#surf 
por Fabio Duarte

5 lendas do surf que você precisa conhecer

O surf é um esporte cativante, que vem tomando conta das praias brasileiras após títulos mundiais conquistados por Gabriel Medina e Adriano de Souza.

A prática traz paz de espírito e permite que as pessoas saiam da rotina, agregando qualidade de vida no dia a dia.

Se você está pensando em começar a pegar onda, vamos te apresentar 5 lendas do surf para se inspirar:

1.Eddie Aikau

Eddie Aikau foi um grande surfista havaiano, que era salva-vidas na praia de Waimea e não temia as ondas gigantes. Em 1978, ele e mais 27 pessoas estavam iniciando a travessia entre o Havaí e o Taiti, quando a canoa começou a afundar.

Eddie não pensou duas vezes: pegou sua prancha e se jogou no oceano em busca de ajuda, mas nunca mais voltou. Seu ato heroico é lembrado sempre pelos locais. Eles dedicaram a Eddie um torneio de ondas gigantes, que acontece em Waimea todos os anos, quando o mar está acima dos 20 pés.

2. Greg Noll

Mais conhecido como Da Bull, Greg Noll nasceu em San Diego, em 1937, e é referencia quando o assunto é ondas gigantes. Aos 17 anos, foi para o Havaí com os amigos desbravar ondas nunca surfadas, como o temido outside de Pipeline – ele foi o primeiro a se aventurar por lá.

Em 1969, algumas pessoas acreditam que ele tenha surfado a maior onda antes do surgimento do tow-in. Era uma onda de 35 pés em Makaha, uma das maiores ondulações da história, porém poucas pessoas assistiram ao fato. Aos 79 anos, Greg é um dos poucos surfistas, entre os pioneiros das ondas gigantes, que continua entre nós.

3. Tom Curren

Tom Curren nasceu em uma família de surfistas, na Califórnia, em 1964. Começou a vencer seus primeiros torneios ainda com 14 anos e foi campeão mundial por três vezes.

Ele surfava a linha das ondas com perfeição, e despontou como exemplo para todos os surfistas da época nos anos 80. Tom nunca abandonou o surf; hoje ele faz parte da equipe Rip Curl e dedica seu tempo à música.

4. Andy Irons

O havaiano Andy Irons nasceu em 1978. Seu primeiro título mundial foi no ano de 2002, quando venceu quatro etapas do circuito. Andy ganhou ainda o mundial mais duas vezes, travando batalhas memoráveis com Kelly Slater e encantando quem o assistia na areia.

Com tubos perfeitos, rasgadas impecáveis e um talento fora do normal, Andy foi uma lenda do surf. Em 2010, ele teve uma parada cardíaca, aos 32 anos, e acabou morrendo, mas continua vivo na memória de todos que amam o esporte.

5. Kelly Slater

Único das nossas lendas ainda em ação, Slater é um multicampeão. Ele nasceu em 1972 e já ganhava os seus primeiros títulos aos seis anos. O primeiro campeonato mundial foi conquistado em 1992, e depois vieram mais 10 — ele é o atleta que mais vezes se consagrou o melhor do mundo. Hoje, aos 43 anos ele ainda corre no WCT e faz performances impressionantes, inspirando jovens e adultos de muitas gerações.

Após conhecer um pouco mais da história dessas cinco lendas do surf, não deu vontade de se jogar no mar? Mude sua vida, deixe o surf entrar e aproveite o que ela tem de melhor. Curta nossa página no Facebook para saber mais sobre o esporte! Mahalo!

Fonte:http://powerlight.com.br/

http://materiais.powerlight.com.br/oferta-exclusiva-surfguru

Comentários

Galerias | Mais Galerias