#surfguru #análise #previsão #notícias #alerta #surf #longboard #bodyboarding 
Brasil

#SurfguruAvisou que tem onda de Norte a Sul do Brasil

Equipe Surfguru

Ondulação vem bem do sul do continente e por isso chegará com período alto. Swell já encostou no RS mas o pico deve ser na região sudeste. E depois de passar por Nazaré, um swell de norte encosta no litoral!

Aloha galera!

Hoje, sexta-feira, dia 12/11, nós viemos anunciar que a próxima semana promete ser ótima para quem surfa por todo o Brasil. Com duas boas ondulações chegando, é possível termos altas ondas em quase todos os estados do nosso litoral e fazer a cabeça da galera nesse feriado. Um swell de sul-sudeste chega do RS até PE, enquanto uma grande ondulação de Norte chega ao Brasil entre segunda (15/11) e terça-feira (16/11)

Só quem é Surfguru PRO tem 15 dias de previsão para todos os picos, pode comparar ondulações que estão chegando com condições passadas no Histórico de Previsão, configurar alertas personalizados para os secrets e muito mais! 

Acesse em surfguru.com.br/pro e assine. Com o código PRO30 você tem 1 mês grátis antes da primeira cobrança!

Vamos para a análise:

No RS a ondulação de sudeste começou a chegar ontem (quinta-feira, 11/11) ainda como vaga. Hoje (sexta-feira), a ondulação já havia se tornado um swell e a energia da ondulação aumentou bastante. E assim deve ser ao longo do fim de semana com o mar ficando com 2m e 9 segundos de período no sábado (13/11) e 2,4m com 7 segundos de período no domingo (14/11). Vale destacar que terá uma outra ondulação de leste-nordeste chegando no litoral e deve deixar as condições balançadas e ainda terá o vento nordeste para atrapalhar a formação.

Na segunda-feira (15/11) o mar ganha ainda mais força e chega a 2,9m com 8 segundos de período. Na terça-feira (16/11) a ondulação de Nordeste segue bem intensa com 3m e 8 segundos e ainda podemos ter boas ondas no litoral gaúcho em alguns picos, mas o vento deve seguir atrapalhando e vai ser necessário procurar. Além disso, vale ficar de olho nas praias que recebem bem as condições de sudeste e são mais protegidas de norte.

grafico de altura das odnas rrs

Gráfico da altura das ondas para Torres - RS.

gafico de vento para rs

Gráfico do vento para Torres - RS.

Em SC, as condições devem ser similares ao Rio Grande do Sul. A ondulação de sudeste já está agindo no litoral e faz o mar subir entre hoje (sexta-feira, 12/11) e amanhã (13/11), fazendo o mar chegar a 2m com 11 segundos de período. No domingo (14/11), as condições diminuem um pouco, ficando com 1,7m e 10 segundos de período ainda predominantemente de sudeste. Já o vento no estado catarinense será melhor no sábado, entrando de sudoeste. No domingo, entra o nordeste e deve atrapalhar as condições em alguns picos.

Na segunda-feira (15/11), a ondulação de nordeste se torna primária e traz nova força para o litoral, porém devem ser condições mais balançadas com 2m e 7 segundos de período. Na terça (16/11), as condições serão parecidas com o dia anterior e teremos os mesmos 2m com 7 segundos de período. Lembrando que ainda terá uma ondulação de sudeste chegando e o vento nordeste moderado pode atrapalhar ainda mais as condições.

mapa de periodo e espectral pra sc

Mapa do período e espectral do dia 14/11 para Floripa - SC..

No PR, a ondulação de sudeste chega com menos força e no sábado (13/11) devemos ter 1,5m com 10 segundos de período. No domingo (14/11), as condições devem ser bem parecidas, mas a ondulação de leste-nordeste começa a influenciar o litoral no fim do dia. O vento leste-nordeste deve ser intenso ao longo de todo o fim de semana e pode atrapalhar em alguns picos. 

Já na segunda-feira (15/11), a ondulação de leste-nordeste se torna predominante e deve deixar o mar balançado com 1,7m e 6 segundos de período. As condições devem ser parecidas na terça-feira, com 1,6m e 7 segundos de período e o mar balançado não deve ser o melhor dia da semana. O vento nordeste ainda estará soprando com intensidade moderada a intensa e deve deixar a formação ainda mais prejudicada.

grafico de altura das ondas

Gráfico da altura das ondas para  Matinhos - PR.

grafico de vento para pr

Gráfico do vento para  Matinhos - PR.

