#atletas #surf #jogos olímpicos #profissional #eventos #competições #mundial 
El Salvador

Brasil garante vaga na terceira fase do ISA Games

CBSuf

Filipe Toledo e Italo Ferreira garantem vagam na terceira fase do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021.

Os brasileiros Filipe Toledo e Italo Ferreira foram os destaques do segundo dia de disputas do ISA World Surfing Games 2021 em El Salvador. Logo na sua estreia no evento, na 29ª bateria do primeiro round, Filipe derrotou Che Allan, de Barbados, e Nikita Avdeev, da Rússia, com o maior somatório de todo o torneio. Já Italo Ferreira se manteve forte na briga pelo bicampeonato ao vencer a sua disputa e garantir vaga na terceira fase.

No começo desta segunda-feira, em boas ondas no palanque de La Bocana, Filipe dominou as ações desde o princípio da sua bateria ao mandar um belo aéreo de nota 8.83. Depois, o surfista de Ubatuba – que é representante da elite mundial do surfe – ampliou o placar com fortes manobras de backside e mais 8.87 no somatório.

Com 17.70 na soma das suas melhores ondas, Toledo classificou-se em primeiro lugar com os novos recordes do Mundial da ISA, que reúne surfistas de 51 países nas ondas de La Bocana e El Sunzal. O período de espera do campeonato vai até o dia 6 de junho em El Salvador.

Já pelo segundo round, o atual campeão do evento Italo Ferreira entrou em ação nas ondas de El Sunzal, outro palco do evento. O atleta natural de Baía Formosa confirmou o favoritismo e avançou para a terceira fase ao vencer a sua bateria contra Rio Waida, da Indonésia, John Mark Tokong, das Filipinas, e Carlos Muñoz, da Costa Rica. Os adversários de Italo no Round 3 serão o japonês Shun Murakami, o sul-africano Matthew McGillivray e o inglês Luke Dillon.

No fim do dia, Filipe Toledo voltou para a água e também garantiu vaga na terceira fase do campeonato. Ele ficou em primeiro em um confronto contra o argentino Santiago Muniz, o espanhol Andy Criere e o australiano Owen Wright. Agora, Filipe enfrenta Kanoa Igarashi, do Japão, Aboubakr Bouaouda, do Marrocos, e Michel Bourez, da França, na próxima fase.

Na categoria feminina, a representante da Seleção Brasileira Julia Santos, campeã nacional de 2019, não foi para a água nesta segunda-feira. Com a derrota na estreia, ela precisará passar pelo longo caminho da repescagem até chegar à final. Já Silvana Lima, que testou positivo para Covid-19 em dois testes depois da sua chegada a El Salvador, aguarda um novo resultado de teste realizado. A atleta passa bem e está isolada em um hotel disponibilizado pelas autoridades locais e está sendo acompanhada pelas equipes médicas do evento e do COB.

O ISA World Surfing Games 2021 define as últimas 12 vagas para a estreia do surfe nas Olimpíadas. Italo Ferreira, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima serão os atletas brasileiros na disputa.

Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina

Após conquistarem o primeiro lugar em suas baterias do primeiro round do ISA World Surfing Games 2021, em El Salvador, e, consequentemente carimbarem os seus passaportes para que possam fazer história na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, a partir do dia 25 de julho de 2021, Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina tomaram a difícil decisão de deixar o evento com o objetivo de se resguardarem para a sequência desta intensa e desafiante temporada.

Apesar de toda a estrutura montada pela CBSurf e o COB para receber a Seleção Brasileira de Surfe em El Salvador, contando com um hotel exclusivo, localizado em uma praia vizinha às praias de competição, a fim de garantir maior privacidade e isolamento à equipe, e a hospedagem em quartos individuais, esses atletas se sentem mais seguros retornando para as suas casas neste momento.

Frente ao complexo e desafiante cenário imposto, a Confederação Brasileira de Surf respeita e acolhe a decisão dos atletas convocados e está prestando o suporte necessário para que possam retornar com segurança.

Transmissão ao vivo

Com janela até o dia 6 de junho, o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games é transmitido ao vivo no Brasil com exclusividade pelo Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br).

Além disso, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) acompanha a Seleção Brasileira direto de El Salvador com fotos, vídeos e atualizações diárias das baterias em seu perfil no Instagram (instagram.com/cbsurfoficial/).

Uma nova chamada para o reinício da prova acontece nesta terça-feira, às 11 no horário de Brasília. A previsão indica que as ondas devem subir em El Salvador e podem chegar a 2,5 metros.

A Seleção Brasileira conta com o apoio da grife carioca Wöllner, responsável por vestir a delegação no ISA Games 2021, além do suporte da marca Silverbay, referência em equipamentos para atletas de alta performance. 

Comentários

Galerias | Mais Galerias