#poluição #ação ambiental 
Ubatuba - São Paulo - Brasil

Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba emitem a 25ª edição do Boletim do Lixo no Litoral Norte

Instituto Argonauta

Boletim mensal notifica sobre as situação das praias para banhistas, se liga no que rolou em Dezembro

O Boletim do Lixo foi desenvolvido pelo Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba, com o objetivo de informar mensalmente a situação das praias do litoral Norte de São Paulo com relação à presença de lixo.

Boletim Argonauta da situação das praias do litoral norte paulista

Assim, foram determinadas quatro categorias (metodologia proposta por Earll et al., 2000(1), adaptada para nossa região) as quais: Ausente: não há evidência de lixo; Traço: predominantemente ausente, com a presença de alguns itens espalhados; Inaceitável: amplamente distribuído com algumas acumulações; Caótico: pesadamente contaminado com várias acumulações.

Em novembro de 2020 foram monitoradas 132 praias do litoral Norte de São Paulo, sendo 57 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 29 na Ilhabela.

Ao longo do período, em 96 praias do litoral norte (72,7%) continham alguma evidência de lixo e foram classificadas na categoria “Traço”, seguido do “Ausente” (20,5 %) e 6,8 % que se classificaram como inaceitável. De acordo com a média mensal, nenhuma praia foi classificada como “Caótico”.

Ao longo do mês, em Ubatuba, foram realizados 1650 registros, 73,5% classificados como “Traço”, seguido do “Ausente” (19,9%), Inaceitável” (5,8%) e “Caótico” (0,7%). Em Caraguatatuba, de 450 registros, 55,6% foram classificados como “Traço”, seguido do “Inaceitável” (39,3%), “Caótico” (4,7%) e “Ausente” (0,4%). Em São Sebastião, de 930 registros, 47,6% foram classificados como “Traço”, seguido de “Ausente” (46,9%) e 5,5% inaceitável. Em Ilhabela, de 868 registros, 62,7% indicaram a categoria “Traço”, seguido de “Ausente” (36,4%) e “Inaceitável” 0,9%. Situações classificadas como “Caótico” foram registradas pontualmente neste mês em Ubatuba e Caraguatatuba.

Neste mês, as situações classificadas como “Caótico” foram registradas somente nos municípios de Ubatuba e Caraguatatuba, onde após períodos de chuva e em meio a uma grande quantidade de matéria orgânica foram encontrados diversos resíduos, principalmente fragmentos de plástico, além de outros como, embalagens, itens descartáveis, e que devem ser levados em consideração na análise, pois uma vez que retornem ao mar continuarão como ameaça à vida marinha. Exemplos destas situações no mês de setembro podem ser visualizado abaixo:

Lixo misturado à matéria orgânica em praia do litoral norte paulista

Lixo misturado à matéria orgânica em praia do litoral norte de sao paulo

Lixo misturado à matéria orgânica em praia do Litoral Norte de SP

As imagens acima registram a situação “Caótica”, com várias acumulações de matéria orgânica e de lixo nas Praias, da esquerda para direita: Matarazzo e Palmira (Ubatuba) e Porto Novo (Caraguatatuba), nos dia 2, 10 e 25 (respectivamente) de novembro de 2020.

Devido às medidas preventivas decretadas para pandemia (COVID-19) e, reforçando a segurança com a equipe, a partir do dia 25/03/2020 a coleta dos resíduos sólidos ficou suspensa, no entanto a avaliação do grau de contaminação da praia (ausente, traços, inaceitável e caótico) continua como de costume.

O boletim do lixo pode ser acessado na íntegra pelo site da instituição: https://institutoargonauta.org/publicacoes/

O Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta e o Projeto Tamar foram as primeiras instituições a trabalhar na problemática do lixo marinho no Brasil e na região do Litoral Norte.

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.orgwww.facebook.com/InstitutoArgonauta/ e Instagram: @institutoargonauta

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 24 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter elasmobrânquios sob cuidados humanos, um tanque de águas vivas e um tanque de contato no Brasil. A instituição, ainda, possui certificado de bem-estar animal emitido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com a Wild Welfare Worldwide e é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escolas públicas da cidade mediante capacitação de professores. O Aquário de Ubatuba está funcionando mediante um rigoroso protocolo de higiene, ainda mais restritivo do que as recomendações dos órgãos de saúde, das 10h às 18h em dias chuvosos e das 13h às 21h em dias sem chuva.

O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP e telefone para contato (12) 3834-1382.

Conheça mais sobre o Aquário em: aquariodeubatuba.com.br, Aquário de Ubatuba e Instagram: @aquariodeubatubaoficial

Comentários

Galerias | Mais Galerias