Rio Grande do Norte - Brasil por George Noronha

Pipa Longbrothers Festival

Na noite do dia 06 de Julho, o mezanino do Hotel Madeiro Beach recebeu os atletas que vieram de todo o Brasil para participar do I Pipa Longbrothers Festival, evento apresentado pela Smolder.

Na ocasião Marcelo Bibita, organizador do campeonato, deu as boas-vindas a todos e falou sobre os objetivos e a filosofia do projeto:

“Em janeiro de 2017 eu tive a oportunidade de participar do maior festival de longboard do mundo, na Austrália e fiquei encantado com a atmosfera do evento. Nele havia desde adolescentes a senhores de mais de 80 anos, todos competindo na mais perfeita harmonia em várias categorias diferentes. Aquilo me deixou impressionado e resolvi trazer aquele concento para o Brasil. Chegando aqui, fizemos algumas adaptações e colocamos as ideias em prática no Jeri Longboard Festival, um sucesso tão grande que esse ano o evento foi agraciado com a chancela da CBSurf e a homologação como a 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional. Agora, nossa intenção é combinar toda essa energia com a atmosfera peculiar da Pipa, esse paraíso natural, e fazermos um evento teste para que no ano que vem, a Praia do Madeiro possa sediar uma etapa do Brasileiro Profissional de Longboard, assim como aconteceu com Jeri, no Ceará”, declarou Marcelo.

Após as homenagens a todos os parceiros e patrocinadores a comissão de arbitragem ratificou que o critério de julgamento será seguido rigorosamente nos mesmos moldes do circuito brasileiro e mundial, sempre privilegiando as manobras clássicas dos pranchões.

E para finalizar o encontro o Legend do surf brasileiro, Tito Rosemberg (71), proferiu uma palestra emocionante onde ele pôde compartilhar com os presentes um pouco da sua história de mais de 40 anos de surf e suas viagens pelos 101 países aos quais visitou.

“Passei a vida inteira imbuído do objetivo de não me tornar um velho careta e ranzinza, como todos os velhos que conheci na minha juventude... Viva intensamente, viva o estilo de vida do surf e procure ter uma vida plena e feliz”, foram algumas palavras do grande mestre da vida e do surf, Tito Rosemberg.    

Atualmente Tito Rosemberg reside na Pipa.

O Pipa Longbrothers Festival é um evento idealizado e organizado pelo veterano dos pranchões Marcelo Bibita. Referência nacional nas ondas de maré, também conhecidas como Pororoca, Bicampeão e atual líder do Circuito Brasileiro nas categoria Legends (50+). Atualmente, Bibita se dedica, entre outras coisas, a levar a Cultura do Pranchões, através de Festivais Culturais, a lugares com ótimas ondas, mas pouca tradição em eventos de longboard. Essa história teve início quando ele viajou para a Austrália e se encantou com a atmosfera do maior festival de longboard do mundo, o Noosa Heads, no estado de Queensland, no ano de 2017, evento no qual conquistou o vice-campeonato. A partir daí, Bibita adaptou o conceito do evento da Terra dos Cangurus à nossa cultura e tem revolucionado a história dos pranchões em eventos que têm sido apontados como dos mais interativos e engajadores dos últimos anos. A maior prova disso foi a I Etapa do Circuito Nacional 2018, sediado pela primeira vez em uma das praias mais famosas do mundo, mas que nunca havia sido sede de um evento nacional de surf, o Jericoacoara Cultura Longboard Festival, que reuniu e encantou a nata os pranchões brasileiro, como Chloé Calmon, Carlos Bahia e muitos outros participantes ilustres. Marcelo Bibita  é um ativista incansável do surf de pranchão. Sempre buscando se renovar e trazer para seus eventos um pouco do que aprendeu mundo afora, seus certames prezam por uma gama de atividades correlatas ao evento principal, assim como atividades ecológicas, sociais, culturais, ambientais e esportivas, fazendo com que o público e a comunidade interajam pro ativamente, dinamizando e despertando nas pessoas que participam das atividades, sejam elas atletas ou simpatizantes, o sentimento de pertencimento a esse maravilhoso mundo chamado SURFE.

Longbrothers Festival é apresentado por Smolder Surfwear, patrocínio Hotel Madeiro Beach, apoio Pousada Pôr do Sol, Macoco Cozinha Artesanal, Restaurante Aprecie, Hostel Piparadise, Maalai Wet Suits, Caju Pratas, , Swell Pipa, Pousada Sossego, Relax, Sertão Vai Virar Mar, Madereira Jatobá, Ohana Store-Greenish,  Blocos Teccel, Dcofibras, Escola Eli golfinha, Walder Rolemberg Surfboards, Sargaço Surfboards, FreeGlass, Ely_Golfinha Escola de Surf, Pousada Vilas deTibau Collectionsurfboards. Apoio institucional da Prefeitura de Tibau do Sul através da Secretaria de Esportes e Cultura. Homologação Federação de Surf do Rio grande do Norte. Apoio técnico Associação de surf de Pipa. Cobertura Site Surfguru, Waves, Craud net, Surfbahia, Blog Manobra Radical/Diário do Nordeste,  Agora RN, Revista Beach Show, Canal Woohoo, Revista Trip. Realização Auêra-Auára Produções & eventos.

Comentários

Notícias | Mais Notícias