#aquecimento global #clima 

Abril Bate Recorde das Temperaturas Globais

Michael Slezak

Os últimos números mensais, adicionados à série de recordes recentes de temperatura, garante que 2016 será o ano mais quente já registrado.

Abril 2016 foi o abril mais quente registrado no mundo - e o sétimo mês consecutivo de ter quebrado registros globais da temperatura. Os números mais recentes quebraram o recorde anterior para abril pela maior margem já registrada.

Há três meses consecutivos que o recorde mensal foi quebrado pela maior margem de todos os tempos, e sete meses em uma sequência que são pelo menos 1°C acima da média de 1951 a 1980 para esse mês. Quando a cadeia de meses quebrando recordes começou em fevereiro, os cientistas começaram a falar de uma "emergência climática". Os números divulgados pela Nasa no fim de semana mostram que a temperatura global da terra e do mar foi de 1,11°C mais quente que a temperatura média de abril, durante o período de 1951 a 1980. O novo recorde bateu o anterior por 0,24°C, que foi criado em 2010 por 0.87°C acima da média para abril. Esse recorde quebrou um conjunto três anos antes, em 0.75°C acima da média para abril.

A explosão atual de ar quente ao redor do globo está sendo estimulado por um enorme El Niño, que é uma concentração de água quente através do Oceano Pacífico. Mas não é o maior El Niño que já foi registrado e o pico de temperaturas está ocorrendo sobre um fundo de rápido aquecimento global, empurrando as temperaturas às maiores elevações de todos os tempos.

"O interessante é a escala em que estamos quebrando recordes", disse Andy Pitman, diretor do Centro ARC de Excelência para Ciências do Sistema Climático da Universidade de New South Wales, na Austrália. "É claramente tudo indo na direção errada. Os cientistas do clima vêm alertando sobre isso desde pelo menos a década de 1980. E tem sido bastante óbvio desde a década de 2000. Então, onde está a surpresa?", Disse Pitman.

Pitman disse que os números recentes colocam o objetivo recente acordado em Paris de apenas 1,5°C de aquecimento em dúvida. "O alvo de 1,5°C, é otimista demais. Eu não sei se vamos conseguir 1,5°C mesmo se pararmos as emissões hoje. Há uma inércia no sistema. Está colocando uma pressão intensa sobre a meta de 2°C", disse ele.

As temperaturas recordes foram causando estragos nos ecossistemas em todo o mundo. Eles desencadearam o terceiro recorde de branqueamento dos corais global, e na Austrália 93% dos recifes foram afetados pelo branqueamento ao longo dos 2300 km da Grande Barreira de Coral. Nas partes do norte da barreira, espera-se que a maioria dos corais estejam mortos, e em alguns recifes mais de 90% do coral está morrendo.

Uma análise recente mostrou que o branqueamento na Grande Barreira de Coral está 175 vezes mais provável devido às alterações climáticas, e as condições que causaram seria a média de ao menos 20 anos.

Refletindo sobre as concentrações de CO², Pitman disse: "Está é a única coisa que está fazendo com que o aquecimento aumente cada vez mais e mais. Assim, as temperaturas frias do oceano que vamos começar a ver com o La Niña serão mais quentes do que já tinhamos registrado há algumas décadas atrás ... Esta é uma porrada em grande escala no sistema de recifes em uma base contínua com alguns chutes, ocasionalmente, realmente desagradáveis ​​e que não vão se recuperar."

Fonte: The Guardian

Galerias | Mais Galerias