#saúde 

Como Fortalecer a Sua Remada

Cris Mills - treinador / surfista

Programa de exercícios para melhorar a sua aptidão na remada, quando você não pode estar no outside todos os dias, você pode treinar numa academia ou em casa, com exercícios que irão lhe manter no rip para render os dias de surf.

Todos nós já tivemos a sensação quando tudo o que você vê são séries bravias se aproximando, sentindo que os braços não podem mais se mover. Você está tentando remar, mas você não parece estar se movendo para a frente, e que aquela sensação de queimação em seus braços e ombros vai diminuir. 

Claro, o método mais eficiente para melhorar a sua resistência de remada no surf é estar na água, e remar e remar um pouco mais. Mas, para a maioria de nós, isso não é sempre possível. O que podemos fazer é tentar imitar a biomecânica e os caminhos de energia que remada requer. Também gostaria de recomendar apenas ir dar uma remada, mesmo que seja flat. 

Aqui está um bom treino de remada de surf para a próxima vez que você estiver na academia: 

Esse vídeo mostra um circuito de exercícios que, quando realizados corretamente, irão melhorar drasticamente a sua capacidade na água. Quero salientar, no entanto, a importância de ter a flexibilidade necessária em sua parte superior do corpo para acomodar força e potência. Se você estiver entrevado, e com o movimento articular restrito, acrescentar movimentos de força e potência para um faixa limitada de movimento é uma boa maneira de rasgar as suas juntas. Não faça isso. Ganhe flexibilidade. 

Aqui estão alguns ótimos alongamentos do ombro para os surfistas

Remada é uma combinação do que chamamos de movimentos "de cadeia aberta" e "de cadeia fechada" - movimentos de puxada para ser mais específico. De cadeia aberta significa que você está puxando um objeto em direção ao seu corpo, como a remada com cabo em pé. De cadeia fechada significa que você está puxando o corpo para um objeto fixo, como quando você faz tração na barra fixa. Remar é uma combinação destes movimentos, é por isso que ambos os tipos são utilizados no circuito de treino do vídeo. Usando uma combinação de movimentos de cadeia fechada e de cadeia aberta em um treino dá mais força para remar. 

Tração na barra fixa

Tração na barra fixa

Remada com cabo em pé

Remada com cabo em pé

Energia, força e resistência 

Surfar requer todos os três - e flexibilidade, resistência e controle - mas, infelizmente, trata-se de remar. Esses três perfis bio-motores são treinados de forma diferente, e exigem diferentes repetições e intensidades.

Energia seria o movimento de alta velocidade, se mover rapidamente, tão rápido quanto possível, num curto período de tempo: tração na barra com o peso corporal o mais rápido possível, em alta velocidade, umas remadas com cabo em pé, ou arremesso da bola ao chão.

arremesso da bola ao chão

arremesso da bola ao chão

A força requer alta intensidade, com poucas repetições (menos de 6 a 8), e a produção de grandes quantidades de força a velocidades mais lentas. Para alguns, a barra com o peso corporal pode ser uma ênfase da força. Remadas com alter unilateral mais pesado e com repetições mais lentas são uma opção, assim como a puxada horizontal com barra. Eu recomendaria que você tenha algum formação mais sólida antes de tentar cargas maiores com menos repetições.

remada com alter unilateral

Remada unilateral

puxada horizontal com barra

puxada horizontal com barra

E por último, a resistência: maior repetição por longos períodos de tempo. 

No vídeo, eu alterno o pullover na polia alta, seguido de pular corda para melhorar ainda mais a minha capacidade anaeróbica (duração menor e maior intensidade). Se você quer se concentrar mais na capacidade aeróbica, você poderia pular corda mais lentamente por períodos mais longos, ou usar uma máquina de remar.

Pullover na polia alta e braços extendidos

Pullover na polia alta e braços extendidos

As opções para exercícios de remada de surfe de resistência são realmente muito amplas. O que é mais relevante é que os movimentos, exercícios, duração e velocidade do movimento atinjam a habilidade física necessária definida pelo que o surf exige ou que está faltando pra você. Seja esperto com o seu treinamento para que você possa colher os frutos na água. 

Para mais idéias de treinamento e programas completos, dê uma olhada no meu programa de treinamento de Surf: Sucesso no Treino de Surf.

Comentários

Galerias | Mais Galerias