Em SP, a ondulação de sul-sudeste faz o mar subir lentamente entre sexta-feira (12/11) e sábado (13/11) com 1,8m e 10 segundos de período e deve gerar boas ondas no início do fim de semana. Já no domingo (14/11), as ondas devem ganhar ainda mais força e chegar a 2m com 11 segundos de período, já com uma influência da ondulação de leste. O vento será ameno nas duas manhãs apertando de leste-nordeste nos dois períodos da tarde. 

Na segunda-feira (15/11), a ondulação de leste se intensifica, mas o swell predominante ainda vai ser de sul-sudeste. O mar ficará com 1,8m com 10 segundos de período e o vento pela manhã de leste deve se intensificar à tarde. Na terça-feira (16/11), a ondulação de leste se torna predominante e o mar volta a ganhar tamanho, chegando a 2m e 7 segundos de período.O vento de manhã deve ser bem fraco e ajudar na formação das ondas.

mapa espectral e de periodo para sp

Mapa do período e espectral do dia 14/11 para Ubatuba - SP..

A ondulação de sudeste chega melhor no RJ e deve gerar mais influência no litoral do que nos outros estados ao longo do feriado. No sábado (13/11), a ondulação chega a 2m com 10 segundos de período. No domingo (14/11), as ondas seguem com a mesma altura, 2m, e o período chega a 11 segundos ainda de sudeste. O vento vai se comportar da mesma forma nos dois dias: leste-nordeste de manhã bem fraco se intensificando para um leste à tarde.

Na segunda-feira (15/11), a ondulação de sudeste começa a perder força enquanto a ondulação de leste começa a se tornar predominante e mantém a altura do mar com 1,8m. Já na terça-feira (16/11), as condições chegam a 2,3m com 7 segundos de período e a formação deve ficar um pouco prejudicada. Já o vento segue o mesmo do fim de semana, com um norte/nordeste de manhã bem fraco, mudando para um leste moderado à tarde.

grafico de altura das ondas

Gráfico da altura das ondas para Rio de Janeiro - RJ.

grafico de vento pra rj

Gráfico do vento para Rio de Janeiro - RJ.

No ES, a ondulação de sul-sudeste (170 graus) faz o mar subir no sábado (13/11) com 2m e 10 segundos de período e deve gerar boas ondas nos picos mais protegidos do vento sul forte. Já no domingo (14/11) as ondas devem ganhar ainda mais força e chegar a 2,1m com 12 segundos de período e o vento diminui, podendo rolar altas ondas em todo o litoral, principalmente nos corais do sul.

Na segunda-feira (15/11) as ondas perdem um pouco de força, mas ainda deve rolar ondas muito boas de 1,6m com 11 segundos de período e vento sudoeste fraco pela manhã. Na terça-feira (16/11) a ondulação deve ganhar um pouco de força com um novo pulso de sudeste com 1,6m, 11 segundos de período e 158 graus. Essa ondulação mais de frente costuma ganhar força e tamanho no ES, podendo rolar condições clássicas de norte a sul com o vento oeste (terral) cedo.

mapa de periodo e espectral para es

Mapa do período e espectral do dia 14/11 para Vila Velha - ES.

Na BA, a ondulação de sudeste se intensifica apenas no domingo (14/11), quando o mar chega a 1,5m com 10 segundos de período. Já na segunda-feira (15/11), as ondas seguem ganhando energia e chegam a 2m com 12 segundos de período. A formação deve ser boa com o swell alinhado de sul-sudeste. Porém, o vento moderado a forte de sudoeste no sábado e de sudeste do domingo deve atrapalhar o surf da galera.

Já na terça-feira (16/11), o mar perde força rapidamente, mas ainda terá 1,6m com 9 segundos de período e o vento pode ajudar, ficando bem ameno ao longo de todo o dia. Na quarta-feira (17/11), as condiçòes chegam a 1,8m com a entrada de uma outra ondulação de leste, que mesmo deixando o mar um pouco balançado, traz mais energia e potência ao litoral. O vento deve apertar e é importante saber a melhor hora do dia para fazer o surf.

mapa espectral e de periodo

Mapa do período e espectral do dia 14/11 para Salvador - BA.

SERGIPE

Em SE, devemos ter altas ondas durante esse feriado com a ondulação de sul-sudeste chegando bem limpa ao litoral. No domingo (14/11), o mar chega a 1,6m com 10 segundos de período e ainda segue ganhando força para segunda-feira (15/11), quando o mar chega a 1,8m com 13 segundos de período. O vento leste vai soprar durante os dois dias, mas na segunda-feira a previsão indica que ele estará mais ameno. 

