Austrália por Noaa

Modelo criado pelo NOAA mostra a força do tsunami

Um modelo de vídeo criado pelo NOAA mostra a força do tsunami que atingiu a costa do Japão na sexta-feira, causando a devastação e desencadeando o agravamento da crise nuclear. O modelo, baseado em dados de observação de bóias no oceano, mostra ondas de mais de cem milhas de comprimento se espalhando rapidamente por toda a bacia do Pacífico.

O terremoto foi o mais poderoso já registrado no Japão e foi o quarto pior no mundo desde 1900, de acordo com as estatísticas do United States Geological Survey. O terremoto registrado 9,0 na escala de magnitude momento, uma técnica de medição de terremotos muito semelhante à escala Richter, colocando-o pescoço a pescoço com o terremoto de Sumatra do Norte, que desencadeou a catástrofe da tsunami no Oceano Índico em 2004.

Como a escala Richter, a escala de magnitude momento, registra o poder dos terremotos logaritmicamente, com cada aumento de número inteiro correspondente à liberação de cerca de 31 vezes mais energia. Em comparação, o terremoto de Kobe 1995 registou uma magnitude de 7,2 e matou mais de 6.400 pessoas....

Comentários

Notícias | Mais Notícias