#meio ambiente #comunidade #picos #surf 
Bali - Indonésia por Redação Surfguru

Americano em estado crítico após ataque de tubarão na Indonésia

Ataque ocorreu no oeste de Bali. Vítima atingida no braço foi levada a hospital. Local que ajudou no resgate diz que Ryan levou vários pontos e sofreu grandes hematomas.

Um surfista americano foi atacado por um tubarão em Balian, praia situada no oeste de Bali, na Indonésia, na última segunda-feira, em torno das 7h (pelo horário de Bali). De acordo com a mídia local, o surfista, apontado pelo californiano e conhecido apenas como "Ryan de San Diego", foi mordido no cotovelo e no antebraço antes de surfar uma onda até a arrebentação. Ele foi resgatado na beira da praia por surfistas locais e está internado em estado crítico em um hospital da região. É o que conta a reportagem publicada pela revista "Stab Mag".  

- Eu estava tomando café da manhã em Warung, em frente ao pico, em Rivermouth - disse Twiggy Van Ryan, residente de Balian e dono de uma rede de barcos que opera nas ilhas Mentawai, em uma entrevista à "Stab".

O surfista local contou que houve poucos ataques em Bali, porém, classificou o sofrido pelo americano como o "mais agressivo". Ele acredita que o tubarão tenha sido da espécie cabeça chata. considerada uma das mais violentas, ao lado do tubarão branco e do tigre. 

- Eu vi o Ketut (surfista local) indo até o local onde as ondas quebram e vi o cara (atacado pelo tubarão) segurando o cotovelo. Primeiramente, pensei que ele teria se machucado na onda e talvez tivesse deslocado o ombro ou algo do gênero. A namorada dele veio correndo, dizendo que ele havia sido atacado por um tubarão. Eu dei a ela a minha camiseta e a segui até a praia. A ferida era muito feia. Basicamente, todo o seu cotovelo entrou dentro da boca do tubarão e ficou basante destruído depois que o tubarão puxou para trás. Nós protegemos o machucado e ele (surfista) entrou em choque - uma espécie de blackout ("teto preto"). Depois, eu e os locais estancamos a ponta do braço dele para diminuir o sangramento e o colocamos em um carro que o levou para o hospital - acrescentou o indonésio.  

Em um posto divulgado em sua conta no Facebook, Twiggy Van Ryan contou que conversou com amigos do americano após a cirurgia.

- Conversei um pouco com alguns amigos da vítima, e disseram que ele está se recuperando bem após a cirurgia. A boa notícia é que o ligamento (do braço) não ficou destruído, ele só está com diversos pontos, grandes hematomas e dores musculares - revelou o local. 

Em cinco anos, este foi o quinto ataque de tubarão na região. O risco sempre existiu, já que o local, embora equilibrado ecologicamente, tenha um grande número de animais. A maioria dos ataques ocorre com água turva, como aconteceu na última segunda-feira, quando a água do rio com lama deu lugar à transparência e azul cristalino característicos da praia. Muitos dos encontros com predadores nem chegam a ser reportados, já que muitas das lesões são mínimas.

Fonte: GloboEsporte

Comentários

Galerias | Mais Galerias