#meio ambiente 

O que são Ondas Quadriculadas e Porque são Perigosas?

Surfguru

Se você já olhou para o oceano e notou um monte de ondas num padrão quadriculado, que quase se parecem com uma espécie de grade, então você testemunhou um mar cruzado em ação.

Um mar cruzado ocorre quando diferentes sistemas meteorológicos, distantes entre si, produzem sistemas de ondas distintos (swells) que viajam no oceano em ângulos diferentes, ao invés de viajarem numa mesma direção ou em direções parecidas. 

Já o padrão quadriculado ocorre quando as ondas cruzadas dos swells viajam pelo oceano num angulo de 90 graus entre si.


Padrão quadriculado de swells observado na costa da França - foto: Reddit

Embora essas ondas possam parecer pacíficas e até surreais, elas podem ser bastante perigosas. Os barcos são projetados para passar as ondas de frente, porém um mar cruzado não oferece essa opção a um barco. Como as ondas vêm de quatro direções diferentes, elas podem facilmente fazer com que um barco vire.

Um mar cruzado não é perigoso apenas para os barcos. Eles produzem correntes fortes que têm o potencial de causar o afogamento de nadadores e mergulhadores. Embora o mar cruzado não aconteça com tanta frequência, é importante ser capaz de reconhecer um para que você possa se proteger de seus efeitos.

Numa recente matéria de previsão para o litoral sul do Brasil, nós falamos sobre a ocorrência de dois swells se cruzando no litoral de Santa Catarina, este raro evento faz com que as ondas quebrem de uma forma incerta nas praias que estejam expostas a ambas as direções de swell.

Previsão de ondas mostrando dois swells se cruzando no oceano

Se os swells possuírem muita energia, é recomendável ter bastante cautela ao cair num mar cruzado, porque como citado acima, este tipo de combinação de swells pode ser muito perigoso, criando fortes correntes que se modificam rapidamente, a medida que as séries de ondas pertencentes a cada um dos swells se revezam.  

 

Comentários

Galerias | Mais Galerias