#competição #surf 
Santa Catarina - Brasil por Globo Esporte

Com homenagem a Jean da Silva, Grom Search abre temporada do surfe em SC

Circuito de categorias não profissionais confirma duas etapa para 2018, em São Francisco do Sul e Búzios, e organização promete ações em memória do primeiro catarinense campeão brasileiro.

Grom Search está confirmado mais uma vez para abrir a temporada de surfe em Santa Catarina. O circuito para as categorias não profissionais ocorre no mundo inteiro e, no Brasil, em 2018 (na 19ª temporada), terá duas etapas. A primeira será na Prainha, em São Francisco do Sul, nos dias 27 e 28 de Janeiro, em homenagem a Jean da Silva.

Tradicionalmente, o campeonato é realizado no início de cada temporada, atraindo os principais nomes da nova geração brasileira. A lista de campeões comprova o sucesso da competição. Gabriel Medina, o primeiro brasileiro campeão da final internacional, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Miguel Pupo, entre outros grandes nomes testaram suas pranchas no circuito Rip Curl Grom Search.

Entre os exemplos mais recentes estão Samuel Pupo, que também ergueu a taça na decisão mundial, Matheus Herdy, Tainá Hinckel e Lucas Vicente, atual campeão da etapa catarinense e brasileira.

- O principal objetivo do Rip Curl Grom Search é revelar os novos valores do surfe brasileiro, sem deixar de lado o espírito de camaradagem, confraternização e a consciência socioambiental -, enfatiza o gerente de marketing da patrocinadora do evento, Fernando Gonzalez.

Além do Brasil, o circuito é realizado também nos Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Indonésia, Nova Zelândia e Europa (com um circuito passando em diversos países). Os campeões das categorias 16 anos, tanto masculino quanto feminino, disputam uma final mundial, em local ainda não definido.

Homenagem

Natural de Joinville, Jean da Silva, de 32 anos, morreu em novembro, na cidade-natal, e será homenageado pela Rip Curl, organizadora do evento e patrocinadora do surfista por anos. Primeiro catarinense a ser campeão brasileiro, Jean chegou a participar de algumas etapas da elite do Circuito Mundial como convidado. Ele também chamou a atenção com vitórias no QS (divisão de acesso), em Fernando de Noronha, Virginia Beach, nos Estados Unidos, e Cascais, em Portugal.

- A gente vai homenagear o Jean durante a etapa. Nossa intenção é que o campeonato seja em memória do Jean da Silva e aproveitar a ocasião para entregar à família uma homenagem. Vamos covindá-los no dia da premiação para receber a homenagem em nome da Rip Curl, onde teve longa e vitoriosa história - disse Fernando Gonzalez.

Nesta temporada, Jean da Silva participou de oito etapas do QS Series e ocupava a 137ª posição no ranking. Seu melhor resultado foi o 3º lugar no QS 1000 da Indonésia, na ilha Sumatra, e competiu também em provas na Austrália, Japão, Espanha, Portugal e nas duas etapas que fecharam o calendário 2017 da WSL South America no Brasil. Ficou em 17º lugar no Itacaré Surf Sound Festival da Bahia, em 25º no QS de Maresias, no início de novembro, sendo esta sua última participação no circuito da WSL.

 

Fonte:https://globoesporte.globo.com/sc/surfe/noticia/com-homenagem-a-jean-da-silva-grom-search-abre-temporada-do-surfe-em-sc.ghtml

 

Comentários

Galerias | Mais Galerias