Na terça-feira (16/11), o mar ganha tamanho sob influência de uma ondulação de leste-nordeste e fica com 1,9m e 11 segundos de período, mas na segunda parte do dia a ondulação de leste passa a ser a ondulação primária no litoral. Na quarta-feira (17/11), o mar fica com 1,9m e 7 segundos de período e ainda podemos ter boas ondas. O vento leste moderado deve ficar constante por dois dias.

grafido de altura das ondas sergipe

Gráfico da altura das ondas para Aracaju - SE.

grafico de vento para se

Gráfico do vento para Aracaju - SE.

Chegando ao estado de AL, devemos ter condições parecidas com o estado sergipano, porém a ondulação de sul será primária por menos tempo. No domingo (14/11), o swell de sul faz o mar chegar a 1,7m com 11 segundos de período no fim do dia. Na segunda-feira (15/11), as ondas seguem ganhando força e ficam com 1,9m e 12 segundos de período, além disso uma ondulação de leste começa a entrar e pode mudar um pouco a formação das ondas. Além disso, o vento leste que será moderado no domingo deve perder intensidade na segunda-feira. 

Após o feriado, na terça-feira (16/11), a ondulação de leste segue ganhando força e se torna primária chegando a 2,1m e 7 segundos de período.  Na quarta-feira (17/11), o mar deve seguir bem parecido com as ondulação perto dos 2m e com 7 segundos de período. O vento leste segue sendo moderado nos dois dias, por isso é importante ver as condições do seu pico para saber a melhor hora do dia.

mapa espectral e de periodo para al

Mapa do período e espectral do dia 15/11 para Maceió - AL.

Em PE, a ondulação de sul chega um pouco enfraquecida devido à distância percorrida pelo swell. No domingo (14/11), o swell começa a aumentar a influência e o mar chega a 1,5m com 8 segundos de leste-sudeste. Já na segunda-feira (15/11), a ondulação de sul se torna primária e devemos ter boas ondas com 1,9m e 13 segundos de período. O vento deve ficar moderado, entre 10 e 15 nós ao longo dos dias, variando de leste para leste-sudeste. 

Na terça-feira (16/11), uma ondulação de leste-sudeste começa a chegar com mais energia e se torna primária no litoral pernambucano, deixando o mar com 2,1m e 7 segundos de período. Na quarta-feira (17/11), o mar ganha ainda mais potência com o período subindo para 8 segundos e o mar com 2m. O vento deve ser o mesmo do fim de semana: leste/ leste-sudeste moderado a intenso.

grafico de altura das ondas pra pe

Gráfico da altura das ondas para Recife - PE

graficod e vento para pe

Gráfico do vento para Recife - PE.

 

FERNANDO DE NORONHA

Em Noronha a ondulação de Norte chega entre domingo (14/11) e segunda-feira (15/11) com o mar subindo para 1,6m com 12 segundos no feriado. Já na terça-feira, a energia do swell aumenta e o mar fica com 1,8m com 14 segundos. Vale destacar que a ondulação de sul também estará chegando na ilha e pode proporcionar o famoso swell refratário. O vento de leste pode atrapalhar a formação ao longo dos dias. 

Na quarta-feira (17/11), o mar sobe ainda mais e deve proporcionar ondas como Abras, Ruros e Laje da Cacimba. As condições ficam 2m e 15 segundos de período com o pico do swell de Norte encostando na costa. As condições ficam parecidas na quinta (18/11) e ainda devemos ter altas ondas. O vento seguirá de leste-sudeste e deve ser um problema para a formação das ondas.

mapa espectral e de periodo para fn

Mapa do período e espectral do dia 18/11 para Noronha - PE.

PARAÍBA

Na PB, a influência da ondulação de Norte já vai ser menor, com o swell agindo principalmente no fim da semana. Durante o fim de semana e na segunda-feira (15/11), teremos uma ondulação de leste-sudeste como predominante e deixará as ondas com 1,6m de altura e 8 segundos de período. A partir de terça-feira (16/11), o swell de Norte começa a aumentar de intensidade e deixa o mar com 1,8m. O vento virá de leste ao longo de todos os dias com intensidade moderada e é bom checar a previsão do pico para saber qual o melhor momento do surf.

