Ipojuca - Pernambuco - Brasil por Redação Surfguru

Carlos Chalaça busca apoio para seguir com sua carreira

Nascido e criado em Maracaipe, mais especificamente no Pontal, Carlinhos, como é conhecido, foi um dos primeiros praticantes de Stand Up Paddle em Pernambuco junto com Eduardo Fernandes, o Rato, que sempre foi seu ídolo nos esportes com prancha, como contou Carlinhos.
Em 2004, na escola Board Club do Eduardo Rato foi onde Carlinhos aprendeu o Kite Surf e trabalhou como instrutor da escola durante 8 anos. Em 2007, também com o Rato, foi o ano em que os mesmos conheceram o Stand Up Paddle e viram que o esporte poderia crescer bastante.
"Por ser interessante, fácil de se praticar, pode ser que a galera se interesse em alugar e praticar, sendo tão legal pra todas as idades". pensaram Carlinhos e Rato na época.
Breve relato de Rato Fernandes sobre o início do SUP em PE:
"Em Setembro de 2007 eu já estava há um bom tempo querendo trazer um SUP pra cá e já trabalhava com a Naish há 7 anos, mas mesmo com o desconto de revendedor e escola era muita grana para colocar num esporte que nem sabíamos direito se era legal, foi quando um grande amigo de Salvador, o Ptolomeu, que estava começando a fabricar SUPs, estava vindo passar uns dias na pousada e trouxe a primeira prancha que eles fizeram lá, uma 9'6 Fish com shape de Ronaldo Barreto da Radical Surfboards de Natal, a prancha tinha dado problema na laminação e ele não podia vender se não ia queimar o filme! Remei pela primeira vez e de cara consegui pegar uma marolinha e fiquei louco! Acabei trocando a prancha e o remo (madeira) pela hospedagem e a prancha ficou com a gente! Daí em diante, o processo foi mais rápido! Logo depois trouxe uma Hotstick do RJ, uma 10 pés e na sequência o pessoal da Art In Surf acreditou no trabalho e mandou 8 pranchas para vender e duas para ag ente usar consignadas... Aí a bola de neve foi crescendo sem parar até hoje! Carlinhos, que trabalhava comigo desde 2004, sempre teve um talento diferenciado para os esportes de prancha e se identificou muito com o esporte e hoje é com certeza um dos melhores do Nordeste nas ondas! O SUP em PE literalmente começou nas ondas do Pontal de Maracaípe!" Disse Eduardo Fernandes.
Carlinhos aponta hoje como um dos melhores atletas de KiteWave e Stand Up Wave do Nordeste. Já ficou entre os oito melhores no campeonato de Kite Wave na baía de Maracaípe, atingindo a melhor manobra e melhor pontuação no maior evento de Esportes Radicais do N/NE, o Mahalo Pernambuco Summer Festival.
Já se posicionou no ranking Brasileiro de Kite Surf (wave) entre os 10 melhores do Brasil e no Ranking brasileiro de Stand up Wave entre os 20 melhores. Com os Campeonatos de Supwave e resultados feitos no estado, Carlinhos se torna o atleta com mais vitórias e mais boas colocações de Pernambuco até hoje, mas mesmo assim Carlinhos está sem patrocínio ou apoio que lhe ajude nas despesas das viagens e campeonatos pelo Brasil afora.
Alguns dos melhores Resultados de Carlinhos:
*Ficou entre os 10 melhores, representando Pernambuco no evento Petrolandia Adventure, evento nacional de Sup Race 2011.
* Vice-Campeão SupWave Gold Island 2011 
* Campeão Gold Island 2012 
* Campeão Super Surf Master Abreus 2013 
* Vice-Campeão Ciclone Bali Pernambucano de Surf 2013. 
* Campeão (Sup Fun Race) Irajá Santos 2014 
* 3º Lugar Kite Race Irajá Santos 2014 
* Vice-Campeão Kite Wave (Kite Contest Pro Paraíba). 2014 
* Campeão das 3 etapas Sup Wave Campeonato Ipojucano de Surf 2015/2016 
* Vice-Campeão PortoXtreme 2015/2016 
* 4º Colocado no evento Xterra Brasil Stand Up Race 2016
* Campeão do Rota do Mar Surf and Music Brasileiro SUP Race 2016
* Vice-Campeão do Rota do Mar and Music Brasileiro Sup Wave 2016
* 17º colocado no Campeonato Brasileiro Profissional de Stand up Paddle Race Na Bahia.
* 16º colocado no Campeonato Brasileiro Profissional de Stand up paddle Race em Ubatuba SP
* 6º colocado no evento Rei e Rainha do Mar, Stand up Race Bahia 2016
* Vice-Campeão do Maraca Storm categoria Stand Up Paddle Fun Race 2016.

Matérias no Surfguru com Carlos Chalaça:
Por Arthur Andrade

Comentários

Notícias | Mais Notícias