#meio ambiente 
Nova Gales do Sul - Austrália

Será que Fazer Xixi na Água Atrai Tubarões?

Katie Jennings - Business Insider Australia

O xixi não polui o meio ambiente, já que os animais marinhos, como as baleias, fazem em grande quantidade. De acordo com reportagens feitas pela imprensa australiana - ele também não atrai tubarões.

Se você foi para a praia neste verão, as chances são que você provavelmente teve que fazer xixi, decidiu não sair da água, e apenas fez xixi no oceano. 

Se você faz xxi no mar, não se preocupe, você não está sozinho. Dois terços das pessoas entrevistadas pela Proctor & Gamble (empresa que fabrica papel higiênico) disse que fazem xixi no mar e quase metade afirmou ter feito isso mais de uma vez. 

E depois de fazer o xixi, você pode ter tido maus pressentimentos, porque, em algum momento durante a sua infância, alguém provavelmente lhe disse que o xixi atrai tubarões. E você meio que acreditou neles. 

O xixi atrai tubarões? 

Pedimos a David Shiffman, um biólogo marinho que estuda alimentação de tubarões e conservação (também conhecido pelo seu Twitter @WhySharksMatter), sobre a existência ou não de tubarões são atraídos por urina humana. 

Sua resposta foi muito contundente:

Fomos duramente pressionados para encontrar trabalhos de pesquisa acadêmica sobre o assunto (embora haja todo um conjunto de documentos escritos sobre os rins de tubarão), mas encontramos outros que suportam a afirmação de Shiffman.

Vic Peddemores, cientista de pesquisa sênior, do Departamento de Pesca da Austrália da Nova Gales do Sul disse ao jornal The Sydney Morning Herald: "Eu teria morrido há muito tempo - não há evidência de que a urina atraia tubarões. Eu estive na água perto de grandes tubarões como um tubarão tigre e fiz xixi, e isso não fez diferença."

A National Geographic publicou uma série de experimentos com tubarões e mergulhadores para desmascarar vários mitos relacionados com o tubarão. Eles colocaram dois mergulhadores na água, um segurando uma garrafa de urina que lentamente infiltrou-se na água e outro mergulhador, em uma área separada, sem qualquer urina:

Resultado da experiência: Nenhuma reação dos tubarões.

Nós não conseguimos encontrar evidências em relatos de outros colegas, mas parece que quando se trata de fazer xixi na água, você provavelmente estão bem, desde que os tubarões sejam a preocupação.

Fazer xixi polui o oceano? 

De acordo com um recente vídeo produzido pela American Chemical Society, não há problema em fazer xixi no oceano. 

Eis a lição de química rápida: 

A urina humana é de 95 por cento de água. Também contém íons de sódio (Na) e cloreto (CL) - estes são os mesmos componentes que compõem o sal de mesa comum (NaCl). 

O oceano também é composto principalmente de água (mais de 96 por cento) e uma concentração ainda maior de íons de sódio e cloreto. Tanto o oceano e a urina também contêm potássio (K). 

Um composto encontrado na urina que não é encontrado no oceano é a ureia. É um composto à base de carbono, que ajuda o corpo a livrar-se do nitrogênio. Mas, como é mostrado no vídeo, o nitrogênio da uréia pode se combinar com a água do mar para produzir amônia, um composto que atua como alimento para as plantas marinhas. Você pode até dizer que fazer xixi no mar é realmente BOM para as plantas e os animais de lá. 

Outro ponto mostrado no vídeo é que todos os animais que vivem no oceano também fazem xixi, incluindo baleias fin, que produzem 250 litros de urina por dia. Mesmo que todos os seres humanos na terra fizessem xixi no mar, ao mesmo tempo, iria apenas criar uma pequena concentração de uréia.

Onde não fazer xixi 

Nos recifes de coral! Tal como acontece com a relação entre a relação da urina humana e tubarões, é difícil encontrar investigação académica sobre o impacto da urina humana em recifes de coral. No entanto, há evidências que sugerem que pode haver um problema. A CNN entrevistou Paul Sanchez-Navarro, diretor do Centro Ecológico Akumal, uma organização que monitora o impacto do desenvolvimento sobre os recifes que se desenvolvem ao largo da costa da província de Quintana Roo no México: 

A poluição derramada no mar pelos milhares de hotéis em Riviera mexicana está "estressando" os recifes de coral. "Há uma grande quantidade de nutrientes que vão para a água subterrânea causado pela água tratada dos hotéis e das estações de tratamento de águas residuais municipais," [Sanchez-Navarro] explica. "Eles injetam água no solo que faz o seu caminho para o aquífero ... Descobrimos a forma como muitos nutrientes - nitratos e fosfatos - que vêm de dejetos humanos, principalmente urina" O resultado, diz Sanchez-Navarro, é o aumento do crescimento de algas que efetivamente sufocam o coral, impedindo o seu crescimento. 

Pequenos corpos de água! 

Em 2012, a Time relatou que um lago no norte da Alemanha tinha sido fechado devido a uma "uma proliferação de algas que envenenaram mais de 500 peixes", que alguns pesquisadores pensam se deveu a "uma quantidade significativa de urina humana [no lago]". 

Resumindo: Faça xixi no oceano (mas não sobre os recifes de coral) e é pouco provável que os tubarões irão incomodá-lo. Mas não faça xixi na água doce ou pequenos corpos de água, porque informalmente, coisas ruins podem acontecer.

Traduzido da reportagem: It's ok to pee in the ocean

Comentários

Galerias | Mais Galerias