#ciência #tecnologia #meio ambiente #comunidade #saúde #negócios 
Brasil por Redação Surfguru

Aplicativo engaja cidadãos na conservação das tartarugas marinhas

Lançado para mobile e tablet o aplicativo Pic4Turtle permite identificar as espécies e conecta pessoas e entidades de conservação.

Com acesso rápido através de uma interface amigável e intuitiva, você poderá a partir de agora identificar as espécies de tartaruga marinha que encontrar. O Pic4Turtle (www.pic4turtle.com) é um aplicativo que permite a qualquer pessoa enviar fotos e saber informações sobre as 8 espécies desses animais ameaçados de extinção em todo o mundo. Criado para as plataformas IOS (Apple) e Android, o app traz diversas funcionalidades e pode ser baixado gratuitamente.

“Além de registrar fotos de tartarugas, como uma forma de engajar mais aliados em torno de uma causa viva, o aplicativo permite ao cidadão encontrar unidades de conservação por proximidade. Já são 558 usuários ativos e 24 organizações de diferentes países que estão conectados à plataforma, e que já enviaram 252 fotos de 6 espécies diferentes”, informa Vinicius Leandro Soares, estudante finalista do curso de Oceanografia e colaborador da startup Pic4Turtle, que teve a iniciativa do aplicativo e segue atrás de parcerias para aprimorá-lo.

Por enquanto, em quatro meses de lançamento, o grau de acerto do sistema automático de reconhecimento das espécies por fotografias é de aproximadamente 92%, porém a identificação automática depende de uma série de fatores, como a posição da tartaruga na foto, estágio de vida do indivíduo (filhotes de diferentes espécies podem ser bem semelhantes entre si), qualidade do registro fotográfico, etc.

A geolocalização permite que o usuário navegue por todo o planeta e conheça os registros realizados por outros usuários em diversas praias do mundo. "É uma ferramenta tanto para quem já está envolvido na causa, como para quem está iniciando o contato com o mundo das tartarugas marinhas. Com uma foto, as pessoas recebem informações sobre as espécies e encaminham dados possivelmente relevantes para os pesquisadores", explica Ana Cláudia Marcondes, oceanógrafa do Projeto Tamar.

“O grande diferencial deste aplicativo é o potencial de sensibilização e educação ambiental”, diz o coordenador do Tamar no Espírito Santo, Joca Thomé. “As fotos podem ter comentários e todo mundo se comunica sobre as tartarugas marinhas, isso é muito positivo para a conservação”, afirma.

Sobre o Pic4Turtle (www.pic4turtle.com) – plataforma global utiliza os mais recentes avanços na inteligência artificial para reconhecer automaticamente espécies de tartaruga marinha através de uma foto, permite que o usuário saiba mais sobre conservação e tenha acesso a informações e curiosidades sobre as espécies, trabalhando assim na difusão da educação ambiental na sociedade.

Assessoria de Comunicação

Rafael Andaku

Tel: +55 (27) 2104-0822

E-mail: rafael@pic4turtle.com

www.facebook.com.br/pic4turtle/

Community Manager - Pic4Turtle

Vinicius Soares

Estudante de Oceanografia

Tel: +55 (27) 2104-0822

E-mail: vinicius@pic4turtle.com

ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Comentários

Galerias | Mais Galerias