#tecnologia #meio ambiente #negócios 
Estados Unidos por Irene Klotz - Planet Ark

NOAA Vai Comprar Dados de Satélites de Empresas Privadas

Mais dados de satélite significarão melhor previsão do tempo (e das ondas)

A previsão das ondas poderá dar um grande passo a frente, porque a agência responsável pela previsão do tempo dos EUA, o NOAA, entrou em acordo para a compra de dados meteorológicos de empresas privadas.

A Administração Nacional de Oceano e Atmosfera (NOAA), responsável por fornecer os dados de previsão de vento oceânico, utilizados pelos servidores do Surfguru para gerar a previsão de ondas, vai gastar um pouco mais de um milhão de dólares para comprar dados meteorológicos dos operadores de satélites comerciais.


A NOAA escolheu as empresas privadas GeoOptics Inc. de Pasadena, na Califórnia e a Spire global Inc. sediada em San Francisco, para participar de um programa de testes para complementar dados de satélites meteorológicos do governo americano com alternativas fornecidas comercialmente. O contrato da GeoOptics valerá US$ 695.000, e o da Spire será de US$ 370.000.

A NOAA está se voltando para empresas privadas para testar se a agência pode melhorar as suas previsões de tempo e avisos pela inclusão de dados ambientais de satélites comerciais. A NOAA gere uma frota nacional de satélites meteorológicos civis.

"Esta é a primeira compra da NOAA de dados meteorológicos comerciais espaciais para fins de demonstração de dados", disse o porta-voz da NOAA John Leslie.

A GeoOptics e a Spire têm até 30 de abril para entregar dados para a NOAA de suas constelações de satélites. Ambas as redes de satélites detectam sistemas meteorológicos medindo as variações na forma como os sinais de rádio de GPS passam através da atmosfera, uma técnica conhecida como ocultação de rádio.

Em um comunicado, a NOAA disse que o período de experiência é "um primeiro passo necessário para considerar o uso operacional sustentado de novos dados meteorológicos comerciais."

Fonte: Planet Ark

Comentários

Galerias | Mais Galerias