#competição #windsurf 
Fortaleza - Ceará - Brasil

Australiano vence duas regatas e cearense permanece na ponta do Wind Brasil Fortaleza

Roberto Pierantoni

atual campeão mundial Steve Allen ganhou duas das quatro regatas desta quinta-feira. O cearense Biel manteve a regularidade e a liderança da última etapa do Mundial

O atual campeão mundial Steve Allen ganhou duas das quatro regatas desta quinta-feira. O cearense Biel manteve a regularidade e a liderança da última etapa do Mundial

Fortaleza (CE) – Gabriel Browne, 18 anos, manteve a liderança na classificação geral do Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf 2009, que está sendo disputado em raia montada em frente do Marina Park Hotel. O cearense, que não venceu nenhuma das quatro regatas realizadas nesta quinta-feira, se prevaleceu da regularidade e agora tem 11 pontos perdidos, a mesma pontuação do polonês Wojtek Brzozowski. Contudo, o brasileiro leva vantagem por ter chegado à frente (4º contra 7º) do adversário direto na última prova do dia.

"Não foi um dia tão especial como o de ontem (quarta-feira), quando ganhei uma regata e cheguei em segundo lugar nas outras duas. Mas acabou sendo bom, pois, com os dois terceiros e um quarto desta quinta permaneço bem na briga pelo título”, avaliou o representante do Ceará, que tenta quebrar a hegemonia dos estrangeiros, já que desde a primeira edição, há 12 anos, nenhum velejador brasileiro subiu ao degrau mais alto do pódio no Wind Brasil Fortaleza. "Agora é me manter totalmente focado”, emendou Gabriel Browne, o Biel, vice-campeão em Fortaleza em 2008.

O polonês Wojtek Brzozowski também ficou feliz com seu desempenho. "Estou contente em estar entre os primeiros, pois tive enormes dificuldades com as mudanças constantes da direção do vento”, afirmou. Segundo ele, as disputas devem ficar ainda mais acirradas a partir desta sexta-feira, que tem a primeira regata – das quatro inicialmente programadas – com início previsto para as 12 horas. "O equilibro é tônica deste campeonato, que fica mais forte conforme nos aproximamos do final. Ainda mais com a excelente performance dos brasileiros”, ponderou o polonês.

Na terceira colocação na classificação geral, após um total de sete regatas realizadas, está o italiano Alberto Menegatti, primeiro na segunda regata do dia, com 14 pontos perdidos. O catarinense Wilhelm Schurmann, ficou em segundo na última prova do dia, mas está em quinto no geral com 19 pontos. Outro brasileiro, o baiano radicado em Ilhabela (SP) Paulão dos Reis, ocupa a sexta posição, com 26. Isso após ganhar a quarta regata do dia. "Larguei bem, já com boa velocidade, e não errei em momento algum da prova. Essa vitória ainda me deixa bem vivo na luta pelo título”, analisou o velejador, que se tornou pentacampeão nacional no início do mês, em Serrambi (PE).

Steve Allen ganha duas regatas - O maior vencedor desta quinta-feira foi Steve Allen, que se adaptou bem aos ventos entre 13 (24,04 km/h) e 15 nós (27,80 km/h) e também à raia de 9 Km montada pela comissão de prova. O australiano ganhou a primeira e a terceira regatas e mostrou porque tem no currículo os títulos mundiais de 2003, de 2006 e o deste ano, alcançado na Copa do Mundo, realizada em setembro, na cidade espanhola de Santa Pola.

"Se mantiver o ritmo que tive hoje, acredito que dê para brigar pela vitória”, comentou o velejador da Austrália, vice-campeão do Wind Brasil Fortaleza em 2007, atrás apenas do francês Antoine Albeau. Na classificação geral, Allen acumula 14 pontos perdidos e está em quarto lugar.

Uma das surpresas ficou por conta da terceira colocação obtida pelo carioca Ricardo Winicki, o Bimba, na última regata do dia. Mesmo sendo especialista na classe RS:X Olímpica, o representante do Brasil nos três últimos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008) superou alguns dos melhores do mundo. "O vento ficou mais fraco, o que me favorece, e ainda consegui fazer uma boa regata, largando bem e usando uma estratégia diferente dos demais que deu certo”, analisou. Ele está competindo na classe Formula como forma de treinamento já visando a Olimpíada de Londres-2012.

Classificação – após 7 regatas (com 2 descartes)

1º. Gabriel Browne (BRA), 11 pontos perdidos

2º. Wojtek Brzozowski (POL), 11

3º. Alberto Menegatti (ITA), 14

4º. Steve Allen (AUS), 14

5º. Wilhelm Schurmann (BRA), 19

6º. Paulão dos Reis (BRA), 26

7º. Jesper Vesterstrom (DEN), 27

8º. Fábio Melo (BRA), 32

9º. Victor Melo (BRA), 34

10º. Dennis Little (NED), 41

O Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf 2009, válido para a definição dos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC), é uma realização da Arrow Marketing com apoio da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Imagens do primeiro dia - A organização está disponibilizando vídeos diários com imagens da competição. O vídeo de quarta-feira (primeiro dia), com 2min45, com crédito para Morlima, já está disponível no link

http://www.morlima.com/videos/play.asp?item=videos&id_video=619

Mais informações no site- www.windbrasil.com-

ZDL - Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194

E-mail: piera@zdl.com.br-

VSM Comunicação – PABX: (85) 3456.6100

Ana Luzia Brito – CE 2011 JP - cel.: (85) 9984.0209/8659.0209

Mônika Vieira – CE 01277JP - cel.: (85) 8779.2007

Comentários

Galerias | Mais Galerias