 anos, tem o surf em seu DNA, é filho do bicampeão brasileiro profissional e ex top WCT Leonardo Neves.

Nascido em Saquarema, aos 9 anos Valentin mudou-se para o Peru e lá, morou com a mãe em uma cidade longe da praia, quase não via o mar, mas já tinha o seu skate, o qual hoje em dia lhe permite fazer um intercâmbio de manobras entre as pistas de skate e o mar. O skate lhe deu uma base para que evoluísse mais rápido seu surfe. 

Valentin começou a surfar em 2012, contando com as dicas de seu pai e as ondas de Saquarema aprimorou seu surfe rapidamente. Valentin entrou para o Seaway Team em 2015 e desde então já conquistou resultados importantes na sua carreira. Em seu primeiro ano como atleta do Seaway Team, com apenas 13 anos, correu seu primeiro campeonato profissional, a etapa do Super Surf 2015 em Saquarema, onde marcou história ao ser o atleta mais novo a competir uma etapa do Super Surf. Também em 2015, Valentin venceu as categorias Sub-15, Sub-18 e ficou em 5º colocado na OPEN durante a terceira etapa do circuito da Associação de Surf de Macaé -  ASM.

Em 2016 Valentin, com apenas 14 anos, conquistou a vitória na etapa do Quiksilver King of the Groms no Peru, ficou em 3º colocado nas categorias Sub-16 e Sub-18 na última etapa do Circuito Estadual RJ de Surf Pós 14 na Praia de Grumari, foi vice-campeão Sub-16 em etapa do Circuito ASBT e Vice-campeão Sub-16 em etapa do Circuito Saquaremense. 

Valentin teve um 2017 excelente, fez vários resultados expressivos em campeonatos e viagens de freesurf para picos que todo surfista sonha em surfar. Em Janeiro ele estava no Hawaii, na ilha de Maui pegou um swell clássico em Honolua Bay e fez uma semi-final num campeonato local. Depois Valentin partiu para Oahu, onde ficou hospedado junto a uma das famílias mais tradicionais do surf havaiano que é a família Ho. Lá ele ganhou muita experiência com a família e com as ondas pesadas de picos como Waimea Bay, Sunset Beach e Pipeline. 

De volta ao Brasil em Março, Valentin embarcou para uma surf trip na Indonésia junto a seu parceiro de equipe Diego Aguiar e o Chefe de Equipe da Seaway Eduardo Fernandes, onde curtiram 15 dias de muito surf nas paradisíacas praias Indonésias e em picos secretos pouco explorados. 

 

No segundo semestre de 2017 Valentin recebeu uma homenagem da prefeitura de Saquarema por ser surfista representante do município, participou do programa Cravando a Borda do Canal Woohoo junto ao seu pai Leo Neves, foi vice-campeão Mirim na 1ª etapa do Circuito FESERJ em Cabo Frio, vice-campeão Sub-16 e chegou às Quartas de Final da Pro Junior na última etapa do circuito Little Monster Pro Jr. da ABRASP que rolou em Cabo Frio e no final do ano foi coroado vice-campeão do ranking Sub-16 do Circuito Estadual Nova Geração do RJ.

Agora em 2018 Valentin já tirou um bom resultado no Hawaii, durante o Sunset Beach Pro Junior, onde disputou baterias com atletas de até 18 anos. Valentin chegou até às quartas de final, terminando o evento em 13º colocado entre 40 surfistas com até 18 anos do mundo todo. 

 

 

Comentários

Galerias | Mais Galerias