Na quarta-feira (17/11), a ondulação de norte ganha ainda mais energia e se torna a ondulação predominante, com as condições batendo em 2m e 15 segundos de período. Na quinta-feira (18/11), o mar se mantém com 2m, mas o swell de norte começa a perder força e as vagas de leste-sudeste voltam a ser a ondulação primária.

grafico de altura das ondas

Gráfico da altura das ondas para João Pessoa - PB.

grafico de vento de pb

Gráfico do vento para João Pessoa - PB.

No RN acontece uma situação parecida com a Paraíba: uma ondulação de leste-sudeste será predominante ao longo de toda semana, exceto no pico do swell de norte. Na segunda-feira (15/11), as condições devem estar com 1,6m e 8 segundos de período, subindo um pouco na terça-feira (16/11) para 1,8m com 7 segundos de período. O vento também deve ser o mesmo, vindo de leste-sudeste e intensidade moderada ao longo dos dias. 

Na quarta-feira (17/11), a ondulação de Norte ganha ainda mais força e faz o mar reagir, chegando a 1,9m com 15 segundos. Na quinta-feira (18/11), as condições devem ser parecidas, mesmo com a ondulação predominante voltando a ser de leste-sudeste, com 2m. O vento segue de leste-sudeste e deve atrapalhar bastante a formação. 

mapa de periodo e espectral para rn

Mapa do período e espectral do do dia 15/11 para Tibau do Sul - RN.

Chegando ao estado do CE, a ondulação de norte vai aumentando sua influência no litoral no começo da semana. Já na segunda-feira (15/11), o mar chega a 1,7m e  segundos de período, mas segue subindo. Na terça-feira (16/11), o swell de norte se torna a ondulação primária e fica com 1,9m com 14 segundos de período e sobe ainda mais na quarta-feira (17/11), chegando a 1,9m com 19 segundos de período. O vento leste de 15 nós deve atrapalhar a formação ao longo dos dias. 

Na quinta-feira (18/11), as ondas chegam a 1,9m e devemos ter altas ondas, e na sexta-feira (19/11) as condições devem ser bem parecidas. O mar ainda vai ter 2m e um período bem alto com bastante energia e potência chegando no litoral. O vento segue de leste/leste-sudeste e deve atrapalhar a formação ao longo dos dias, por isso é importante checar as condições do seu pico para saber a melhor hora do surf.

grafico de altura das ondas do ce

Gráfico da altura das ondas para Fortaleza - CE.

grafico de vento para ce

Gráfico do vento para Fortaleza - CE.

No PI as condições serão um pouco diferentes, pois a ondulação de norte vai encostar no estado junto com uma outra de nordeste. Ao longo da semana a influência de norte vai aumentando e a partir de segunda-feira (15/11), o mar já chega a 1,5m e deve ficar assim na terça-feira (16/11). Já na quarta-feira (17/11), as condições sobem mais e o swell de norte se torna ondulação primária, nesse dia o mar fica com 2m e 16 segundos de período. 

Na quinta-feira (18/11), as condições serão parecidas com o dia anterior, ficando com 2m e 15 segundos de período de norte. Na sexta-feira (19/11), a ondulação começa a perder força, mas as ondas ainda terão 1,6m com 13 segundos de período. O vento vai ter intensidade de moderada a forte ao longo de toda a semana, rodando entre leste e nordeste e deve atrapalhar o surf.

mapa de periodo e espectral para pi

Mapa do período e espectral do dia 17/11 para Ilha Grande - PI.

MARANHÃO

No MA, as condições devem ser parecidas com as do estado do PI, mas o swell encosta um pouco antes. A partir de segunda-feira (15/11) o mar já começa a reagir, chegando a 1,7m com 6 segundos de período e continua ganhando energia na terça-feira (16/11), quando a ondulação de norte passa a ser a ondulação predominante e deixa as ondas com 1,7m e 15 segundos. O vento leste-nordeste será uma constante ao longo dos dias. 

Na quarta-feira (17/11), o swell chega ao pico e deixará o mar com 2m e 15 segundos de período, prometendo boas ondas. As condições se repetem na quinta-feira (18/11), com o swell já enfraquecendo mas ainda bem forte, com 2m e 14 segundos de período. O vento deve seguir forte de leste-nordeste e deve atrapalhar a formação na maioria dos picos.

grafico de altura das ondas para ma

Gráfico da altura das ondas para Tutoia-MA.

grafico de vento para ma

Gráfico do vento para Tutoia-MA

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias