#comunidade 
Chile por GLOBOESPORTE.COM

Carlos Burle desce onda gigante no Chile: 'Talvez a maior que já surfei'

Surfista brasileiro acredita que pode superar feito de McNamara, em 2011

O brasileiro Carlos Burle continua superando seus limites. Na última quarta-feira, o surfista de 45 anos desceu uma onda gigante no litoral chileno. Apesar de ainda não ter uma medição oficial, ele acredita que o tamanho seja de 24,3m. Caso o número seja confirmado, Burle supera a marca do havaiano Garret McNamara, que surfou 23,7m, em Portugual, no ano de 2011. Este feito foi confirmado pelo Guiness Book, o livro dos recodes.

- Talvez a maior que já surfei (a onda do Chile). Colocando as fotos lado a lado, acredito que essa onda seja maior que a de Mavericks e que não deva em nada à onda do Garrett, que é a atual recordista - afirmou.

O americano Garret McNamara, no entanto, desceu outra onda gigante no começo deste ano. Em janeiro, ele voltou a surfar em Nazaré, local onde bateu o recorde em 2011. Desta vez, o haviano acredita que tenha pego uma onda de 27,5m. A medição, no entanto, não foi confirmada oficialmente.

Carlos Burle é bicampeão mundial de ondas grandes na remada, nos anos de 1998 e 2002. Ele também já esteve no Guiness Book pela maior onda já surfada, em Mavericks, na Califórnia. Na ocasião, o brasileiro desceu 22,6m, em 2001.

- Estava monitorando a previsão do mar e sabia que estaria grande. Não esperava essa dimensão. Posso dizer que foram algumas das maiores ondas que já surfei na minha vida - afirmou Burle, especialista em ondas gigantes.

Carlos Burle viajou ao Chile acompanhando de outros surfistas como Victor Faria, Rodrigo Koxa e Edílson Assunção. O grupo, no entanto, prefere não revelar o local onde o feito foi alcançado. Segundo eles, a praia apresentada pelo chileno Rafael Tapia, que também é surfista.

- A viagem só aconteceu devido ao Rafael. Agradeço demais a ele. E aos outros brasileiros também, por estarem ali surfando aquelas ondas comigo e me dando todo o suporte. Todos surfaram muito. O Alemão é um dos melhores pilotos de jet que conheço. Foi uma honra dividir esse momento com eles - disse o pernambucano.

Comentários

Galerias | Mais Galerias