#ciência #saúde 
Califórnia - Estados Unidos

Porque o Surf É um dos Melhores Exercícios Cardiovasculares

Shane Carpenter - Water's Edge PT & Wellness

O surf é uma das melhores maneiras de exercício cardiovascular, e deixa de fora o impacto sobre os joelhos, quadris e costas que acontece na corrida.

Que outro esporte de baixo impacto permite que você mantenha o seu ritmo cardíaco entre 65% e 85% (ou mais) na freqüência cardíaca de zona de treino alvo por horas a fio com um enorme sorriso em seu rosto? Para mim, pessoalmente, não há nenhuma maneira que eu poderia correr, andar de bicicleta ou nadar por longos períodos de tempo e com o mesmo fator 'amarradão'. Claro, isso pode ser debatido por muitas pessoas. 

Curiosamente, há uma escassez atual de pesquisas que examina o que acontece fisiologicamente aos nossos corpos quando surfamos. Alguns pesquisadores, como Oliver Farley, que está trabalhando em seu PhD em ciência do surf na Austrália, examinaram os perfis fisiológicos de surfistas competitivos.

Recentemente a Water’s Edge Physical Therapy and Wellness conectou com Sean Newcomer, PhD e Jeff Nessler PhD, para discutir quais os estudos de surf eles estão trabalhando na Universidade Estadual da Califórnia em San Marcos. No verão passado, os dois professores implementaram vários estudos visando a fisiologia e a biomecânica do surf. Um dos maiores estudos de surf (600 pessoas) atualmente sendo conduzidos examinam a resposta da frequência cardíaca durante o surfe em surfistas recreacionais entre as idades de 20 a 70 anos. Outros estudos visam o equilíbrio, o domínio das pernas e VO2 máximo (capacidade máxima do corpo para transportar e metabolizar oxigênio) em surfistas recreacionais. 

A Water’s Edge Physical Therapy and Wellness decidiu dar uma olhada também na resposta da frequência cardíaca no verão passado enquanto surfava um longboard numa água a 20° C em um dia com meio metro de ondas. Embora nenhum estudo científico tenha sido concluídos, os dados gerais mostraram que, quando remando ou surfando, a freqüência cardíaca variou entre 65 e 85% da frequência cardíaca máxima prevista (usando a fórmula de Karvonen) em um dia pequeno e quente.

Quais são as implicações para o surf em condições mais frias e em ondas maiores quando a adrenalina está em alta? Geralmente, você pode esperar que o seu ritmo cardíaco fique mais alto por longos períodos de tempo. 

A American Heart Association recomenda que os adultos façam 30 minutos de exercício moderado cinco dias por semana ou 25 minutos de exercício vigoroso três dias por semana, e dois dias de fortalecimento. Dito isto, tenho certeza que o surf se qualifica para as duas primeiras destas diretrizes. Além disso, você poderia argumentar que, se você está se exercitando na freqüência e intensidade cardíacas máximas por longos períodos de tempo, seria bem equilibrado fazer exercícios mais leves em dias alternados para evitar o excesso de uso de seu ventrículo esquerdo. 

Então, qual é a mensagem para levar para casa? O surfe é um ótimo exercício cardiovascular. Ponto. Se em algum dia você não está se sentindo motivado e acha que é difícil entrar em sua roupa de neoprene, considere somente os benefícios de simplesmente remar para fora, mesmo se o vento estiver soprando, ou as ondas estão pequenas, ou ______________ (insira a sua desculpa favorita aqui). Se você estiver ferido ou tiver problemas para voltar para a água, ou mesmo gostaria de saber mais sobre os estudos de surf que estão acontecendo, mande um e-mail para info@watersedgetherapy.com e iremos ajudá-lo a voltar lá para fora.

Comentários

Galerias | Mais Galerias